Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68588 |
Resumo: | Orientadora : Ana Paula de Castro |
id |
UFPR_545af4ff97d46b665f01a512550e1c99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68588 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Kava, VeronicaCastro, Ana Paula deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar2021-01-21T18:39:43Z2021-01-21T18:39:43Z2010https://hdl.handle.net/1884/68588Orientadora : Ana Paula de CastroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão EscolarResumo: O presente trabalho trata-se de um estudo sobre as dificuldades que interferem na aprendizagem do aluno que trabalha e estuda à noite no Colégio Estadual Professora Joana Torres Pereira. Nesse contexto, foram discutidas diversas questões como: a) trabalho cansativo; b) Fatores econômicos, sociais e psicológicos; c) defasagem na aprendizagem; d) falta de tempo para estudar; e) evasão e repetência. Para tanto, a construção da problemática foi feita através da elaboração de um questionário com doze perguntas respondidas pelos 85 alunos do colégio. De posse desses resultados, pode-se fazer uma análise e chegar à conclusão de que as dificuldades que interferem nos estudos desses jovens são muitas e variadas. Ao verificar que todos os alunos do noturno trabalham durante o dia, verifica-se que o tempo disponível para estudar é muito pouco ou quase nada. O cansaço acumulado pelo dia de trabalho exaustivo atrapalha a concentração, dificultando o aprendizado dos conteúdos, levando a maioria a desistir no meio do percurso letivo por acreditar que não são capazes de aprender e conquistar resultados mais significativos nas avaliações.18 f. : il., grafs.application/pdfTrabalhadores - EducaçãoEscolas noturnasEvasão escolarRepetenciaAluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - VERONICA KAVA.pdfapplication/pdf515525https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68588/1/E%20-%20VERONICA%20KAVA.pdf95c361b28e8c38c40f4d4da1a2e6d0d0MD51open access1884/685882021-01-21 15:39:43.833open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68588Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-21T18:39:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas |
title |
Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas |
spellingShingle |
Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas Kava, Veronica Trabalhadores - Educação Escolas noturnas Evasão escolar Repetencia |
title_short |
Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas |
title_full |
Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas |
title_fullStr |
Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas |
title_full_unstemmed |
Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas |
title_sort |
Aluno trabalhador : dificuldade a serem enfrentadas |
author |
Kava, Veronica |
author_facet |
Kava, Veronica |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Castro, Ana Paula de Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kava, Veronica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalhadores - Educação Escolas noturnas Evasão escolar Repetencia |
topic |
Trabalhadores - Educação Escolas noturnas Evasão escolar Repetencia |
description |
Orientadora : Ana Paula de Castro |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-21T18:39:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-21T18:39:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68588 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 f. : il., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68588/1/E%20-%20VERONICA%20KAVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95c361b28e8c38c40f4d4da1a2e6d0d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898739815809024 |