A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grande, Anderson
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54434
Resumo: Orientador: Anderson Grande
id UFPR_5577059b2500c0cb1455b11592f7e855
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54434
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Grande, AndersonUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do CampoHamermüller, Douglas Ortiz2022-04-28T18:39:52Z2022-04-28T18:39:52Z2011https://hdl.handle.net/1884/54434Orientador: Anderson GrandeMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do CampoInclui referênciasResumo: Trata-se de uma ação docente teórica, com o objetivo de conscientizar os alunos com relação à necessidade de preservar a água potável e do consumo de água tratada, tendo em vista que este é um problema mundial que se agrava a cada ano, principalmente no campo. O desenvolvimento deste trabalho procurou passar para os alunos que, apesar do planeta ser em sua grande maioria formado por água, apenas uma pequena parte é viável ao consumo, além dos problemas que podemos ter em consumir água sem tratamento. O trabalho foi realizado em duas escolas do campo, nos municípios de Laranjal e Santa Maria do Oeste, Paraná, onde é freqüente a falta de água e não se tem água tratada, pois a água consumida é oriunda de minas ou poços. No contexto escolar, verifica-se que pouca coisa é feita para que se mude esse quadro, mesmo as escolas sendo periodicamente afetadas pela falta de água, e não possuindo água tratada. A necessidade de um trabalho periódico nas escolas para conscientização dos alunos, onde eles possam ser orientados da importância do tema e da urgência de se tomar atitudes a respeito, tendo em vista que no campo o problema é mais grave. É a partir da conscientização e da ação coletiva que isso será possível.1 recurso online (13 p.) : PDF.application/pdfÁgua potável - ContaminaçãoAgua - PreservaçãoEducação ambientalRacionamentoA importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANDERSON GRANDE.pdfapplication/pdf431186https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54434/1/R%20-%20E%20-%20ANDERSON%20GRANDE.pdfcdfe834f82077b3157d90141a9a1c076MD51open access1884/544342022-04-28 15:39:52.345open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54434Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-28T18:39:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?
title A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?
spellingShingle A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?
Grande, Anderson
Água potável - Contaminação
Agua - Preservação
Educação ambiental
Racionamento
title_short A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?
title_full A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?
title_fullStr A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?
title_full_unstemmed A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?
title_sort A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?
author Grande, Anderson
author_facet Grande, Anderson
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo
dc.contributor.author.fl_str_mv Grande, Anderson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hamermüller, Douglas Ortiz
contributor_str_mv Hamermüller, Douglas Ortiz
dc.subject.por.fl_str_mv Água potável - Contaminação
Agua - Preservação
Educação ambiental
Racionamento
topic Água potável - Contaminação
Agua - Preservação
Educação ambiental
Racionamento
description Orientador: Anderson Grande
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-28T18:39:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-28T18:39:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54434
url https://hdl.handle.net/1884/54434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (13 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54434/1/R%20-%20E%20-%20ANDERSON%20GRANDE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cdfe834f82077b3157d90141a9a1c076
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898791327105024