"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teider, Felipe
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86612
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Pedro Ramos Dolabela Chagas
id UFPR_56a9f550682e4bdee8f8817f9194d437
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/86612
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasChagas, Pedro DolabelaTeider, Felipe2024-02-21T20:23:08Z2024-02-21T20:23:08Z2023https://hdl.handle.net/1884/86612Orientador: Prof. Dr. Pedro Ramos Dolabela ChagasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 07/12/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos literáriosResumo: O presente trabalho apresenta uma análise da obra O que é arte? (1898) do autor russo Liev Tolstói, e tem como objetivo compreender as influências determinantes para a concepção de arte verdadeira na chamada "segunda fase" de Tolstói. Para tal intento, em um primeiro momento serão exploradas duas visões estéticas definidas e criticadas pelo autor: uma relacionada ao prazer e à subjetividade, e a segunda à perfeição externa e ao místico. Autores representativos de cada corrente, como Baumgarten, Kant, Schelling e Hegel, são mencionados para ilustrar suas abordagens. No segundo momento, serão apresentadas as influências que moldaram a concepção de arte verdadeira de Tolstói, desde suas crises pessoais e religiosas até sua proximidade com o primitivismo rousseauniano e as influências do contexto sociopolítico da Rússia no século XIX e início do XX. O último momento versará, em primeira análise, sobre aquilo que não constitui a arte verdadeira e, em seguida, sobre os elementos cruciais para a caracterização da arte verdadeira, a saber, a transmissão e o contágio de sentimentos e o tema da consciência religiosa. Ainda nesse momento, o tolstoísmo será apontado como movimento prático e religioso para efetivar essa arte, considerada como uma arte do futuro. Por fim, a crítica de Tolstói à obra de Shakespeare é citada como um exemplo da contraposição entre arte verdadeira e arte forjada, e, também, será discutido o paradoxo que permeia sua vida e crítica estética.Abstract: This work presents an analysis of the work "What Is Art?" (1898) by the Russian author Leo Tolstoy, with the aim of understanding the determining influences for the conception of true art in Tolstoy's so-called "second phase." To achieve this goal, two aesthetic views defined and criticized by the author will be explored in the first instance: one related to pleasure and subjectivity, and the second to external perfection and the mystical. Representative authors of each school, such as Baumgarten, Kant, Schelling, and Hegel, are mentioned to illustrate their approaches. In the second part, the influences that shaped Tolstoy's conception of true art will be presented, ranging from his personal and religious crises to his proximity to Rousseauian primitivism and the influences of the socio-political context in 19th and early 20th-century Russia. The final part will initially focus on what does not constitute true art and then on the crucial elements for the characterization of true art, namely the transmission and contagion of feelings and the theme of religious consciousness. In this section, Tolstoyism will be identified as a practical and religious movement to realize this art, considered as an art of the future. Finally, Tolstoy's critique of Shakespeare's work is cited as an example of the opposition between true and forged art, and the paradox that permeates his life and aesthetic critique will also be discussed.1 recurso online : PDF.application/pdfTolstoi, Leão, graf, 1828-1910Arte - FilosofiaArte e religiãoEstéticaLetras"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FELIPE TEIDER DE GODOI.pdfapplication/pdf1818817https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86612/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20TEIDER%20DE%20GODOI.pdf6ad9f46baf4b74a02b5270d72ea48b23MD51open access1884/866122024-02-21 17:23:08.161open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86612Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-21T20:23:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira
title "O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira
spellingShingle "O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira
Teider, Felipe
Tolstoi, Leão, graf, 1828-1910
Arte - Filosofia
Arte e religião
Estética
Letras
title_short "O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira
title_full "O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira
title_fullStr "O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira
title_full_unstemmed "O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira
title_sort "O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira
author Teider, Felipe
author_facet Teider, Felipe
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chagas, Pedro Dolabela
dc.contributor.author.fl_str_mv Teider, Felipe
contributor_str_mv Chagas, Pedro Dolabela
dc.subject.por.fl_str_mv Tolstoi, Leão, graf, 1828-1910
Arte - Filosofia
Arte e religião
Estética
Letras
topic Tolstoi, Leão, graf, 1828-1910
Arte - Filosofia
Arte e religião
Estética
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Pedro Ramos Dolabela Chagas
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-21T20:23:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-21T20:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/86612
url https://hdl.handle.net/1884/86612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86612/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20TEIDER%20DE%20GODOI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ad9f46baf4b74a02b5270d72ea48b23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898789650432000