"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/86612 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Pedro Ramos Dolabela Chagas |
id |
UFPR_56a9f550682e4bdee8f8817f9194d437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/86612 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasChagas, Pedro DolabelaTeider, Felipe2024-02-21T20:23:08Z2024-02-21T20:23:08Z2023https://hdl.handle.net/1884/86612Orientador: Prof. Dr. Pedro Ramos Dolabela ChagasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 07/12/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos literáriosResumo: O presente trabalho apresenta uma análise da obra O que é arte? (1898) do autor russo Liev Tolstói, e tem como objetivo compreender as influências determinantes para a concepção de arte verdadeira na chamada "segunda fase" de Tolstói. Para tal intento, em um primeiro momento serão exploradas duas visões estéticas definidas e criticadas pelo autor: uma relacionada ao prazer e à subjetividade, e a segunda à perfeição externa e ao místico. Autores representativos de cada corrente, como Baumgarten, Kant, Schelling e Hegel, são mencionados para ilustrar suas abordagens. No segundo momento, serão apresentadas as influências que moldaram a concepção de arte verdadeira de Tolstói, desde suas crises pessoais e religiosas até sua proximidade com o primitivismo rousseauniano e as influências do contexto sociopolítico da Rússia no século XIX e início do XX. O último momento versará, em primeira análise, sobre aquilo que não constitui a arte verdadeira e, em seguida, sobre os elementos cruciais para a caracterização da arte verdadeira, a saber, a transmissão e o contágio de sentimentos e o tema da consciência religiosa. Ainda nesse momento, o tolstoísmo será apontado como movimento prático e religioso para efetivar essa arte, considerada como uma arte do futuro. Por fim, a crítica de Tolstói à obra de Shakespeare é citada como um exemplo da contraposição entre arte verdadeira e arte forjada, e, também, será discutido o paradoxo que permeia sua vida e crítica estética.Abstract: This work presents an analysis of the work "What Is Art?" (1898) by the Russian author Leo Tolstoy, with the aim of understanding the determining influences for the conception of true art in Tolstoy's so-called "second phase." To achieve this goal, two aesthetic views defined and criticized by the author will be explored in the first instance: one related to pleasure and subjectivity, and the second to external perfection and the mystical. Representative authors of each school, such as Baumgarten, Kant, Schelling, and Hegel, are mentioned to illustrate their approaches. In the second part, the influences that shaped Tolstoy's conception of true art will be presented, ranging from his personal and religious crises to his proximity to Rousseauian primitivism and the influences of the socio-political context in 19th and early 20th-century Russia. The final part will initially focus on what does not constitute true art and then on the crucial elements for the characterization of true art, namely the transmission and contagion of feelings and the theme of religious consciousness. In this section, Tolstoyism will be identified as a practical and religious movement to realize this art, considered as an art of the future. Finally, Tolstoy's critique of Shakespeare's work is cited as an example of the opposition between true and forged art, and the paradox that permeates his life and aesthetic critique will also be discussed.1 recurso online : PDF.application/pdfTolstoi, Leão, graf, 1828-1910Arte - FilosofiaArte e religiãoEstéticaLetras"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FELIPE TEIDER DE GODOI.pdfapplication/pdf1818817https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86612/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20TEIDER%20DE%20GODOI.pdf6ad9f46baf4b74a02b5270d72ea48b23MD51open access1884/866122024-02-21 17:23:08.161open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86612Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-21T20:23:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira |
title |
"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira |
spellingShingle |
"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira Teider, Felipe Tolstoi, Leão, graf, 1828-1910 Arte - Filosofia Arte e religião Estética Letras |
title_short |
"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira |
title_full |
"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira |
title_fullStr |
"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira |
title_full_unstemmed |
"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira |
title_sort |
"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira |
author |
Teider, Felipe |
author_facet |
Teider, Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chagas, Pedro Dolabela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teider, Felipe |
contributor_str_mv |
Chagas, Pedro Dolabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tolstoi, Leão, graf, 1828-1910 Arte - Filosofia Arte e religião Estética Letras |
topic |
Tolstoi, Leão, graf, 1828-1910 Arte - Filosofia Arte e religião Estética Letras |
description |
Orientador: Prof. Dr. Pedro Ramos Dolabela Chagas |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-21T20:23:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-21T20:23:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/86612 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/86612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86612/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20TEIDER%20DE%20GODOI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ad9f46baf4b74a02b5270d72ea48b23 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898789650432000 |