David Toscana entre McOndo e Crack : diálogos e divergências com a literatura latino-americana do Século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandrini, Paulo Henrique da Cruz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/32198
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo César Venturelli
id UFPR_59d82dbae8fcec17c74d77ee818d85b2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32198
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sandrini, Paulo Henrique da CruzVenturelli, Paulo Cesar, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-07-09T14:18:33Z2020-07-09T14:18:33Z2013https://hdl.handle.net/1884/32198Orientador: Prof. Dr. Paulo César VenturelliTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 17/06/2013Bibliografia: fls. 295-301Área de concentração: Estudos literáriosResumo: Este estudo de doutorado tem por intuito a análise da literatura latino-americana do século XX, mais especificamente aquela surgida em meados da década de 1990. Tendo por autor central o mexicano David Toscana, este trabalho busca evidenciar as divergências estético-discursivas desse escritor com relação às correntes literárias McOndo e Crack, surgidas, respectivamente, no Chile e no México, e também os aspectos dialógicos de Toscana com relação às gerações anteriores, desde as vanguardas até o chamado Boom latino-americano, estabelecendo uma espécie de resgate ou recuperação de alguns ideais como o de independentização (termo buscado em Ángel Rama), o de originalidade e o de representatividade do homem, das sociedades e da cultura do subcontinente para o campo da produção ficcional. Interessam, neste espaço de debate, os modos de representação da América Latina nas narrativas desses escritores nascidos na década de 1960 (mcondistas, membros do Crack e David Toscana) e também os aspectos políticos, sociais, culturais, históricos e econômicos que formam o contexto em que se insere essa produção; além de analisar alguns limites e implicações gerados nessa fase (pós-ditaduras, início das políticas neoliberais e da força impetuosa da globalização) para a literatura da América Latina, bem como promover um retorno ao pensamento e ações políticoestético- culturais de intelectuais e escritores que até a década de 1980 (até o posboom e a literatura de testemunho) representaram e colocaram a literatura da América Latina definitivamente no mapa-múndi. Com isso, podermos chegar a uma melhor compreensão da produção de David Toscana, autor contemporâneo, mas que se mostra um real tributário dos grandes autores da chamada fase mágica da literatura latino- americana que, como sugere o crítico brasileiro Idelber Avelar, tem seu ocaso em 11 de setembro de 1973, com o golpe de Pinochet e a morte de Salvador Allende. Após a década de 1970, temos o ápice do posboom e da literatura de testemunho; nos anos 1990, período em que esta tese centrará sua força analítica, começam a surgir movimentos munidos de manifestos-bula com a intenção de estremecer o establishment da literatura do subcontinente; são McOndo e Crack. E entre esses, surge David Toscana, escritor dotado de uma voz singular a questionar não apenas os preceitos desses dois movimentos, mas também a produzir uma literatura de intensa busca temática e estética para distinguir-se dessas correntes predominantemente urbanas, internacionalizadas e globalizadas - representadas, sobretudo, pelo grupo chileno, liderado por Alberto Fuguet e Sergio Gómez, e pelo Grupo mexicano, que tem seus principais expoentes em Ignacio Padilla e Jorge Volpi.Resumen: Este estudio de doctorado tiene por intuito el análisis de la literatura latinoamericana del siglo XX, más específicamente la que surgió en mediados de los años 1990. Teniendo por autor central el mejicano David Toscana, este trabajo busca evidenciar las divergencias estético-discursivas de ese escritor respecto a las corrientes literarias McOndo y Crack, surgidas, respectivamente, en el Chile y en el México, y también los aspectos dialógicos de Toscana con relación a las generaciones anteriores, desde las vanguardias hasta el llamado Boom latinoamericano, estableciendo un tipo de rescate o recuperación de algunos ideales como el de independetización (termino buscado en Ángel Rama), el de originalidad y el de representatividad del hombre, de las sociedades y de la cultura del subcontinente para el campo de la producción ficcional. Interesan, en este local de debate, los modos de representación de Latinoamérica en las narrativas de eses escritores nascidos en los años de 1960 (mcondistas, miembros del Crack y David Toscana) y también los aspectos políticos, sociales, culturales, históricos y económicos que forman el contexto que se inserte esa producción; además de analizar algunos límites e implicaciones generados en esa fase (pos-dictaduras, inicio de las políticas neoliberales y de la fuerza impetuosa de la globalización) para la literatura de Latinoamérica, bien como promover un retorno al pensamiento y acciones