Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/6184
Resumo: Orientador: José Carlos Cifuentes Vasquez
id UFPR_526a00add21a9c0fba0918bfbf040fac
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6184
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCifuentes, José Carlos, 1954-Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins2022-11-21T18:13:31Z2022-11-21T18:13:31Z2005https://hdl.handle.net/1884/6184Orientador: José Carlos Cifuentes VasquezDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografiaResumo: A presente dissertação tem por objetivo realizar um estudo sobre o conceito da transversalidade na prática pedagógica do futuro professor de matemática. Para isso, visando favorecer o entendimento do assunto, buscou-se esclarecimento de como se deu a construção desse conceito no contexto da reforma educacional espanhola. Também foi realizada uma reflexão sobre a proposta dos PCNs para o trabalho com os temas transversais no ambiente escolar e sobre a atual formação do futuro professor de matemática e alguns aspectos dessa formação considerados deficientes, e de como seria possível propiciar na Licenciatura em Matemática uma formação na e para a transversalidade. Este procedimento foi embasado em estudos realizados por educadores espanhóis que vêm se dedicando ao estudo da transversalidade e da aplicabilidade educacional da mesma em seu país após sua última reforma educacional. Por fim, baseadas na experiência profissional e na vivência social da própria mestranda, foram postuladas propostas para fazer com que a transversalidade aconteça na formação inicial do professor de Matemática visando torná-la uma prática natural, um sentimento interiorizado no trabalho diário do futuro professor de Matemática.Abstract: This present dissertation has as objective to accomplish the study about the concept of transversality on the pedagogical practice, about the future Mathematics teacher. For this purpose this paper study aims to promote the understanding of the subject, the explanation was investigated on how the building of this concept came about in the Spanish education modification concept. A consideration about PCNs purpose was also done o the school environment and about the new future Mathematics teachers formation, and some aspects of this formation that are considered insufficient, and how it would be possible to conciliate the licentiateship in Mathematics a formation in the and for the transversality. This procedure was based on studies done by Spanish teachers that are being dedicated to the transversality and applicability educatal studies, the same way as in their countries, after its last educational changes. At least based on the professional and social experience of the master, they were applicated purposes to make the tranversality to happen the initial Mathematics teacher's formation, aiming to turn it into a natural practice, an interiorized feeling in the daily work of the Mathematics future teacher.ix, 81 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematicaProfessores - FormaçãoRedação acadêmicaEducaçãoTransversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertaçãoUFPR_Sirlene_.pdfapplication/pdf545713https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdfc5f9e2c25ce4ad2994f247a02a9f4065MD51open accessTEXTDissertaçãoUFPR_Sirlene_.pdf.txtExtracted Texttext/plain142308https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf.txta362620914b95dcb3cd95929d415946aMD52open accessTHUMBNAILDissertaçãoUFPR_Sirlene_.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1398https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf.jpga8a9c971f48fb4ebe77e92cf66010076MD53open access1884/61842022-11-21 15:13:31.881open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-21T18:13:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
title Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
spellingShingle Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Professores - Formação
Redação acadêmica
Educação
title_short Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
title_full Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
title_fullStr Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
title_full_unstemmed Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
title_sort Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
author Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins
author_facet Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cifuentes, José Carlos, 1954-
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins
contributor_str_mv Cifuentes, José Carlos, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Professores - Formação
Redação acadêmica
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Professores - Formação
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: José Carlos Cifuentes Vasquez
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-21T18:13:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-21T18:13:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/6184
url https://hdl.handle.net/1884/6184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 81 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5f9e2c25ce4ad2994f247a02a9f4065
a362620914b95dcb3cd95929d415946a
a8a9c971f48fb4ebe77e92cf66010076
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898705069146112