Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lomba, Marcella
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69182
Resumo: Orientador: Prof. Aguinaldo dos Santos, PhD
id UFPR_55454ca0724061c76e944d277f63764f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69182
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lomba, MarcellaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignSantos, Aguinaldo dos, 1970-2021-01-06T17:21:34Z2021-01-06T17:21:34Z2020https://hdl.handle.net/1884/69182Orientador: Prof. Aguinaldo dos Santos, PhDAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 28/02/2020Inclui referências: p. 173-185Resumo: Dentre as mudanças contemporâneas no setor de alimentos está a crescente demanda por parte dos consumidores por maior controle, compreensão e participação nas decisões e práticas associadas à alimentação e ao alimento. Novas tecnologias têm ampliado as possibilidades de instrumentalizar a ampliação do nível de transparência de tais práticas. Transparência é uma dos princípios para o consumo sustentável, dado que é necessário a plena comunicação das práticas sociais, ambientais e econômicas para possibilitar decisões efetivamente conscientes e o aumento da confiança do consumidor no alimento (WOGNUM et al., 2011; SCHIEFER, REICHE, DEITERS, 2014). Este contexto demanda contribuições no âmbito da pesquisa para auxiliar as empresas do setor de alimentação a compreender estratégias, métodos e ferramentas para ampliação da transparência em seus serviços, com vistas á promoção do desenvolvimento sustentável (SCHIFFERSTEIN, 2016). Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo para auxiliar o processo de Design no diagnóstico da transparência em serviços digitais, de forma a apoiar padrões mais sustentáveis no consumo de alimentos. Para alcançar este objetivo a pesquisa utilizou como método principal a Design Science de forma integrada à Revisão Bibliográfica, Estudo de Casos Múltiplos e Pesquisa Etnográfica. Dentre os resultados principais destaca-se a proposição de um Modelo de Transparência em Serviços Digitais, que pode ser utilizado tanto no diagnóstico da transparência de um serviço já existente, quanto na proposição de melhorias ao longo do projeto de design de serviço, em vista de torná-lo mais transparente. Palavras-Chave: Transparência, Alimentação, Design para o Comportamento Sustentável, Design de Serviços DigitaisAbstract: Among the contemporary changes in the food sector is the growing demand on the part of consumers for greater control, understanding and participation in the decisions and practices associated with food and food. New technologies have expanded the possibilities of providing instruments to increase the level of transparency of such practices. Transparency is one of the principles for sustainable consumption, as it is necessary to fully communicate social, environmental and economic practices to enable effectively conscious decisions and to increase consumer confidence in food (WOGNUM et al., 2011; SCHIEFER, REICHE, DEITERS, 2014). This context demands contributions in the scope of the research to help companies in the food sector to understand strategies, methods and tools to increase transparency in their services, with a view to promoting sustainable development (SCHIFFERSTEIN, 2016). In this sense, this research aims to propose a model to assist the Design process oriented to the diagnosis of transparency in digital services, in order to support more sustainable standards in food consumption. To achieve this goal, the research used Design Science as an integrated method to the Bibliographic Review, Multiple Case Study and Ethnographic Research. Among the main results, the proposition of a Transparency Model in Digital Services stands out, which can be used both in the diagnosis of the transparency of an existing service, and in the proposition of improvements throughout the service design project, in view of make it more transparent. Keywords: Transparency, Food, Design for Sustainable Behavior, Digital Service Design209 p. : il. (algumas color.).application/pdfAlimentos - ConsumoModelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELLA LOMBA NICASTRO.pdfapplication/pdf19565772https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69182/1/R%20-%20D%20-%20MARCELLA%20LOMBA%20NICASTRO.pdff6f95e1b539dccfbae2bb1c39c50f437MD51open access1884/691822021-01-06 14:21:34.223open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-06T17:21:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
title Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
spellingShingle Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
Lomba, Marcella
Alimentos - Consumo
title_short Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
title_full Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
title_fullStr Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
title_full_unstemmed Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
title_sort Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
author Lomba, Marcella
author_facet Lomba, Marcella
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Lomba, Marcella
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Aguinaldo dos, 1970-
contributor_str_mv Santos, Aguinaldo dos, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentos - Consumo
topic Alimentos - Consumo
description Orientador: Prof. Aguinaldo dos Santos, PhD
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T17:21:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-06T17:21:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69182
url https://hdl.handle.net/1884/69182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69182/1/R%20-%20D%20-%20MARCELLA%20LOMBA%20NICASTRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f6f95e1b539dccfbae2bb1c39c50f437
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898818292285440