político-estético-culturales de intelectuales y escritores que hasta los años de 1980 (hasta el posboom y la literatura del testimonio) representaban y colocaban la literatura de Latinoamérica en definitivo en el mapamundi. Con eso, podemos llegar a una mejor comprensión de la producción de David Toscana, autor contemporáneo, mas que se muestra un real tributario de los grandes autores de la llamada fase mágica de la literatura latinoamericana que, como lo sugiere el crítico brasileño Idelber Avelar, tiene su ocaso en 11 de septiembre de 1973, con el golpe de Pinochet y la muerte de Salvador Allende. Después de los años de 1970, tenemos el ápice del posboom y de la literatura del testimonio; en los años 1990, periodo en que esta tese centrará su fuerza de análisis, empiezan a surgir movimientos armados de los manifiestos-bula con la intención de estremecer lo establishment de la literatura del subcontinente; son McOndo y Crack. Y entre eses, surge David Toscana, escritor dotado de una voz singular a cuestionar no solo los preceptos de eses dos movimientos, pero también a producir una literatura de intensa búsqueda temática y estética para distinguirse de esas corrientes predominantemente urbanas, internacionalizadas y globalizadas - representadas, sobretodo, por el grupo chileno, liderado por Alberto Fuguet y Sergio Gómez, y por el grupo mejicano, que tiene sus principales exponentes en Ignacio Padilla y Jorge Volpi.301f.application/pdfDisponível em formato digitalTesesLetrasDavid Toscana entre McOndo e Crack : diálogos e divergências com a literatura latino-americana do Século XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - PAULO HENRIQUE DA CRUZ SANDRINI.pdfapplication/pdf1712570https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32198/1/R%20-%20T%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20DA%20CRUZ%20SANDRINI.pdf3b0b9122dd300ad566f4e349db94c58dMD51open accessTEXTR - T - PAULO HENRIQUE DA CRUZ SANDRINI.pdf.txtExtracted texttext/plain734195https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32198/2/R%20-%20T%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20DA%20CRUZ%20SANDRINI.pdf.txtfd8a3539aa0958359068f7309aeac563MD52open accessTHUMBNAILR - T - PAULO HENRIQUE DA CRUZ SANDRINI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32198/3/R%20-%20T%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20DA%20CRUZ%20SANDRINI.pdf.jpg2a9b53cba44d09aacb14f32169a50831MD53open access1884/321982020-07-09 11:18:33.584open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32198Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-09T14:18:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv David Toscana entre McOndo e Crack : diálogos e divergências com a literatura latino-americana do Século XX
title David Toscana entre McOndo e Crack : diálogos e divergências com a literatura latino-americana do Século XX
spellingShingle David Toscana entre McOndo e Crack : diálogos e divergências com a literatura latino-americana do Século XX
Sandrini, Paulo Henrique da Cruz
Teses
Letras
title_short David Toscana entre McOndo e Crack : diálogos e divergências com a literatura latino-americana do Século XX
title_full David Toscana entre McOndo e Crack : diálogos e divergências com a literatura latino-americana do Século XX
title_fullStr David Toscana entre McOndo e Crack : diálogos e divergências com a literatura latino-americana do Século XX
title_full_unstemmed David Toscana entre McOndo e Crack : diálogos e divergências com a literatura latino-americana do Século XX
title_sort David Toscana entre McOndo e Crack : diálogos e divergências com a literatura latino-americana do Século XX
author Sandrini, Paulo Henrique da Cruz
author_facet Sandrini, Paulo Henrique da Cruz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Venturelli, Paulo Cesar, 1950-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandrini, Paulo Henrique da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Letras
topic Teses
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Paulo César Venturelli
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-09T14:18:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-09T14:18:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/32198
url https://hdl.handle.net/1884/32198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 301f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32198/1/R%20-%20T%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20DA%20CRUZ%20SANDRINI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32198/2/R%20-%20T%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20DA%20CRUZ%20SANDRINI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32198/3/R%20-%20T%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20DA%20CRUZ%20SANDRINI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b0b9122dd300ad566f4e349db94c58d
fd8a3539aa0958359068f7309aeac563
2a9b53cba44d09aacb14f32169a50831
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898798936621056