A mídia e percepção de risco dos pais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/34724 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª Alessandra Sant'Anna Bianchi |
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Hartmann, JulianaBianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia2020-06-16T14:47:54Z2020-06-16T14:47:54Z2013https://hdl.handle.net/1884/34724Orientadora: Profª. Drª Alessandra Sant'Anna BianchiDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia. Defesa: Curitiba, 23/08/2013Inclui bibliografiaÁrea de concentração: PsicologiaResumo: As crianças são os participantes mais frágeis do sistema viário, uma vez que necessitam de cuidados mais rigorosos e específicos. É de extrema importância para a segurança da criança que seus responsáveis tenham conhecimento dos riscos a que os infantes estão sujeitos em cada fase do desenvolvimento, não sendo diferente e nem menos importante quando trata-se de segurança no trânsito. Existem diversas fontes promotoras de percepção de risco, para as crianças a principal fonte é o adulto responsável pela sua educação emocional e cognitiva. Este estudo se propôs a investigar as informações divulgadas através da mídia que podem contribuir na construção da percepção de risco de pais e, consequentemente, na redução de comportamento de risco em relação a segurança infantil no trânsito. Foram realizados dois estudos, o primeiro investigou o conteúdo, relacionado ao tema trânsito, nas notícias veiculadas no jornal impresso mais popular do estado do Paraná, no ano de 2012. O segundo analisou as campanhas educativas sobre segurança no trânsito desenvolvidas pelo governo federal no mesmo ano. Foram analisados 1288 artigos do jornal e 10 campanhas. Concluiu-se que o foco do Jornal Gazeta do Povo, tanto na publicação de matérias, quanto na divulgação da opinião do leitor sobre o tema Trânsito, está direcionado aos facilitadores e empecilhos físicos do fluxo de automóveis e da mobilidade humana. Verificou-se também que a metade das campanhas divulgadas não possuem objetivo nem público alvo determinados e o conteúdo das informações eram genéricos, aumentando a possibilidade da mensagem não provocar a mudança de comportamento esperada. As campanhas promovidas pelo governo federal não foram divulgadas nas notícias ou comentadas por leitores nos artigos analisados do jornal. Estudos sobre o impacto das campanhas na percepção de risco dos pais são necessários para melhorar a qualidade das campanhas e contribuir para o aumento da segurança das crianças no trânsito.Abstract: Children are the most vulnerable participants in the transportation system, since they require more stringent and specific care. It is very important for the safety of the child that their parents are aware of the risks to which infants are subject at each stage of development, it is not different and no less important when it is about traffic safety. There are several promoters sources of risk perception, for the children, the main source is the adult responsible for their emotional and cognitive education. This study aims to investigate the information disseminated through the media that can contribute to the construction of the parent's risk perception, hence, in reducing risk behavior related to child safety in traffic. Two studies were developed, the first investigated the content related to the theme traffic, the news reported in the most popular print newspaper of the state of Paraná, in the year 2012. The second examined the educational campaigns on traffic safety developed by the federal government in the same year. 1288 newspaper articles were analyzed and 10 campaigns. It was concluded that the focus of the Jornal Gazeta do Povo, both, in published articles, and in the reader's view on the topic Traffic is directed to the physical barriers and facilitators of the car's flow and human mobility. It was also disclosed that half of the campaigns have no goal or target audience and content of certain information was generic, increasing the chance of the message not cause the expected behavior change. The campaigns promoted by the federal government was not published in news or commented on by readers of the newspaper articles analyzed. Studies on the impact of campaigns on parent's risk perception are needed to improve the quality of campaigns and contribute to increasing the children's traffic safety.71 f : il., [algumas color.], tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesSegurança no trânsito e criançasJornaisMidia (Publicidade)PsicologiaA mídia e percepção de risco dos paisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANA HARTMANN.pdfapplication/pdf3814734https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34724/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20HARTMANN.pdf591b623dd1947c68b51dea7ec5d68593MD51open accessTEXTR - D - JULIANA HARTMANN.pdf.txtExtracted Texttext/plain106035https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34724/2/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20HARTMANN.pdf.txt2c7df5687b86a51730053e84250cff4dMD52open accessTHUMBNAILR - D - JULIANA HARTMANN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34724/3/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20HARTMANN.pdf.jpgc73d719c2e2f864b93f0cf4b4c8f7aa3MD53open access1884/347242020-06-16 11:47:54.196open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34724Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-16T14:47:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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