Políticas sobre florestas protetoras no MERCOSUL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/7701 |
Resumo: | O presente estudo identificou, de forma comparada, as políticas dos países do MERCOSUL relacionadas às florestas protetoras na Bacia do Prata. As análises destas políticas consideraram as realidades físicas e bióticas das montanhas andinas ao planalto central brasileiro, passando pelas planícies dos chaco, regiões pantaneiras e serras sulinas, bem como aspectos do antropismo influentes sobre aquelas formações protetoras e elementos por elas protegidos. Dentre estes, as águas, vistas como patrimônio de valor inestimável, capaz de afastar deste Continente o espectro da escassez que ronda centenas de regiões planetárias. As análises enfocaram a legislação ambiental do bloco do MERCOSUL e a própria estruturação deste, no tocante às questões ambientais. Também levantou a tipologia das áreas protegidas dos países que abrigam a Bacia do Prata. As conclusões destes estudos indicaram que não há homogeneidade nos tipos, objetivos e funções das áreas protegidas entre os países do Bloco do MERCOSUL (o que também ocorre dentro dos próprios territórios nacionais); que não existe harmonia nas legislações ambientais nacionais, relativas à questão ambiental em foco, a saber, sobre as florestas protetoras. Assim, enfatizaram a ausência de direcionamentos legais adequados às questões ambientais desta região continental, mormente pela unicidade hidrográfica, cujos usos de volume significativo de águas (e ecossistemas associados) em territórios de montante, repercutem sobre o potencial de aproveitamentos destes recursos nas importantes economias de jusante, logo, ensejando justas demandas internacionais. Em suma, verificou-se que, apesar a importância política, ambiental e econômica desta questão, as Políticas sobre as Florestas Protetoras, são débeis, não são adequadamente expressas, francamente mortiças na sua aplicação. Ao final há algumas recomendações depreendidas das análises. Estes estudos consideraram a constituição do bloco do MERCOSUL como se apresentava em 2005, a saber, pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. |
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Muller, Arnaldo CarlosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia FlorestalHosokawa, R. T. (Roberto Tuyoshi), 1945-2013-06-03T15:28:18Z2013-06-03T15:28:18Z2013-06-03http://hdl.handle.net/1884/7701O presente estudo identificou, de forma comparada, as políticas dos países do MERCOSUL relacionadas às florestas protetoras na Bacia do Prata. As análises destas políticas consideraram as realidades físicas e bióticas das montanhas andinas ao planalto central brasileiro, passando pelas planícies dos chaco, regiões pantaneiras e serras sulinas, bem como aspectos do antropismo influentes sobre aquelas formações protetoras e elementos por elas protegidos. Dentre estes, as águas, vistas como patrimônio de valor inestimável, capaz de afastar deste Continente o espectro da escassez que ronda centenas de regiões planetárias. As análises enfocaram a legislação ambiental do bloco do MERCOSUL e a própria estruturação deste, no tocante às questões ambientais. Também levantou a tipologia das áreas protegidas dos países que abrigam a Bacia do Prata. As conclusões destes estudos indicaram que não há homogeneidade nos tipos, objetivos e funções das áreas protegidas entre os países do Bloco do MERCOSUL (o que também ocorre dentro dos próprios territórios nacionais); que não existe harmonia nas legislações ambientais nacionais, relativas à questão ambiental em foco, a saber, sobre as florestas protetoras. Assim, enfatizaram a ausência de direcionamentos legais adequados às questões ambientais desta região continental, mormente pela unicidade hidrográfica, cujos usos de volume significativo de águas (e ecossistemas associados) em territórios de montante, repercutem sobre o potencial de aproveitamentos destes recursos nas importantes economias de jusante, logo, ensejando justas demandas internacionais. Em suma, verificou-se que, apesar a importância política, ambiental e econômica desta questão, as Políticas sobre as Florestas Protetoras, são débeis, não são adequadamente expressas, francamente mortiças na sua aplicação. Ao final há algumas recomendações depreendidas das análises. Estes estudos consideraram a constituição do bloco do MERCOSUL como se apresentava em 2005, a saber, pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.application/pdfPolitica florestalFlorestas - Conservação - Paises do MercosulPolitica ambiental - Paises do MercosulTesesPrata, Rio da, Bacia (Argentina e Uruguai)Políticas sobre florestas protetoras no MERCOSULinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTESE POLITICAS FLORESTAS PROTETORAS NO MERCOSUL.pdfapplication/pdf1542585https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7701/1/TESE%20POLITICAS%20FLORESTAS%20PROTETORAS%20NO%20MERCOSUL.pdfdc2cdff8a50347b0f05a7538b9f76f06MD51open accessTEXTTESE POLITICAS FLORESTAS PROTETORAS NO MERCOSUL.pdf.txtTESE POLITICAS FLORESTAS PROTETORAS NO MERCOSUL.pdf.txtExtracted Texttext/plain422609https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7701/2/TESE%20POLITICAS%20FLORESTAS%20PROTETORAS%20NO%20MERCOSUL.pdf.txtbb48f895257d2d7b1b6e0ca0a010aeb0MD52open accessTHUMBNAILTESE POLITICAS FLORESTAS PROTETORAS NO MERCOSUL.pdf.jpgTESE POLITICAS FLORESTAS PROTETORAS NO MERCOSUL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1538https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7701/3/TESE%20POLITICAS%20FLORESTAS%20PROTETORAS%20NO%20MERCOSUL.pdf.jpgd0e1f39b95dfc56b60b0e5bba2920176MD53open access1884/77012016-04-08 03:57:06.924open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/7701Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:57:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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