Internacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pazello, Elizabeth
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65612
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ronald Barry Martinez
id UFPR_4d6dd89b8505df11735de9a8b119e119
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65612
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pazello, ElizabethUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasMartinez, Ron, 1968-2020-03-03T16:09:29Z2020-03-03T16:09:29Z2019https://hdl.handle.net/1884/65612Orientador: Prof. Dr. Ronald Barry MartinezTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 23/08/2019Inclui referências: p. 358-383Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Esta tese explora as percepções do conceito de internacionalização na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba (UTFPR-CT), para identificar o impacto desse conceito no modus operandi da instituição com foco no surgimento do cenário linguístico-pedagógico docente e suas características. Aplicada com uma abordagem predominantemente qualitativa, a metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo exploratório de método misto. Os dados foram gerados a partir de questionário e entrevista, cuja interpretação foi auxiliada por categorias interpretativas por meio de code scheme, axial coding e do software AntConc na explicitação de variáveis no enredamento do conceito de internacionalização na UTFPR-CT. Para sua estruturação, três movimentos organizacionais específicos foram elaborados. O primeiro é a busca de marcas semânticas incorporadas ao conceito de internacionalização em sua intersecção com dois outros construtos sociais pertinentes, nomeadamente, a globalização e a educação universitária. O segundo enfoca o reconhecimento dos impactos do processo de internacionalização no que se refere ao modus operandi da universidade em questão. Por sua vez o terceiro aborda a premência de ressignificação da episteme do cenário pedagógico na internacionalização resultante da configuração linguístico-pedagógica inerente. Em resposta aos objetivos, disponibilizou-se uma revisão de literatura nacional e internacional sobre internacionalização do ensino superior, com foco na relação entre globalização, educação universitária e interculturalidade, além de contemplar a trajetória histórico-social da universidade supracitada frente ao processo de internacionalização institucional. Com base na revisão de literatura, análise e interpretação dos dados concluiu-se que as estratégias para a internacionalização na UTFPR-CT se articulam predominantemente a partir do conceito de modelo de internacionalização passiva em torno de uma mobilidade predominantemente estudantil. Nessa razão, a percepção do conceito de internacionalização na universidade é a de um processo integrador positivo de dimensão internacional e intercultural nas funções de ensino, pesquisa e extensão da instituição no sentido de integrar a universidade ao ethos da globalização. Em vista disso, ao ser associado ao segmento de educação universitária, o conceito de internacionalização incorpora marcas semânticas de educação como serviço prestado em consonância com o modelo neoliberalista de universidade heterônoma. Ainda que o lucro não seja motivação expressiva para a internacionalização dentro da instituição, é unânime o reconhecimento do aumento de competividade em busca de notoriedade em relação a rankings internacionais e ao volume de publicação acadêmica. Os programas de aprendizagem e proficiência em língua estrangeira privilegiam a língua inglesa, o que autoriza a caracterização da UTFPR-CT como um locus de enunciação no qual há a ratificação do papel hegemônico da língua inglesa como meio de instrução em cenário de internacionalização.Com efeito, a necessidade de comando da língua inglesa e o reconhecimento da peculiaridade do cenário pedagógico do professor na internacionalização são mencionados como medulares para o sucesso das ações institucionais de internacionalização. Palavras-chave: Internacionalização. Língua inglesa. Cenário pedagógico do docente na internacionalização. Crenças docentes.Abstract: This thesis examines the way the concept of internationalization is perceived at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, henceforth UTFPR-CT (Federal University of Technology of Paraná State in Curitiba), to identify its impact on the university 's modus operandi with special attention to the emergence of a new pedagogical and linguistic field in the internationalization scenario which relates to the professor in internationalization settings. The research follows a mixed-method approach whereas data was interpreted from a qualitative perspective. Data stemmed from a questionnaire and an interview whose interpretation and analysis were aided by computer tools such as the code scheme, axial coding, and the software AntConc. Three steps were strategic to structure the research. The first one relates to the finding that semantic traits which are incorporated to the concept of internationalization to better understand its overlapping two other social constructs, namely, globalization and higher education. In turn, the second focuses the recognition of the impacts of the internationalization process as far as the university's modus operandi is concerned. The third entails the call for a resignification of the teacher's pedagogical setting to meet internationalization demands due to a peculiar pedagogical and linguistic environment under construction. In order to attain the objectives, an overall review of national and international literature on internationalization of Higher Education was carried out with special concern on globalization, university education and interculturality. Valuable information on the historical background of UTFPR-CT as well as its standing along the internationalization continuum was carefully added. Relying on the literature review, data analysis and interpretation, it was possible to conclude that UTFPR-CT strategies towards internationalization mostly reflect the outbound internationalization model. As for the institutional perception of the concept, internationalization is defined as an integrating and positive process which binds together international and intercultural fields what includes the sectors of undergraduation, graduation and research in such a way that the university becomes part of the globalization ethos. As the concept of internationalization enters the field of higher education, it incorporates the semantic trait of education as service rendered in consonance with neoliberal views, although the profit does not show as the main aim of internationalization at UTFPR-CT. In turn the increase in competitivity in search of high positions in university rankings or academic publishing is widely acknowledged. It is also a fact that fostering programs for foreign language learning and proficiency enhances the English language. Therefore, the university can be classified as a locus of enunciation where the hegemonic role of the English language as a medium of instruction is reinforced. In fact, the urge to the command of English and the emergence of a peculiar pedagogic teacher setting in internationalization processes are admitted as crucial towards success of institutional actions towards internationalization. Keywords: Internationalization. English Language. Pedagogical teaching environment in international settings. Teachers' beliefs.397 p. : il. (algumas color.).application/pdfUniversidade Tecnológica Federal do ParanáGlobalizaçãoLíngua inglesaEnsino superior - ParanáLetrasInternacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ELIZABETH PAZELLO.pdfapplication/pdf5480830https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65612/1/R%20-%20T%20-%20ELIZABETH%20PAZELLO.pdf5eb8bec44262e1f166c1ff3d91ae5e5fMD51open access1884/656122020-03-03 13:09:29.642open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65612Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-03T16:09:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Internacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberg
title Internacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberg
spellingShingle Internacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberg
Pazello, Elizabeth
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Globalização
Língua inglesa
Ensino superior - Paraná
Letras
title_short Internacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberg
title_full Internacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberg
title_fullStr Internacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberg
title_full_unstemmed Internacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberg
title_sort Internacionalização na UTFPR : da cereja do bolo às duas pontas do iceberg
author Pazello, Elizabeth
author_facet Pazello, Elizabeth
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Pazello, Elizabeth
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martinez, Ron, 1968-
contributor_str_mv Martinez, Ron, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Globalização
Língua inglesa
Ensino superior - Paraná
Letras
topic Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Globalização
Língua inglesa
Ensino superior - Paraná
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Ronald Barry Martinez
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-03T16:09:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-03T16:09:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65612
url https://hdl.handle.net/1884/65612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 397 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65612/1/R%20-%20T%20-%20ELIZABETH%20PAZELLO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5eb8bec44262e1f166c1ff3d91ae5e5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860602541375488