"O melhor do Brasil é o brasileiro" : turismo em megaeventos esportivos (Rio 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruna Opieco, 1994-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61909
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Mendes Capraro
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spelling Pereira, Bruna Opieco, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaCapraro, André Mendes2022-07-06T15:33:45Z2022-07-06T15:33:45Z2019https://hdl.handle.net/1884/61909Orientador: Prof. Dr. André Mendes CapraroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 22/02/2019Inclui referências: p. 90-100Resumo: Partindo do princípio de que a relação entre o turismo e eventos esportivos atualmente é indissociável, a presente pesquisa se interessa em melhor perceber como ocorreu tal relação durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016) e responder se o turismo gerado em decorrência do megaevento esportivo provocou um retorno impactante, positiva ou negativamente, para o país sede. Assim sendo, os objetivos específicos são: investigar os dados quantitativos oferecidos principalmente pelos Ministérios do Esporte e do Turismo, além de analisar as interações via Twitter, sobretudo quais foram os pontos positivos e negativos salientados. A pesquisa enquadra-se como um estudo de caso, no qual foi utilizada a metodologia mista. Considerando a origem de alguns dados, foi notada a necessidade de observar a veracidade das informações, evitando um tratamento simplório. Também foi feita uma análise do megaevento a partir do uso das #olympics2016 e #olimpiadas2016 identificadas na rede social Twitter, sendo que nesse momento foi utilizado o software Nvivo e também o procedimento de análise do conteúdo. Os capítulos que compõem essa dissertação se preocuparam em explorar algumas considerações preliminares sobre os Jogos Olímpicos e o turismo, desenvolver uma compreensão dos Jogos como um megaevento, analisar dados quantitativos, assim como analisar a opinião dos envolvidos com os Jogos Olímpicos Rio 2016 por meio do Twitter. Foi possível identificar que questões como desorganização, insegurança e questionamento sobre a realização do megaevento olímpico durante o momento de crise no qual o país se encontrava se destacaram como pontos negativos, enquanto a beleza do Brasil, sobretudo da cidade do Rio de Janeiro e, principalmente, a hospitalidade do povo brasileiro, foram identificadas como pontos positivos. Além disso, a característica de país tropical apareceu como um item requisitado pelos turistas, os quais se interessam em visitar o Brasil pelas suas praias e destinos de verão e enxergaram os Jogos Olímpicos do Rio como uma oportunidade de conhecer o destino em um momento que a cidade estivesse mais bem preparada devido aos investimentos feitos para o megaevento olímpico. Palavras-chave: Megaevento. Turismo. Esporte. Jogos Olímpicos Rio 2016.Abstract: Assuming that the relationship between tourism and sports event is indissociable today, the present research is interested in better understanding how such a relationship occurred during the Rio de Janeiro Olympic Games (2016) and if the tourism generated as a result of the mega-event caused a positive or negative return to the host country. Therefore, the specific objectives are: to investigate the quantitative data offered mainly by the Ministries of Sport and Tourism, as well as to analyze the interactions via Twitter, especially those which were the positive and negative points highlighted. The research fits as a case study, for which the mixed methodology was used. Considering the origin of some data, it was noted the need to observe the veracity of the information, avoiding a simple treatment. An analysis of the mega-event was also made based on the use of #olympics2016 and #olimpiadas2016 identified on the social network Twitter, and at that time, the Nvivo software was used as well as the content analysis procedure. The chapters that compose this search were concerned with exploring some preliminary considerations about the Olympic Games and tourism, developing an understanding of the Games as a mega event, analyzing quantitative data, as well as analyzing the opinion of those involved with the Rio 2016 Olympic Games through Twitter. It was possible to identify that issues such as disorganization, insecurity and questioning about the Olympic mega-event during the crisis in which the country was stood out as negative points, while the beauty of Brazil, especially the city of Rio de Janeiro and, mainly, the hospitality of the Brazilian people, were identified as positive points. In addition, the tropical country characteristic appeared as an item requested by tourists, who are interested in visiting Brazil for its beaches and summer destinations and saw the Rio Olympic Games as an opportunity to know the destination at a time when the city was better prepared because of the investments made for the Olympic mega-event. Key-words: Mega event. Tourism. Sport. Olympic Games Rio 2016.1 recurso online : PDF.application/pdfEventos esportivosTurismo - BrasilEsportesOlimpiadasEducação Física"O melhor do Brasil é o brasileiro" : turismo em megaeventos esportivos (Rio 2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNA OPIECO PEREIRA.pdfapplication/pdf2196391https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61909/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20OPIECO%20PEREIRA.pdf3e60798acccd6b3d9c706f4b46fd0c05MD51open access1884/619092022-07-06 12:33:45.338open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61909Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-06T15:33:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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