A importância do afeto na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68497 |
Resumo: | Orientadora : Gabriela Schneider |
id |
UFPR_560e3a7eabb99d1161ed23524d7bbd68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68497 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Donaire, Vera Lúcia CasaquiSchneider, Gabriela, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar2021-01-22T12:13:35Z2021-01-22T12:13:35Z2010https://hdl.handle.net/1884/68497Orientadora : Gabriela SchneiderMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão EscolarResumo: Objetivando destacar a importância do afeto no desenvolvimento do ser humano, suas implicações nas variações do comportamento e seu resultado no processo educacional, elaborou-se esse trabalho. O desenvolvimento deste, baseou-se em pesquisas bibliográficas, textos e pesquisas de campo em escolas de ensino regular que oferecem a educação infantil. Há evidências de que sentimentos negativos diminuem a auto-estima e com isso levará danos ao desenvolvimento emocional e cognitivo. Ao longo da pesquisa foi-se investigando e checando informações, avaliando e trabalhando atividades de aspectos emocionais, sociais e pedagógicos sempre fundamentados na afetividade. Durante o trabalho observou-se que pessoas com prática emocional bem desenvolvida tem mais probabilidade de se sentirem satisfeitas e de serem eficientes em suas vidas. As que não conseguem exercer nenhum controle sobre sua vida emocional travam batalhas internas que incapacitam a concentração no processo escolar. Os resultados indicam que a criação, desde cedo, de um ambiente familiar de aceitação, respeito e apoio acaba por produzir uma melhora na auto-estima da criança que passa a sentir-se amada, o que, consequentemente, vai possibilitar o início da vivência de um processo de socialização.[25 f.].application/pdfEducação de criançasAfeto (Psicologia)A importância do afeto na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - VERA LUCIA CASAQUI DONAIRE.pdfapplication/pdf236404https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68497/1/E%20-%20VERA%20LUCIA%20CASAQUI%20DONAIRE.pdf877ce7065ea0d9eb938a0c709efea773MD51open access1884/684972021-01-22 09:13:35.501open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68497Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-22T12:13:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do afeto na educação infantil |
title |
A importância do afeto na educação infantil |
spellingShingle |
A importância do afeto na educação infantil Donaire, Vera Lúcia Casaqui Educação de crianças Afeto (Psicologia) |
title_short |
A importância do afeto na educação infantil |
title_full |
A importância do afeto na educação infantil |
title_fullStr |
A importância do afeto na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância do afeto na educação infantil |
title_sort |
A importância do afeto na educação infantil |
author |
Donaire, Vera Lúcia Casaqui |
author_facet |
Donaire, Vera Lúcia Casaqui |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Schneider, Gabriela, 1986- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Donaire, Vera Lúcia Casaqui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de crianças Afeto (Psicologia) |
topic |
Educação de crianças Afeto (Psicologia) |
description |
Orientadora : Gabriela Schneider |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-22T12:13:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-22T12:13:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68497 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
[25 f.]. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68497/1/E%20-%20VERA%20LUCIA%20CASAQUI%20DONAIRE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
877ce7065ea0d9eb938a0c709efea773 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860367119286272 |