A informação sobre a evasão na pós-graduação : o caso das disciplinas transversais nos cursos de strictu sensu da Universidade Federal do Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72563 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas |
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Fornari, Aline, 1989-Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-Ishida, Celso Yoshikazu, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação2021-11-26T15:22:38Z2021-11-26T15:22:38Z2021https://hdl.handle.net/1884/72563Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte FreitasCoorientador: Prof. Dr. Celso Yoshikazu IshidaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021Inclui referências: p. 133-147Resumo: Os Programas de Pós-Graduação (PPGs) das Instituições de Ensino Superior (IES) possuem grades de disciplinas especificas, de acordo com cada programa. Em todas IES existem disciplinas comuns entre os PPGs, tais como: Metodologia da Pesquisa e Métodos Estatísticos. Esta constatação levou a Coordenação do Programas Stricto Sensu da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a propor a oferta das denominadas disciplinas transversais – cursos com conteúdo comum à maioria dos PPGs na modalidade remota e presencial. É neste contexto, que esta pesquisa se propõe a analisar os fatores determinantes da evasão dos pósgraduandos em disciplinas transversais ofertadas pela UFPR. Tem como estratégia metodológica o estudo de caso com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), antecedida por uma revisão integrativa sobre evasão. Faz uso da técnica de entrevista com os gestores e professores, seguida de uma survey com os discentes. Realiza ainda um levantamento documental e análise dos logs no ambiente virtual de aprendizagem. Aplica técnica estatística para os dados quantitativos com auxílio do software IBM SPSS Statistics e para os dados qualitativos utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Compõe o universo da pesquisa 738 pós-graduandos evadidos de 5 disciplinas transversais, o coordenador do projeto, dois professores e 40,7% dos alunos evadidos responderam ao instrumento de coleta de dados, disponibilizado on-line. Como principais resultados há evidencias que tanto o gestor quanto os professores estão cientes sobre a evasão nas disciplinas transversais e buscam medidas para amenizá-la. Os fatores de evasão dos pós-graduandos, identificados em todas nas disciplinas analisadas, foram: conflito de tempo com outras disciplinas, falta de estímulo, desmotivação com a disciplina, falta de interesse em continuar estudando, excesso de atividades extracurriculares, dificuldades com o aprendizado e em gerenciar o seu próprio tempo. Os logs de acesso ao Moodle permitiram comprovar a existência de padrões de comportamento a partir dos acessos às disciplinas dentro da plataforma. A investigação finaliza com sugestões para melhoria: na plataforma de ensino e aprendizagem, com recomendações que visam contribuir com a PRPPG, aos professores e os tutores/monitores para que possam prever a evasão nas disciplinas transversais ofertadas na pós-graduação e realizar intervenções com decisões mais assertivas para minimizar os impactos causados pela evasão.Abstract: The Postgraduate Programs (PPGs) of Higher Education Institutions (IES) have specific discipline grids according to each program. In all HEIs there are common disciplines among the PPGs such as: Research Methodology and Statistical Methods. This finding led the Coordination of the Stricto Sensu Programs of the Federal University of Paraná (UFPR) to propose the offer of the so-called transversal disciplines (courses with content common to most PPGs in the remote and on-site modality). On this context the research aims to analyze the determining factors of graduate students’ evasion in transversal disciplines offered by UFPR. Its methodological strategy is the case study with a mixed approach (qualitative and quantitative) preceded by an integrative review on dropout. It uses the technique of interview managers and teachers followed by a survey with students. It also carries out a documentary survey and analysis of logs in the virtual learning environment. Applies statistical technique for quantitative data with the help of IBM SPSS Statistics software and for qualitative data Bardin's content analysis was used. The research universe is composed of 738 dropout graduate students from 5 transversal disciplines, the project coordinator, two teachers and 40.7% of dropout students that responded to the online data collection instrument available. As main results there is evidence that both the manager and the professors are aware of the dropout in transversal disciplines and seek measures to alleviate it. The graduate students' evasion factors identified in all of the subjects analyzed were: time conflict with other subjects, lack of encouragement, lack of motivation with the subject, lack of interest in continuing to study, excess of extracurricular activities, difficulties with learning and managing your own time. The access logs to Moodle allowed to prove the existence of behavior patterns from the accesses to the disciplines inside the platform. The investigation ends with suggestions for improvement: in the teaching and learning platform, with recommendations that aim to contribute to the PRPPG to teachers, tutors and instructors so that they can predict evasion in the cross-curricular subjects offered in graduate studies and carry out interventions with decisions assertive to minimize the impacts caused by evasion.1 arquivo (220 p.) : il.application/pdfGerenciamento da informaçãoEvasão universitariaPos-graduaçãoCiência da InformaçãoA informação sobre a evasão na pós-graduação : o caso das disciplinas transversais nos cursos de strictu sensu da Universidade Federal do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE FORNARI.pdfapplication/pdf2951683https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72563/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20FORNARI.pdfb7b579b338697d9c36b1d10358c5dc43MD51open access1884/725632021-11-26 12:22:38.906open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72563Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-26T15:22:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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