A educação política grega como inspiração para novas práticas do agir político

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno Pontes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70285
Resumo: Orientadora: Profª Drª Karen Franklin da Silva
id UFPR_5a9fb3fce9ff1ddf8a8a69510592a9d0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70285
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sousa, Bruno Pontes deFranklin, Karen, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia2021-07-09T12:36:40Z2021-07-09T12:36:40Z2019https://hdl.handle.net/1884/70285Orientadora: Profª Drª Karen Franklin da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 17/12/2019Inclui referências: p. 81-83Resumo: Este projeto tem como objetivo discutir o ensino de Filosofia por meio de três eixos significativos: sentido, valor e pertinência na vida dos jovens da educação básica, conduzidos por um processo do qual os sujeitos da educação possam se tornar parte e se beneficiar das aprendizagens e reflexões que a filosofia proporciona. Como referencial teórico, a pesquisa recorre ao processo de educação do homem grego como um elemento inspirador, partindo da concepção Homérica de educação e formação de um ideal grego, até o surgimento da teoria política, que encontra seu destaque com o movimento sofista e Sócrates, pois com eles nasce o desejo de descoberta do sentido abstrato da pólis. Os filósofos clássicos, bem como as suas análises sobre justiça, bem comum e democracia, servem de suporte para o aprofundamento filosófico e o desenvolvimento prático deste trabalho. Após tal percurso, busca-se identificar, por meio da estrutura moderna, o desenvolvimento do Estado e o surgimento das instituições democráticas. Concomitantemente à parte teórica, desenvolve-se também com os jovens a elaboração de projetos de lei, visando aproximar o estudante do universo político, despertando nele sentimento de pertença, participação e cidadania. Com a efetivação do projeto Plenarinho, busca-se um espaço de reflexão sobre conceitos significativos à filosofia política, por meio do componente curricular de Filosofia. Palavras-chave: Filosofia. Plenarinho. Projetos de Lei. Protagonismo. Participação. Cidadania.Abstract: This present study aimed discuss the teach of Philosophy in three main ideas: senso, value and relevance in the basic education of youth people, leading through a process in which the subjects of education can become part of it and benefit from the leanings and reflections that Philosophy provides. As a theoretical framework, the research uses the process of education of the Greek man as an inspiring element, starting from the Homeric conception of education and formation of a Greek ideal, until the emergence of political theory, which finds its prominence with desire to discover the abstract meaning of the polis. Classical philosophers, as well as their analyzes of justice, the common good and democracy, support the philosophical deepening and practical development of this work. Following this course, the modern structure seeks to identify the development of the state and the emergence of democratic institutions. At the same time as the theoretical part, the development projects of laws, aiming to bring the student closer to the political universe, awakening in the same sense of belonging participation and citizenship, as well as a space for reflection on concepts significant to political philosophy, through the curricular component of Philosophy. Key-words: Philosophy. Plenary. Projects of laws. Protagonism. Participation. Citizenship.1 arquivo (107 p.) : il. (algumas color.).application/pdfFilosofia - Estudo e ensinoEducação gregaCiência políticaFilosofiaA educação política grega como inspiração para novas práticas do agir políticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNO PONTES DE SOUSA.pdfapplication/pdf2282144https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70285/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20PONTES%20DE%20SOUSA.pdf79328ad7db9027e0a745936f1b104fa8MD51open access1884/702852021-07-09 09:36:40.608open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70285Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-09T12:36:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação política grega como inspiração para novas práticas do agir político
title A educação política grega como inspiração para novas práticas do agir político
spellingShingle A educação política grega como inspiração para novas práticas do agir político
Sousa, Bruno Pontes de
Filosofia - Estudo e ensino
Educação grega
Ciência política
Filosofia
title_short A educação política grega como inspiração para novas práticas do agir político
title_full A educação política grega como inspiração para novas práticas do agir político
title_fullStr A educação política grega como inspiração para novas práticas do agir político
title_full_unstemmed A educação política grega como inspiração para novas práticas do agir político
title_sort A educação política grega como inspiração para novas práticas do agir político
author Sousa, Bruno Pontes de
author_facet Sousa, Bruno Pontes de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Franklin, Karen, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruno Pontes de
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
Educação grega
Ciência política
Filosofia
topic Filosofia - Estudo e ensino
Educação grega
Ciência política
Filosofia
description Orientadora: Profª Drª Karen Franklin da Silva
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-09T12:36:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-09T12:36:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70285
url https://hdl.handle.net/1884/70285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (107 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70285/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20PONTES%20DE%20SOUSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79328ad7db9027e0a745936f1b104fa8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860421983928320