Dificuldades e perspectivas dos estudantes de ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná segundo o perfil socioeducacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panucci Filho, Laurindo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/22974
Resumo: Orientadora : Ademir Clemente
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spelling Clemente, Ademir, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em ContabilidadePanucci Filho, Laurindo2023-03-21T14:48:39Z2023-03-21T14:48:39Z2010https://hdl.handle.net/1884/22974Orientadora : Ademir ClementeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 2010Bibliografia: fls. 111-119Área de concentração : Contabilidade e finançasResumo: Este estudo tem como foco principal estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná - UFPR, buscando compreender, por meio de ampla pesquisa, três momentos no decurso de suas vidas. O primeiro deles trata dos aspectos existenciais antes do ingresso na universidade, e se dá pelo delineamento do perfil socioeducacional dos estudantes. Fase em que a formação do indivíduo esteve sujeita às influências decorrentes do conjunto formado pela renda da família e pela formação educacional e ocupacional dos pais, remetendo o indivíduo ao ambiente acadêmico composto pelas outras duas fases. A da formação e definição profissional exigidas pelo mercado de trabalho, permeada pela ênfase nas dificuldades percebidas, decorrentes da formação socioeducacional do estudante e da metodologia adotada no processo de ensino e assimilação do conhecimento durante o curso. E a fase das perspectivas profissionais do estudante, delineadas em conjunto com o perfil socioeducacional, durante sua formação como indivíduo, e a manutenção ou não dessas perspectivas durante o período da universidade. O trabalho tem como objetivo geral identificar, por meio de evidências estatísticas, se os diferentes perfis socioeducacionais exercem influência sobre as dificuldades percebidas e as perspectivas profissionais dos estudantes de Ciências Contábeis da UFPR. Como objetivos específicos, procura delinear os perfis socioeducacionais dos estudantes; compor o quadro das principais dificuldades percebidas por eles; levantar as perspectivas profissionais dos estudantes; investigar estatisticamente se os perfis ocioeducacionais influenciam as dificuldades percebidas; e investigar estatisticamente se os perfis socioeducacionais influenciam nas perspectivas profissionais. Na revisão da literatura, o estudo resgata o ensino de contabilidade no Brasil e na UFPR, evidenciando as transformações no processo de ensino até a consolidação atual da profissão no país, os aspectos socioeducacionais relativos ao estudante de contabilidade e as pectativas em relação ao curso, o estudante de contabilidade no contexto educacional, parte em que se investiga o processo de ensino e a expectativa dos estudantes no curso, e as perspectivas profissionais no âmbito da contabilidade. Trata-se de estudo descritivo, por meio de levantamento e com auxílio da estatística descritiva, c 2 (qui-quadrado), Análise de Clusters e Análise Discriminante, identificou que existem dois grupos com perfis distintos entre os estudantes de Ciências Contábeis nas turmas investigadas. Estes grupos foram denominados de Grupo Ascensão, uma vez que estes estudantes reúnem características dos estratos sociais inferiores e movimentam-se gradativamente para estratos superiores, e Grupo Manutenção, que reúne características dos estratos sociais com características mais elevados e procura manter-se nesta categoria. As evidências a que chegou o estudo permitem concluir que os grupos têm dificuldades percebidas e perspectivas profissionais distintas entre si.Abstract: This study focuses on primary students of the Accounting Sciences Course from the UFPR, getting to known through spacious research tree moments in the course of their lives. The first one deals with the existential aspects before the entry in University, and it’s given by the design given by the design of socioeducational profile of students. Phase in wich the individual formation was subject to influences of set formed by the income of the family and by the education and occupational formation of the parents and refer the individual to the academic environment composed of other two phases. The formation and rofessional definition demanded by the work market, permeated by the emphasis in the difficulties that were perceived, resulting from the socioeducational formation of the student and the methodology adopted in the process of teaching and assimilation of the knowledge during the course. And the ph se of the professional perspective of the student in conjunction with the socioeducational profile, during its formation as an individual, and the maintenance or not of these professional perspectives during the university period. The aim of the study is identify by statistical evidence if the different socioeducational influences the difficulties and the carrer of the Accounting students from UFPR. As specific objectives thy to delineate they socioeducational of the students; to compose the pictures of the main difficulties of them, raising the professional perspective; statistically investigate if the profiles of socioeducational influence the noticed difficulties, and investigate statistically if the socioeducational profiles influence on the carrer perspectives. In the review of literature, the study rescues the teaching of accounting in Brazil and in UFPR showing the transformation in the teaching process to the current consolidation of the profession in the country, the socieducational aspects related to an accounting student and the expectations about the course, the accounting student in the education context, what investigates the process of teaching and the students expectations in the course, and the professional perspectives in the context of accounting. By the discipline study thought lifting and descriptive statistic help, c 2 (Chi-square), Analysis of Clusters and Discrimination Analysis, identify that there are two groups with different profiles between the accounting sciences students in the investigated groups were denominated Ascension Groups, as soon as these students join characteristics own to the inferior social strata and they are moved gradually for superior strata, and Maintenance Group, wich it brings together characteristics own to the elevated social strata, and it tries to be maintained in this category. The evidences that the study reached allow to conclude that the groups have noticed difficulties and professional perspectives different between themselves.126f. : il., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesContabilidade - Estudo e ensinoContabilidade - EstudantesCiências ContábeisDificuldades e perspectivas dos estudantes de ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná segundo o perfil socioeducacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_LAURINDO_PANUCCI_FILHO.pdfapplication/pdf1856177https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22974/1/Dissertacao_LAURINDO_PANUCCI_FILHO.pdfbd428956b9e341b91665c57484f97c2dMD51open accessTEXTDissertacao_LAURINDO_PANUCCI_FILHO.pdf.txtExtracted Texttext/plain275671https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22974/2/Dissertacao_LAURINDO_PANUCCI_FILHO.pdf.txt270087e23a5b4fcb50b144de444430f8MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_LAURINDO_PANUCCI_FILHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22974/3/Dissertacao_LAURINDO_PANUCCI_FILHO.pdf.jpg7e155e0ed51f8257771dbb9a4cd3e113MD53open access1884/229742023-03-21 11:48:40.07open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/22974Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-03-21T14:48:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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