A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54434 |
Resumo: | Orientador: Anderson Grande |
id |
UFPR_5577059b2500c0cb1455b11592f7e855 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54434 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Grande, AndersonUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do CampoHamermüller, Douglas Ortiz2022-04-28T18:39:52Z2022-04-28T18:39:52Z2011https://hdl.handle.net/1884/54434Orientador: Anderson GrandeMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do CampoInclui referênciasResumo: Trata-se de uma ação docente teórica, com o objetivo de conscientizar os alunos com relação à necessidade de preservar a água potável e do consumo de água tratada, tendo em vista que este é um problema mundial que se agrava a cada ano, principalmente no campo. O desenvolvimento deste trabalho procurou passar para os alunos que, apesar do planeta ser em sua grande maioria formado por água, apenas uma pequena parte é viável ao consumo, além dos problemas que podemos ter em consumir água sem tratamento. O trabalho foi realizado em duas escolas do campo, nos municípios de Laranjal e Santa Maria do Oeste, Paraná, onde é freqüente a falta de água e não se tem água tratada, pois a água consumida é oriunda de minas ou poços. No contexto escolar, verifica-se que pouca coisa é feita para que se mude esse quadro, mesmo as escolas sendo periodicamente afetadas pela falta de água, e não possuindo água tratada. A necessidade de um trabalho periódico nas escolas para conscientização dos alunos, onde eles possam ser orientados da importância do tema e da urgência de se tomar atitudes a respeito, tendo em vista que no campo o problema é mais grave. É a partir da conscientização e da ação coletiva que isso será possível.1 recurso online (13 p.) : PDF.application/pdfÁgua potável - ContaminaçãoAgua - PreservaçãoEducação ambientalRacionamentoA importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANDERSON GRANDE.pdfapplication/pdf431186https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54434/1/R%20-%20E%20-%20ANDERSON%20GRANDE.pdfcdfe834f82077b3157d90141a9a1c076MD51open access1884/544342022-04-28 15:39:52.345open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54434Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-28T18:39:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares? |
title |
A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares? |
spellingShingle |
A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares? Grande, Anderson Água potável - Contaminação Agua - Preservação Educação ambiental Racionamento |
title_short |
A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares? |
title_full |
A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares? |
title_fullStr |
A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares? |
title_full_unstemmed |
A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares? |
title_sort |
A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares? |
author |
Grande, Anderson |
author_facet |
Grande, Anderson |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grande, Anderson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hamermüller, Douglas Ortiz |
contributor_str_mv |
Hamermüller, Douglas Ortiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Água potável - Contaminação Agua - Preservação Educação ambiental Racionamento |
topic |
Água potável - Contaminação Agua - Preservação Educação ambiental Racionamento |
description |
Orientador: Anderson Grande |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-28T18:39:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-28T18:39:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54434 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (13 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54434/1/R%20-%20E%20-%20ANDERSON%20GRANDE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cdfe834f82077b3157d90141a9a1c076 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898791327105024 |