A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56990 |
Resumo: | Orientador: Prof. Msc. Luiz Felipe Sigwalt de Miranda |
id |
UFPR_4fd954c4e0d6917c9776fb9541bf91e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56990 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Oliveira, Marcelo Pereira de, 1981-Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioMiranda, Luiz Felipe Sigwalt de2021-06-09T10:59:56Z2021-06-09T10:59:56Z2018https://hdl.handle.net/1884/56990Orientador: Prof. Msc. Luiz Felipe Sigwalt de MirandaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioInclui referênciasResumo: No processo de formação dos profissionais de nível médio subsequente, ainda existem problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem das disciplinas relacionadas às ciências humanas. Os cursos são voltados para ambiente industrial e tecnológico e o ensino da filosofia não é contemplado nos projetos políticos pedagógico, planos de ensino, currículos, diretrizes e manuais dos cursos técnicos do Ministério de Educação e da Secretaria de Educação do Paraná. A filosofia e a sociologia são disciplinas obrigatórias no currículo do ensino médio a partir da promulgação da lei 11.684/2008. Segundo Brasil (2008, p.1) a Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio, na qual a educação profissional faz parte. Com a promulgação do PNE - Plano Nacional de Educação (2014) foram definidas 20 metas que determinam diretrizes, metas, ações e estratégias para a melhoria da educação básica. Na meta 11 ficou estabelecido que as matrículas para educação Profissional técnica, serão triplicadas na década de 20 do século XXI, saindo de 1.775.324 em 2016 para 5.224.584 milhões de matrículas até 2024. Diante desse cenário de ampliação das matriculas na educação profissional, inúmeros serão os desafios para a formação de profissionais para o mundo do trabalho com consciência e percepção de problemas filosóficos, sociológicos e questões sociais da sua realidade. A compreensão dos cenários políticos, econômicos, sociais do mundo do trabalho serão alguns dos desafios educação profissional1 arquivo (42 p.) : il.application/pdfA ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Vianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCELO PEREIRA DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1291219https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56990/1/R%20-%20E%20-%20MARCELO%20PEREIRA%20DE%20OLIVEIRA.pdf4caebf53841afebcd4838d811c744c93MD51open access1884/569902021-06-09 07:59:56.38open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56990Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-09T10:59:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana |
title |
A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana |
spellingShingle |
A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana Oliveira, Marcelo Pereira de, 1981- |
title_short |
A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana |
title_full |
A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana |
title_fullStr |
A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana |
title_full_unstemmed |
A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana |
title_sort |
A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana |
author |
Oliveira, Marcelo Pereira de, 1981- |
author_facet |
Oliveira, Marcelo Pereira de, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcelo Pereira de, 1981- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miranda, Luiz Felipe Sigwalt de |
contributor_str_mv |
Miranda, Luiz Felipe Sigwalt de |
description |
Orientador: Prof. Msc. Luiz Felipe Sigwalt de Miranda |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-09T10:59:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-09T10:59:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/56990 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/56990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (42 p.) : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56990/1/R%20-%20E%20-%20MARCELO%20PEREIRA%20DE%20OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4caebf53841afebcd4838d811c744c93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860293003837440 |