Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Vinícius, 1986-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64254
Resumo: Orientador: Dr. Marcos Alexandre dos Santos Ferraz
id UFPR_531277cd083b9c5142a481d5a3a6721e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64254
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Prado, Vinícius, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFerraz, Marcos, 1971-2019-12-13T13:34:57Z2019-12-13T13:34:57Z2018https://hdl.handle.net/1884/64254Orientador: Dr. Marcos Alexandre dos Santos FerrazDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/12/2019Inclui referências: p. 101-105Resumo: A presente dissertação busca compreender como os funcionários de escola se constituem como um sujeito coletivo e se coloca na disputa política, interferindo nas decisões do Estado no que diz respeito às Políticas Educacionais. Parte-se da compreensão de que os funcionários de escola são fruto da ampliação e complexificação do espaço escolar, pois tais movimentos tanto massificaram a presença dos funcionários de escola como delimitaram uma maior especificidade a respeito de suas atividades. Assim, à luz dos conceitos de Política e Polícia (RANCIÈRE, 1996), em diálogo com os debates sobre classe e identidade (SADER, 1988 e THOMPSON, 1987) buscamos compreender o processo de construção da identidade dos funcionários de escola enquanto categoria, sua aproximação com os professores, se organizando enquanto ramo de atividade, e finalmente como a partir desta construção eles são reconhecidos como trabalhadores em educação e passam a influenciar o Estado na disputa pelas Políticas Educacionais. Neste percurso, utilizamos como fontes o Jornal "30 de Agosto", publicação oficial da APPSindicato, além da documentação do extinto SINTE-PR, sindicato que representava os funcionários de escola e veio a se fundir com a APP-Sindicato em 1997. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Funcionários de Escola. Sindicalismo. Sujeito Coletivo.Abstract: The present dissertation tries to understand how the school employees are constituted as a collective subject and places itself in the political dispute, interfering in the decisions of the State with respect to Educational Policies. It begins with the realization that school employees are the result of the expansion and complexity of the school space, since such movements have both massified the presence of school officials and delimited a greater specificity regarding their activities. Thus, the light of the Political and Police context (RANCIÈRE, 1996), dialogue with class and identity debates (SADER, 1988 and THOMPSON, 1987) sought to understand the process of constructing the iden- tity of school func- tionaries as a category, the teachers, organizing themselves as field of activity, and finally how from these construction they are recognized as workers in education and begin to influence the State in the dispute for Educational Policies. In this course, we will use as sources the "30 de Agosto" newspaper, official publication of APP-Sindicato, in addition to the documentation of SINTE-PR, a syndicate that represented school employees and merged with APP-Sindicato in 1997 Key-words: Educational Policies. School Employees. Syndicalism. Collective Subject.105 p.application/pdfEducação e EstadoSindicalismoTrabalhadores - EducaçãoEducaçãoFuncionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VINICIUS PRADO ALVES.pdfapplication/pdf23697021https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64254/1/R%20-%20D%20-%20VINICIUS%20PRADO%20ALVES.pdf9c3936f574a42f57298fd9b543155648MD51open access1884/642542019-12-13 10:34:57.297open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64254Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T13:34:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
title Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
spellingShingle Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
Prado, Vinícius, 1986-
Educação e Estado
Sindicalismo
Trabalhadores - Educação
Educação
title_short Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
title_full Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
title_fullStr Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
title_full_unstemmed Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
title_sort Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
author Prado, Vinícius, 1986-
author_facet Prado, Vinícius, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Vinícius, 1986-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferraz, Marcos, 1971-
contributor_str_mv Ferraz, Marcos, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Sindicalismo
Trabalhadores - Educação
Educação
topic Educação e Estado
Sindicalismo
Trabalhadores - Educação
Educação
description Orientador: Dr. Marcos Alexandre dos Santos Ferraz
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-13T13:34:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-13T13:34:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64254
url https://hdl.handle.net/1884/64254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64254/1/R%20-%20D%20-%20VINICIUS%20PRADO%20ALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c3936f574a42f57298fd9b543155648
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860770707800064