Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/6184 |
Resumo: | Orientador: José Carlos Cifuentes Vasquez |
id |
UFPR_526a00add21a9c0fba0918bfbf040fac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6184 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCifuentes, José Carlos, 1954-Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins2022-11-21T18:13:31Z2022-11-21T18:13:31Z2005https://hdl.handle.net/1884/6184Orientador: José Carlos Cifuentes VasquezDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografiaResumo: A presente dissertação tem por objetivo realizar um estudo sobre o conceito da transversalidade na prática pedagógica do futuro professor de matemática. Para isso, visando favorecer o entendimento do assunto, buscou-se esclarecimento de como se deu a construção desse conceito no contexto da reforma educacional espanhola. Também foi realizada uma reflexão sobre a proposta dos PCNs para o trabalho com os temas transversais no ambiente escolar e sobre a atual formação do futuro professor de matemática e alguns aspectos dessa formação considerados deficientes, e de como seria possível propiciar na Licenciatura em Matemática uma formação na e para a transversalidade. Este procedimento foi embasado em estudos realizados por educadores espanhóis que vêm se dedicando ao estudo da transversalidade e da aplicabilidade educacional da mesma em seu país após sua última reforma educacional. Por fim, baseadas na experiência profissional e na vivência social da própria mestranda, foram postuladas propostas para fazer com que a transversalidade aconteça na formação inicial do professor de Matemática visando torná-la uma prática natural, um sentimento interiorizado no trabalho diário do futuro professor de Matemática.Abstract: This present dissertation has as objective to accomplish the study about the concept of transversality on the pedagogical practice, about the future Mathematics teacher. For this purpose this paper study aims to promote the understanding of the subject, the explanation was investigated on how the building of this concept came about in the Spanish education modification concept. A consideration about PCNs purpose was also done o the school environment and about the new future Mathematics teachers formation, and some aspects of this formation that are considered insufficient, and how it would be possible to conciliate the licentiateship in Mathematics a formation in the and for the transversality. This procedure was based on studies done by Spanish teachers that are being dedicated to the transversality and applicability educatal studies, the same way as in their countries, after its last educational changes. At least based on the professional and social experience of the master, they were applicated purposes to make the tranversality to happen the initial Mathematics teacher's formation, aiming to turn it into a natural practice, an interiorized feeling in the daily work of the Mathematics future teacher.ix, 81 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematicaProfessores - FormaçãoRedação acadêmicaEducaçãoTransversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertaçãoUFPR_Sirlene_.pdfapplication/pdf545713https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdfc5f9e2c25ce4ad2994f247a02a9f4065MD51open accessTEXTDissertaçãoUFPR_Sirlene_.pdf.txtExtracted Texttext/plain142308https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf.txta362620914b95dcb3cd95929d415946aMD52open accessTHUMBNAILDissertaçãoUFPR_Sirlene_.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1398https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf.jpga8a9c971f48fb4ebe77e92cf66010076MD53open access1884/61842022-11-21 15:13:31.881open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-21T18:13:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática |
title |
Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática |
spellingShingle |
Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Professores - Formação Redação acadêmica Educação |
title_short |
Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática |
title_full |
Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática |
title_fullStr |
Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática |
title_sort |
Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática |
author |
Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins |
author_facet |
Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cifuentes, José Carlos, 1954- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestini, Sirlene Aparecida Matos Martins |
contributor_str_mv |
Cifuentes, José Carlos, 1954- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Professores - Formação Redação acadêmica Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Professores - Formação Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: José Carlos Cifuentes Vasquez |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-21T18:13:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-21T18:13:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/6184 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/6184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ix, 81 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6184/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5f9e2c25ce4ad2994f247a02a9f4065 a362620914b95dcb3cd95929d415946a a8a9c971f48fb4ebe77e92cf66010076 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898705069146112 |