A criança e a relação com o conhecimento : a aprendizagem histórica na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de, 1986-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66327
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
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spelling Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de, 1986-Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-04-03T15:27:50Z2020-04-03T15:27:50Z2019https://hdl.handle.net/1884/66327Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2019Inclui referências: p. 259-268Resumo: Nesse trabalho foi investigada como a questão da aprendizagem histórica de crianças da Educação Infantil vem sendo pensada no Brasil do ponto de vista científico e em artefatos da cultura escolar, representados por propostas curriculares. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi fundamentada na metodologia de Análise de Conteúdo, da pesquisadora Maria Laura P. B. Franco (2007). Com o objetivo de identificar produções acadêmicas brasileiras que abordassem a temática, foi realizado o levantamento e análise de trabalhos publicados em oito base de dados, entre eles anais de encontros científicos, base de teses e dissertações, base de artigos científicos e de periódicos. Foram também analisadas propostas curriculares voltadas à Educação Infantil, elaboradas por 14 capitais brasileiras entre os anos de 2006 e 2016. Tendo como referência o campo da Educação Histórica, e neste, as discussões realizadas no âmbito do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH-UFPR), fundamenta essa investigação a teoria do desenvolvimento da consciência histórica pela aprendizagem histórica de Jörn Rüsen (2001;2010a; 2010b; 2010c; 2012; 2014; 2015;2016), assim como trabalhos de Schmidt (2009; 2011; 2012), Cooper (2002; 2006; 2012); Sanches (2015; 2016) e Oliveira (2013). Os resultados permitem apontar que, no contexto brasileiro, a questão da aprendizagem histórica de crianças pequenas (entre 4 e 6 anos de idade) pode, por aproximações, pois não se revelam de forma pura, ser caracterizada em três grupos. O primeiro se caracteriza pela omissão de proposições intencionais que envolvem a relação com o passado e/ou a limitação a realidade imediata das crianças, compreendendo a questão da temporalidade como desenvolvimento de noções temporais limitadas ao campo do conhecimento matemático e apresentando resquícios de proposições elaboradas a partir de teorias que negavam possibilidades das crianças aprenderem na relação com o conhecimento histórico. O segundo grupo evidencia uma subvalorização dos debates concernentes a questão da temporalidade, evidenciando demandas relacionadas a aprendizagem histórica e escassez de orientações sobre os processos relacionados a ela. O terceiro permite aproximações entre recentes debates de campos de estudos da infância e do ensino de história, ampliando formas de compreender os sujeitos do universo escolar e suas experiências, também na dimensão de sua experiência histórica. Desta forma, os resultados dessa tese apontam elucidações a respeito de concepções sobre teorias da aprendizagem, criança e a relação delas com o conhecimento e especificamente com o conhecimento histórico, que fomentam a constituição de lacunas sobre a aprendizagem histórica na Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil, Aprendizagem Histórica, Propostas Curriculares.Abstract: The object of investigation in this thesis was about how the issue of historical learning of children in Early Childhood Education has been considered in Brazil from a scientific point of view and in artifacts of school culture, represented by curricular proposals. The qualitative research was based on the methodology for content analysis developed by the researcher Maria Laura P. B. Franco (2007). Aiming to identify Brazilian academic productions that approached the subject, a research and analysis of works published in eight databases was conducted, including annals of scientific meetings, theses and dissertations, scientific articles and periodicals. Curricular proposals for Early Childhood Education, prepared by 14 Brazilian capitals between the years 2006 and 2016 were also analyzed. Based on the studies of History Education and in the discussions held in Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH-UFPR), this research is based on the theory of the development of historical consciousness by the historical learning of Jörn Rüsen (2001, 2010a, 2010c, 2012, 2014, 2015, 2016), as well in the works of Schmidt (2009, 2011, 2012), Cooper (2002; 2006; 2012) Sanches (2015, 2016) and Oliveira (2013). The results allow us to point out that, in the Brazilian context, the question of the historical learning of small children (between 4 and 6 years old) can be characterized in three groups by approximations, since they do not reveal themselves in a pure form. The first is characterized by the omission of intentional propositions that involve the relation with the past and (or) the limitation of the immediate reality of children, understanding the question of temporality as the development of temporal notions limited to the field of mathematical knowledge and with remnants of propositions elaborated based on theories that denied children's possibilities to learn from the relation with historical knowledge. The second group evidences an undervaluation of the debates concerning the question of temporality, evidencing demands related to historical learning and the lack of guidelines about the processes related to it. The third allows approximations between recent debates in childhood studies and history teaching, expanding ways of understanding the individuals of the school universe and their experiences, also in the dimension of their historical experience. In this way, the results of this thesis point elucidations on conceptions about theories of learning, children and their relationship with knowledge and specifically with historical knowledge, which encourage the formation of gaps on the historical learning in kindergarten. Keywords: Early Childhood Education, Historical Learning, Curriculum.274 p. : il.application/pdfEducação infantilHistoria - Estudo e ensinoCrianças - AprendizagemEducaçãoA criança e a relação com o conhecimento : a aprendizagem histórica na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANDRESSA GARCIA PINHEIRO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf3454107https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66327/1/R%20-%20T%20-%20ANDRESSA%20GARCIA%20PINHEIRO%20DE%20OLIVEIRA.pdf7c298d4f6ab14f13170a3927c3fdb43bMD51open access1884/663272020-04-03 12:27:50.714open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66327Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-03T15:27:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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