O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tychanowicz, Simone Danielle
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54557
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Luciane Ferreira Mocrosky
id UFPR_5af8c63df43434c17765e0198bc88fc9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54557
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaMocrosky, Luciane FerreiraTychanowicz, Simone Danielle2024-04-19T19:00:39Z2024-04-19T19:00:39Z2017https://hdl.handle.net/1884/54557Orientadora : Profª. Drª. Luciane Ferreira MocroskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 30/08/2017Inclui referências : f. 206-210Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o ensino da divisão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram ouvidos professores atuantes nos Anos Iniciais que falaram livremente sobre suas experiências com a divisão em sala de aula. Tomou-se como referencial a abordagem fenomenológica como atitude de investigação, pois esta aproxima-se da experiência vivida, do mundo subjetivo de cada indivíduo, que pode ser conhecido quando se interroga. ?O que é isto: o ensino da divisão nos Anos Iniciais?? foi a questão orientadora da pesquisa que indicou a necessidade de outros estudos, de modo a compor compreensões interpretações acerca do fenômeno: o-ensino-da-divisão. Um desses estudos, o primeiro, voltou-se a aspectos históricos sobre modos de dividir. ?Reunindo registros? é um texto que expõe processos usados para dividir em outros tempos e contextos. O segundo, ?Diálogo com pesquisadores?, apresenta apontamentos de pesquisadores que têm em seu campo de interesse o ensino da divisão. Estes estudos dirigiram-se ao encontro das compreensões das experiências vividas em sala de aula sobre o ensino da divisão. Foram ouvidas individualmente sete professoras de uma escola da Rede Municipal de Araucária - PR, que falaram livremente a partir da pergunta: ?Pela sua experiência, como você entende o ensino da divisão?? Os depoimentos foram gravados em vídeo, transcritos e analisados usando o método fenomenológico. A primeira análise do texto transcrito foi a Ideográfica, em que foram destacadas as ideias individuais das professoras colaboradoras. Em um segundo momento, essas ideias individuais foram se convergindo para ideias mais amplas, as nucleares. A partir destas iniciou-se a análise Nomotética, que organizou o pensamento nas seguintes categorias abertas à interpretação: Complexidades do conteúdo divisão; Modos de ensinar divisão e Formação do professor. Essas categorias revelam a estrutura do fenômeno e foram interpretadas no diálogo da pesquisadora com os ditos das professoras e com autores que tratam do tema. Ao final, articulou-se uma síntese das compreensões acerca do ensino da divisão em que estão evidenciados aspectos que mais fizeram sentido à pesquisadora.Abstract: This research aims to understand the division's teaching in the Early Years of Elementary School. Then, Early Years teachers were heard and talked freely about their experiences with division teaching in the classroom. We take as reference the phenomenological approach as an investigation attitude because this approach is close to the experience and the subjective world of each one, which can be known when questioned. "What is this: the division teaching in the Early Years?" was the guiding question of the research that indicated the requirement of other studies in order to compose comprehensioninterpretations about the phenomenon: the-division's-teaching. The first study talks about the historical aspects of division modes. ?Reunindo registros? (?Gathering Records?) is a text that exposes processes used to divide in other times and contexts. The second study, ?Diálogo com pesquisadores? (?Dialogue with researchers?), presents notes from researchers interested in division's teaching. These studies are in line with the understandings of classroom experiences about division's teaching. We individually heard seven teachers from a school in the Municipal Network of Araucária Municipality, Paraná State, who spoke freely about the question: "From your experience, how do you understand the division's teaching?" The statements were filmed, transcribed and analyzed using the phenomenological method. The first analysis of the transcribed text was Ideographic, where we highlight the individual ideas of the collaborating teachers. In a second moment, these individual ideas were converging to broader ideas, the nuclear ones. From these nuclear ideas we begin Nomothetic analysis and arrive at the following categories open to interpretation: Complexities of division's content; Ways to teach division and Teacher training. These categories shows the phenomenon structure and were interpreted in the dialogue between the researcher and the statements of the teachers. The categories were also interpreted in the dialogue between the researcher and the authors who talks about the theme. At the end, we condense the understandings about the division's teaching highlighting thoughts that made us the most sense.210 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoEnsino fundamental - HistóriaO ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIMONE DANIELLE TYCHANOWICZ.pdfapplication/pdf2730084https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54557/1/R%20-%20D%20-%20SIMONE%20DANIELLE%20TYCHANOWICZ.pdf84083af09d6b9ec94d41130c444b1eacMD51open access1884/545572024-04-19 16:00:39.725open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54557Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:00:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas
title O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas
spellingShingle O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas
Tychanowicz, Simone Danielle
Matemática
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental - História
title_short O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas
title_full O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas
title_fullStr O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas
title_full_unstemmed O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas
title_sort O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas
author Tychanowicz, Simone Danielle
author_facet Tychanowicz, Simone Danielle
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Tychanowicz, Simone Danielle
contributor_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental - História
topic Matemática
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental - História
description Orientadora : Profª. Drª. Luciane Ferreira Mocrosky
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T19:00:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T19:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54557
url https://hdl.handle.net/1884/54557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54557/1/R%20-%20D%20-%20SIMONE%20DANIELLE%20TYCHANOWICZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84083af09d6b9ec94d41130c444b1eac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898694642106368