Políticas de infraestrutura para a educação infantil : uma análise do município de Fazenda Rio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricordi, Jéssica da Costa, 1988-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70734
Resumo: Orientadora : Profª Drª Gabriela Schneider
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spelling Ricordi, Jéssica da Costa, 1988-Schneider, Gabriela, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais2021-05-17T12:43:56Z2021-05-17T12:43:56Z2019https://hdl.handle.net/1884/70734Orientadora : Profª Drª Gabriela SchneiderMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas EducacionaisInclui referênciasResumo : O presente trabalho apresenta um estudo de caso qualitativo acerca da qualidade de infraestrutura das escolas municipais que atendem pré-escola no município de Fazenda Rio Grande - PR. A problemática da pesquisa originou-se da realidade docente da pesquisadora, e da infraestrutura inapropriada destinada a crianças de 4 e 5 anos, situação que afeta âmbitos que perpassam a Educação Infantil. Como as necessidades biológicas, espaciais, motoras, curriculares, psicológicas e interacionais das crianças pré-escolares. Analisou-se através da legislação e documentos oficiais do Ministério da Educação como o direito à educação infantil se deu no Brasil desde a Constituição Federal de 1988 até o presente momento, e como essa política foi implementada pelos municípios. Bem como o conceito de criança e infância influenciaram políticas que almejavam melhoria da qualidade de oferta, acesso e permanência na Educação Infantil. Enfatizando a relação entre qualidade da educação infantil, direito à educação infantil e indicadores de qualidade de infraestrutura na educação infantil. Observou-se dificuldades de o município adequar-se completamente à nova legislação, desde em proporcionar acesso, até conseguir suprir as necessidades de infraestrutura que escolas que atendem crianças pré-escolares devem oferecer.1 arquivo (67 p.) : il., color.application/pdfEducação infantilIndicadores sociaisEducação e EstadoPolíticas de infraestrutura para a educação infantil : uma análise do município de Fazenda Rio Grandeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JESSICA DA COSTA RICORDI.pdfapplication/pdf891287https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70734/1/R%20-%20E%20-%20JESSICA%20DA%20COSTA%20RICORDI.pdfbf4c4f8508b129fea2b2e2d5e03867f9MD51open access1884/707342021-05-17 09:43:56.296open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70734Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-17T12:43:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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