O sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando, Ramos João Sacaia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83469
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Demian Castro
id UFPR_54861c1817f685fd5a70dd9b51534f6a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83469
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas PúblicasCastro, Demian, 1956-Fernando, Ramos João Sacaia2023-09-19T18:55:42Z2023-09-19T18:55:42Z2023https://hdl.handle.net/1884/83469Orientador: Prof. Dr. Demian CastroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 05/04/2023Inclui referências: p. 128-139Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo as políticas públicas de educação em Angola, com foco no subsistema de ensino superior, com a premissa de analisar e entender como é formulada e aplicada a política de acesso ao ensino superior público em Angola com base na legislação interna, normas do Ministério da Educação (MED) e Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) no período de 2014-2018. Trata-se de um estudo de caso onde são observados os fatores que contribuem com as barreiras de acesso ao ensino superior público na Universidade Agostinho Neto, situada em Luanda, capital da República de Angola. O estudo tem como ponto de partida a análise das políticas governamentais do setor da educação, com o objetivo de formular hipóteses que contribuam para a diminuição dos déficits de acesso ao ensino superior. Neste sentido, busca-se caracterizar, a partir de dados estatísticos divulgados pelo MED, pelo MESCTI e instituições correlatas, o processo de acesso ao subsistema de ensino superior, as principais normas que regem o Ensino Superior, a partir de alguns fundamentos teóricos e metodológicos (qualitativa) aplicados na educação em Angola no que tange ao ES. Para a construção e desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela metodologia qualitativa-exploratória. A metodologia em questão nos permitiu observar e analisar os dados estatísticos, documentos públicos, artigos, jornais, revistas, dissertações, teses e livros usados como fontes do nosso objeto de estudo e instrumento de pesquisa. Os resultados sugerem que a política pública de acesso ao ensino superior em Angola, nomeadamente na Universidade Agostinho Neto, não atende à demanda dos candidatos, apesar da política adotada pelo governo na implementação de programas de incentivo na esfera da educação, visto que este fato se acarreta desde o surgimento do Ensino Superior em Angola até 2023.Abstract: This dissertation has as object of study the public policies of education in Angola, focusing on the higher education subsystem, with the premise of analyzing and understanding how the policy of access to public higher education in Angola is formulated and applied based on domestic legislation, norms of the Ministry of Education (MED) and Ministry of Higher Education, Science, Technology and Innovation (MESCTI in the period 2014-2018. This is a case study where we observe the factors that contribute to the barriers of access to public higher education at the Agostinho Neto University, located in Luanda, capital of the Republic of Angola. The starting point is the analysis of government policies in the education sector, with the objective of formulating hypotheses that contribute to the reduction of access deficits to higher education. In this sense, we seek to characterize from statistical data released by the MED and the MESCTI and related institutions the process of access to higher education subsystem, the main rules governing higher education, from some theoretical and methodological foundations (qualitative) applied in education in Angola with regard to the ES. For the construction and development of this research, we opted for the qualitative-exploratory methodology. This methodology allowed us to observe and analyze the statistical data, public documents, articles, newspapers, magazines, dissertations, theses, and books used as sources of our object of study and research instrument. The results suggest that the public policy of access to higher education in Angola, namely at the Agostinho Neto University, does not meet the demand of applicants, despite the policy adopted by the government in the implementation of incentive programs in the sphere of education, since this fact has been incurred since the emergence of Higher Education in Angola until 2023.1 recurso online : PDF.application/pdfPolítica públicaEducação e EstadoEnsino superiorPolíticas PúblicasO sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAMOS JOAO SACAIA FERNANDO.pdfapplication/pdf3001426https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83469/1/R%20-%20D%20-%20RAMOS%20JOAO%20SACAIA%20FERNANDO.pdfa86441f6f7c543de46d331e3b8831dc4MD51open access1884/834692023-09-19 15:55:42.848open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83469Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-09-19T18:55:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018
title O sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018
spellingShingle O sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018
Fernando, Ramos João Sacaia
Política pública
Educação e Estado
Ensino superior
Políticas Públicas
title_short O sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018
title_full O sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018
title_fullStr O sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018
title_full_unstemmed O sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018
title_sort O sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018
author Fernando, Ramos João Sacaia
author_facet Fernando, Ramos João Sacaia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Demian, 1956-
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando, Ramos João Sacaia
contributor_str_mv Castro, Demian, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Política pública
Educação e Estado
Ensino superior
Políticas Públicas
topic Política pública
Educação e Estado
Ensino superior
Políticas Públicas
description Orientador: Prof. Dr. Demian Castro
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-19T18:55:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-19T18:55:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83469
url https://hdl.handle.net/1884/83469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83469/1/R%20-%20D%20-%20RAMOS%20JOAO%20SACAIA%20FERNANDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a86441f6f7c543de46d331e3b8831dc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860807213973505