A dimensão institucional do comportamento do consumidor
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79338 |
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Moreira, Fernando de Carvalho, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasPessali, Huáscar Fialho, 1972-2022-10-07T19:25:58Z2022-10-07T19:25:58Z2013https://hdl.handle.net/1884/79338Orientador: Huascar Fialho PessaliMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: A teoria do consumidor tradicionalmente considera que os indivíduos possuem preferências dadas por bens e serviços, com caráter exógeno e estático. Avanços teóricos foram realizados no sentido de discutir as formas pelas quais as instituições influenciam e alteram as preferências do consumidor. Paralelamente, desenvolveu-se modelos em que o consumidor extrai, dos bens e serviços, características com base nas quais suas preferências são formadas. Este trabalho busca fazer uma ponte entre estas ideias, organizando-as em uma só abordagem, segundo a qual o comportamento do consumidor é fundamentado em preferências por características e propriedades dos bens e serviços disponíveis. Estas características, que podem ser simbólicas ou funcionais, operam como insumos que o consumidor extrai dos bens e serviços para "produzir" a satisfação de suas necessidades ou desejos. Entretanto, os indivíduos se encontram em um contexto de racionalidade limitada e incerteza, no qual as instituições auxiliam o indivíduo a lidar com estas limitações, moldando e modificando em parte suas preferências pelas características simbólicas e funcionais dos produtos. Além ser base para a atribuição de significado ao consumo, a dimensão institucional do comportamento consumidor também se relaciona com as características funcionais dos produtos, por meio do conhecimento de consumo e das tecnologias sociais do processo de produção do consumidor.40 f.application/pdfComportamento do consumidorConsumo (Economia)A dimensão institucional do comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFERNANDO-DE-CARVALHO-MOREIRA.pdfapplication/pdf1848924https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79338/1/FERNANDO-DE-CARVALHO-MOREIRA.pdf755984c1fb0d4b4c82ec664769914fb6MD51open access1884/793382022-10-07 16:25:58.178open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79338Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-07T19:25:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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