Privatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Claudine César de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30584
Resumo: Orientador : Clóvis L. Machado-da-Silva
id UFPR_50b4f1c6c421062b7a00e48464d9a712
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30584
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Andrade, Claudine César deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais AplicadasSilva, Clovis Luiz Machado da2022-06-15T20:09:46Z2022-06-15T20:09:46Z2002https://hdl.handle.net/1884/30584Orientador : Clóvis L. Machado-da-SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais AplicadasResumo: O objetivo da presente pesquisa foi verificar o efeito da privatização na identidade organizacional da Telepar Brasil Telecom no período de 1996 a 2000. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso. A população estudada envolve integrantes dos grupos dirigentes. Os dados foram obtidos por meio da análise de documentos, observação participante assistemática e entrevistas semi-estruturadas. O tratamento dos dados foi efetuado de forma descritiva, orientado por técnica qualitativas, utilizando-se para este fim a análise de conteúdo e a análise documental. A identidade organizacional foi verificada por meio da identificação dos valores e crenças compartilhados pelos membros dos grupos em estudo, no período anterior à privatização (1996-1998) e no período posterior à privatização (1998-2000). A identidade organizacional foi delineada a partir da análise de algumas dimensões consideradas como centrais, distintivas e duradouras, previamente selecionadas. A mudança, por sua vez, foi observada através da identificação da privatização efetivada em julho de 1998 e das alterações ocorridas em consequência desta a partir deste período. Os resultados revelados pela análise permitiram apontar que houve uma alteração significativa da identidade organizacional da Telepar Brasil Telecom. Novas interpretações das crenças e valores emergem na empresa, alguns aspectos deixam de ser considerados como crenças e valores e outros surgem na organização. O entendimento compartilhado de competitividade e foco no cliente passou a ter um significado mais forte após a privatização e a importância desses valores para a organização ficou evidente diante de um ambiente competitivo. A qualidade e a orientação estratégica deixaram de ser consideradas como valores após a privatização, observou-se uma conotação de obrigatoriedade e não mais de preferência. A proatividade surgiu como um novo valor após o evento da privatização, acompanhando as alterações ambientais a que passou a ser exposta a organização. Com a mudança de empresa estatal para empresa privada e com a reestruturação, a Telepar teve alterações em suas regras gerais, bem como no contexto ambiental. Diante disso, a percepção do sentido das ações dos membros organizacionais passou por modificações: o significado da missão, da visão, dos objetivos, das estratégias, dos valores e do posicionamento social foi alterado; a intensidade e a ênfase na caracterização desses componentes da identidade organizacional configuraram-se diferentemente, ou seja, surgiram novas concepções quando comparados o período anterior à privatização e o posterior. Assim foi possível concluir que, sob a influência de mudança externa - a privatização -, a identidade organizacional da Telepar Brasil Telecom foi reformulada, no entanto algumas características organizacionais não sofreram alterações, entre elas se destaca a crença na ética dos membros organizacionais e da organização como um todo.Abstract: The objective of this research was to verify the effect of privatization in the organizational identity of Telepar Brasil Telecom, during the period from 1996 to 2000. The method applied for this research is case study. The population studied involved members of management groups. Data was obtained through document analysis, non systematic participant observation and semi structured interviews. The treatment of data was effected descriptively, guided by qualitative techniques, using contents analysis and document analysis. Organizational identity was investigated through identification of values and beliefs shared by the group members under study, during the period prior to privatization (1996-1998) and during the period after privatization (1998-2000). The organizational identity was outlined based on the analysis of certain dimensions considered as being central, distinctive and enduring, previously selected. The change, in turn, was observed through the identification of privatization carried out in July 1998 and the alterations which occurred as a consequence of this from this time. The results of the analysis showed that there had been a significant alteration to the organizational identity of Telepar Brasil Telecom. New interpretations of the company's beliefs and values appeared, some aspects ceased to be considered as beliefs and values while others appeared in the organization. The shared understanding of competitiveness and customer focus took on a stronger significance after privatization and the importance of these values for the organization became evident in the face of a competitive environment. Quality and strategic guidance were no longer considered as values after privatization, they took on the sense of being an obligation and no longer a preference. Proactivity appeared as a new value after the act of privatization, accompanying the environmental changes which were exposed to the organization. With the change of a state company to a private company and with the restructuring, Telepar suffered changes to its general rules, as well as in an environmental context. Owing to this, the organizational members' perception underwent changes: the significance of the mission, vision, objectives, strategies, values and social positioning were altered; the intensity and the emphasis on the characterization of these organizational identity components has a different configuration, i.e., new concepts appeared when compared to the period prior to and after privatization. Thus it was possible to conclude that, under the influence of outside change - privatization -, the organizational identity of Telepar Brasil Telecom was reformulated, however there were some organizational characteristics which did not undergo changes, and what stands out among these is the belief in ethics of the organizational members as well as the organization as a whole.166f.application/pdfDisponível em formato digital.PrivatizaçãoPrivatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLAUDINE CESAR DE ANDRADE.pdfapplication/pdf1924538https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30584/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDINE%20CESAR%20DE%20ANDRADE.pdf39079a20c03ff53343f399c3a8737573MD51open accessTEXTR - D - CLAUDINE CESAR DE ANDRADE.pdf.txtExtracted Texttext/plain400969https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30584/2/R%20-%20D%20-%20CLAUDINE%20CESAR%20DE%20ANDRADE.pdf.txtdbedb0165f259b565937cb3b7e81a8a1MD52open accessTHUMBNAILR - D - CLAUDINE CESAR DE ANDRADE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30584/3/R%20-%20D%20-%20CLAUDINE%20CESAR%20DE%20ANDRADE.pdf.jpg313f7ba5d58f221cd5957fd01f16e770MD53open access1884/305842022-06-15 17:09:46.902open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30584Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-15T20:09:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Privatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecom
title Privatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecom
spellingShingle Privatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecom
Andrade, Claudine César de
Privatização
title_short Privatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecom
title_full Privatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecom
title_fullStr Privatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecom
title_full_unstemmed Privatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecom
title_sort Privatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecom
author Andrade, Claudine César de
author_facet Andrade, Claudine César de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Claudine César de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Clovis Luiz Machado da
contributor_str_mv Silva, Clovis Luiz Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Privatização
topic Privatização
description Orientador : Clóvis L. Machado-da-Silva
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-15T20:09:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-15T20:09:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/30584
url https://hdl.handle.net/1884/30584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 166f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30584/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDINE%20CESAR%20DE%20ANDRADE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30584/2/R%20-%20D%20-%20CLAUDINE%20CESAR%20DE%20ANDRADE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30584/3/R%20-%20D%20-%20CLAUDINE%20CESAR%20DE%20ANDRADE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39079a20c03ff53343f399c3a8737573
dbedb0165f259b565937cb3b7e81a8a1
313f7ba5d58f221cd5957fd01f16e770
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860241012293632