Avaliação clínica por enfermeiros : desenvolvimento de e-book

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laryssa Sampaio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81089
Resumo: Orientadora: Dra. Mitzy Tannia Reichembach Danski
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em SaúdeDanski, Mitzy Tannia Reichembach, 1965-Silva, Laryssa Sampaio2024-02-20T10:17:08Z2024-02-20T10:17:08Z2022https://hdl.handle.net/1884/81089Orientadora: Dra. Mitzy Tannia Reichembach DanskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde. Defesa : Curitiba, 19/12/2022Inclui referências: p. 51-55Resumo: A pesquisa trata da criação de e-book para subsidiar a avaliação clínica realizada por enfermeiros a pacientes hospitalizados. A tecnologia desenvolvida contempla estrutura teórica, pautada em evidências científicas e no conteúdo, já validado, da série de aplicativos móveis, AVALIA TIS. Como método, seguiram-se os moldes da pesquisa metodológica, desenvolvida em duas fases: (I) exploratória que constituiu três etapas: revisão de literatura, desenvolvimento e aplicação de questionário a enfermeiros da prática assistencial; (II): criação do e-book, com seis etapas: definição do conteúdo; definição do editor de texto; seleção de imagens e produção vídeos; editoração do e-book; revisão do e-book; e edição final e-book. Como resultado, obteve-se e-book intitulado AVALIA TIS: avaliação clínica por enfermeiros, que aborda os principais conceitos da primeira etapa do processo de enfermagem e contém orientações para a prática destes profissionais. Esta tecnologia serve como ferramenta para educação em serviço de média complexidade, desenvolvida com apoio de outras áreas do conhecimento para o design, produção de vídeo e editoração de texto. A característica inovatória se pauta no conteúdo estruturado com informações e conhecimentos da avaliação clínica específica do enfermeiro centrada em subsídios para o cuidado e processo de enfermagem, com a inclusão de vídeos educativos, imagens referentes às manobras propedêuticas, instrumentos e escalas utilizados na avaliação. De abrangência nacional, tem impacto científico, social e na educação, com contribuição de novos conhecimentos para a área de enfermagem, assistência baseada em evidências, educação em serviço e formação de profissionais de enfermagem.Abstract: The study focuses on the development of an e-book to assist nurses in their clinical assessments of hospitalized patients. The technologies developed includes a theoretical framework based on empirical data and the already verified content of the AVALIA TIS series of mobile applications. The methodological research was used as a method, and it was developed in two stages: (I) exploratory in three stages: literature review, development, and application of a questionnaire to nurses in care practice; II) development of the e-book, with six stages: content definition; text editor definition; images selection and video production; editing of the e-book; e-book review; and final e-book edition. As a result, an e-book entitled "AVALIA TIS: Avaliação clínica por enfermeiros" was obtained, which addresses the main concepts of the first stage of the nursing process and includes guidelines for these professionals' practice. This technology is a medium-complexity in-service education resource developed with the assistance of other areas of knowledge for design, video production, and text publishing. The innovative characteristic is that the content is organized with information and knowledge of the specific clinical evaluation of nurses centered on subsidies for nursing care and process, with the inclusion of educational videos, and images referring to propaedeutic maneuvers, instruments, and scales used in the evaluation. It has a national impact and affects science, society, and education through the inclusion of new knowledge to the nursing field, evidence-based care, in-service training, and nursing professional development.1 recurso online : PDF.application/pdfTecnologia digitalExame fisicoAnamneseCuidados de enfermagem - PlanejamentoEnfermagemAvaliação clínica por enfermeiros : desenvolvimento de e-bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LARYSSA SAMPAIO SILVA.pdfapplication/pdf5050264https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81089/1/R%20-%20D%20-%20LARYSSA%20SAMPAIO%20SILVA.pdf46f591e987e356d47e556461f8102e72MD51open access1884/810892024-02-20 07:17:08.625open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81089Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-20T10:17:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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