Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25539 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas |
id |
UFPR_50e02a1ae25e9c1c143dda5135b80b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25539 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Weiland, Renate Lizana, 1962-Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-31T12:07:10Z2020-07-31T12:07:10Z2010https://hdl.handle.net/1884/25539Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de FreitasTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/11/2010Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa discorre sobre as relações entre projetos comunitários e música na perspectiva da psicologia social comunitária e educação musical. A temática de estudo versa sobre a atuação dos profissionais que trabalham com música em projetos comunitários. Foram investigadas as concepções e formas de atuação que esses profissionais têm em relação aos projetos comunitários, sua formação musical e profissional; os tipos de contratação profissional, como foi sua inserção nestes cenários e como percebem o seu trabalho; as dificuldades e os resultados de seu trabalho. A pesquisa é de caráter qualitativo, com uma parte bibliográfica e outra exploratória. O instrumento utilizado para coleta de dados em campo foi a entrevista individual com roteiro estruturado. Os entrevistados foram cinco professores que atuam em projetos sociais comunitários na região central e periférica de Curitiba. Os resultados foram agrupados em três eixos e mostram dados sobre os projetos e suas especificidades; sobre os profissionais da área de música que atuam em projetos comunitários, sua formação, suas concepções, suas dificuldades; e as relações entre música e comunidade na ótica dos profissionais entrevistados. Esta revela que os professores voltam-se mais para a música enquanto foco central de sua atuação e neste aspecto sugere-se que se direcione o olhar com maior ênfase à comunidade. Discute-se a contribuição da música nos projetos comunitários a partir da visão dos entrevistados e da revisão de literatura sobre o tema, advertindo-se, porém contra uma visão salvacionista da música. Também se discute a formação do profissional da área musical e as relações entre universidade e comunidade. As contribuições apontam no sentido de que se aprofunde um diálogo entre as áreas de Psicologia Social Comunitária e Educação Musical, seja em grupos de pesquisa, grupos de discussão entre profissionais atuantes, formação nos cursos de graduação e parcerias entre instituições presentes nestas áreas. Assim espera-se fortalecer os profissionais da área musical para enfrentarem as complexidades encontradas em suas atuações nos projetos comunitários.Abstract: This research deals with relations between community projects and music from the perspective of social community psychology and musical education. The study theme focuses on the performance of professionals that work with music in community projects. Forms of performance and conceptions that professionals related to music have were investigated in relation to community projects, their musical and professional education, as well as their insertion into these scenarios and the manner in which they perceive their work, and what are the difficulties and results achieved by their work. The research is qualitative in character, with a documental portion and an exploratory portion. The method employed to collect field data was an individual interview with a structured script. The interviewees are five teachers that work with community social projects in the central and peripheral regions of Curitiba. The results where grouped into three axis and present data on the projects and their specificities, on the music-related professionals that work in community projects, their academic background, their conceptions and difficulties, and the relations between music and community from the point of view of the teachers interviewed. It reveals that the teachers turn to music as the central aspect of their work and, in this sense, a suggestion is made that emphasis should shift to the community. The contribution of music in community projects is discussed from the point of view of the interviewees and the bibliographical material available on the subject, advising against a Salvationist view of music. The academic formation of the music professional is also discussed along with the relationship between the university and the community. The contributions point in the direction of a need for a more significant dialogue between the areas of Social Community Psychology and Musical Education, be it in research groups, discussion groups constituted by working professionals, education in undergraduate courses and partnerships between institutions active in these areas. These dialogues are intended looking to equip professionals in the area of musical education to deal with the complexities encountered in their work in community projects.111 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTesesMúsica - Projetos comunitarios - Curitiba (PR)Músicos - FormaçãoPsicologia social - EducaçãoEducaçãoRelações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRenate Weiland Tese.pdfapplication/pdf958312https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/1/Renate%20Weiland%20Tese.pdf68ecec2775f90c210ccb1ad415966468MD51open accessTEXTRenate Weiland Tese.pdf.txtExtracted Texttext/plain233329https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/2/Renate%20Weiland%20Tese.pdf.txt2020aba6a62f76edb75e7f75e3fd3239MD52open accessTHUMBNAILRenate Weiland Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/3/Renate%20Weiland%20Tese.pdf.jpgcb23dc057365dfc328fdca7e51d8fd9bMD53open access1884/255392020-07-31 09:07:10.311open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25539Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-31T12:07:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação |
title |
Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação |
spellingShingle |
Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação Weiland, Renate Lizana, 1962- Teses Música - Projetos comunitarios - Curitiba (PR) Músicos - Formação Psicologia social - Educação Educação |
title_short |
Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação |
title_full |
Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação |
title_fullStr |
Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação |
title_full_unstemmed |
Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação |
title_sort |
Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação |
author |
Weiland, Renate Lizana, 1962- |
author_facet |
Weiland, Renate Lizana, 1962- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weiland, Renate Lizana, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Música - Projetos comunitarios - Curitiba (PR) Músicos - Formação Psicologia social - Educação Educação |
topic |
Teses Música - Projetos comunitarios - Curitiba (PR) Músicos - Formação Psicologia social - Educação Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-31T12:07:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-31T12:07:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/25539 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/25539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/1/Renate%20Weiland%20Tese.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/2/Renate%20Weiland%20Tese.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/3/Renate%20Weiland%20Tese.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68ecec2775f90c210ccb1ad415966468 2020aba6a62f76edb75e7f75e3fd3239 cb23dc057365dfc328fdca7e51d8fd9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860759964090368 |