O ENADE e os documentos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novossate, Suzele
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/24895
Resumo: Resumo: A presente pesquisa é parte de um projeto maior intitulado “Articulação entre a avaliação do desempenho acadêmico (ENADE) e as licenciaturas da UFPR: enfoque em Ciências Biológicas, Educação Física, Física e Matemática”, em desenvolvimento por alguns pesquisadores da Universidade Federal do Paraná. Desde a promulgação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), várias medidas têm sido tomadas em nível federal no sentido de direcionar o sistema educacional brasileiro, dentre elas: os parâmetros curriculares nacionais, as diretrizes para a formação de professores da educação básica, as diretrizes para os cursos de graduação, os sistemas avaliativos. Tais medidas centram-se em princípios comuns, como a articulação entre teoria e prática e as competências e habilidades que os alunos devem adquirir. O ENADE tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, é uma ferramenta para diagnosticar competências e habilidades adquiridas ao longo de um ciclo de escolarização superior. Esta pesquisa está assentada no tripé: competências privilegiadas no ENADE 2005 aplicado aos cursos de ciências biológicas; competências descritas nos documentos curriculares; relação teoria-prática na formação de professores. Assim, o objetivo é analisar o conteúdo presente nas questões do ENADE 2005 aplicado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e relacioná-lo aos documentos curriculares que embasam esse curso para o estabelecimento das competências que têm sido privilegiadas na formação de professores de biologia. Para isso analisamos as questões da prova do ENADE, as diretrizes para formação de professores e para os cursos de ciências biológicas e o projeto pedagógico deste curso da UFPR. Procuramos fazer uma análise de conteúdo desses documentos curriculares principalmente no que diz respeito às competências e habilidades descritas e também a concepção a respeito da relação teoria-prática. Como resultados observamos nas questões do ENADE duas grandes categorias: conhecimento (específico, histórico, de causalidade, da prática docente, de atualidades) e interpretação (de texto e de gráficos), além de intima vinculação com as competências da portaria que guia essa avaliação. No entanto há pouca relação com os outros documentos analisados. Concluímos que apesar dos vários documentos curriculares destacarem a importância de não dissociar conhecimentos pedagógicos dos conhecimentos específicos, percebemos que o ENADE não tem privilegiado tal relação.
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