Conflitos éticos no cuidado domiciliar de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Przenyczka, Ramone Aparecida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/26878
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Ribeiro Lacerda
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spelling Przenyczka, Ramone AparecidaChamma, Rita de CássiaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemLacerda, Maria Ribeiro, 1956-2018-02-22T12:51:06Z2018-02-22T12:51:06Z2011http://hdl.handle.net/1884/26878Orientadora: Profª Drª Maria Ribeiro LacerdaCoorientadora: Profª Drª Rita de Cássia ChammaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa: Curitiba, 19/12/2011Bibliografia: fls. 147-159Área de concentração: Prática profissional de enfermagemResumoResumo: A Enfermagem domiciliar está crescendo e com ela a necessidade de se examinar o padrão ético relacionado. O estudo da ética, na área da saúde, ainda é escasso e, em maior grau, na Enfermagem domiciliar. Assim, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um modelo teórico que contemple a vivência de conflitos éticos por enfermeiros no cuidado domiciliar. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou como método a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram entrevistados, por meio de entrevista semiestruturada, vinte e um enfermeiros que atuam no cuidado domiciliar há pelo menos um ano, subdivididos em três grupos amostrais. O primeiro grupo foi composto por nove enfermeiros de Unidades de Saúde com Estratégia Saúde da Família; o segundo foi formado por sete enfermeiros que trabalham em empresas privadas de home care; e o terceiro grupo amostral constituiu-se de cinco enfermeiros que atuam de forma autônoma no cuidado domiciliar. A coleta e análise simultânea dos dados ocorreram de outubro de 2010 a julho de 2011. O modelo teórico utilizado para interpretar o fenômeno °Vivenciando conflitos éticos no cuidado domiciliar de Enfermagem" foi o °seis C.s" adaptado, proposto por Glaser. A categoria central do fenômeno eleita foi °Reconhecendo os conflitos éticos em sentido amplo", sendo que a mesma possui um contexto especificado na categoria °Contextualizando a ética na prática profissional", causas em °Gênese dos conflitos éticos", uma contingência em °Encontrando dificuldades para a resolução de conflitos éticos", condições intervenientes em °Buscando estratégias para a resolução de conflitos éticos" as consequências na categoria °Implicacoes da vivência de conflitos éticos". O modelo teórico admitiu visualizar que diferentes conflitos éticos são vividos pelos enfermeiros, que os mesmos possuem uma origem em questões sociais e profissionais, que óbices são encontrados como os ligados à formacao, a profissão, a equipe, ao paciente/familiar e a outras instâncias; apesar disso, os profissionais adotam diferentes maneiras para a dissolução dos conflitos como são exemplos as estratégias subjetivas, institucionais e a rede de apoio; e que, como resultado, os enfermeiros necessitam de mais prática, eles conseguem diferenciar as situações vivenciadas no domicílio das de uma instituição hospitalar, expressam sentimentos positivos e negativos, resolvem os conflitos e registram os mesmos. Por fim, novos estudos devem ser concretizados sobre o assunto e considera-se que os enfermeiros devem realizar sua prática pautados nos princípios éticos da profissão.Abstract: Nursing home care has been growing, so is the need to examine the related ethical standard. Ethics study in the nursing area is still scanty, and in a higher degree, in nursing home care. Thus, this research aims to develop a theoretical model contemplating the ethical conflicts experienced by nurses in home care. It is a qualitative nursing study using grounded-theory methodology. Twenty-one (21) nurses, working in the home care area for at least one year, were interviewed by means of a semistructured interview, subdivided in three sampling groups. The first group entailed 9 nurses from health units with the Program of Family Health Strategy; the second group was taken up by 7 nurses from private home care agencies, and the third sampling group entailed 5 self-employed home care nurses. Simultaneous data collection and analysis were carried out from October, 2010 to July, 2011. The theoretical model used in order to interpret the phenomenon "Experiencing ethical conflicts in nursing home care" was the adapted "6 Cs" proposed by Glaser. The chosen core category of the phenomenon was "Acknowledging ethical conflicts in a broad sense", which has a specified context in the category "Contextualizing ethics in the professional practice", causes in "Emergence of ethical conflicts", a contingency in "Finding difficulties for the resolution of ethical conflicts", intervention conditions in "Searching for strategies to solve ethical conflicts", the consequences in the category "Implications of experience in ethical conflicts". The theoretical model enabled to elicit that different ethical conflicts are experienced by nurses, that they are originated in social and professional issues, that obstacles are found such as the ones related to the education, profession, the team, patient/family member and other instances; even so, professionals adopt different ways to solve conflicts, for example, subjective, institutional strategies and support networks; and that, consequently, nurses need more practice, they can distinguish home care situations from the ones at hospital settings, express positive and negative feelings, solve conflicts and report them. Concluding, further studies on the subject are necessary, and nurses are deemed to perform their practice guided by ethical principles in the profession.164f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesAssistência domiciliarÉticaPrática profissionalPesquisa qualitativaEnfermagemEnfermagemConflitos éticos no cuidado domiciliar de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRamone.pdfapplication/pdf1310155https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26878/1/Ramone.pdf48661faf182c0ea69493d59fe0de3d9cMD51open accessTEXTRamone.pdf.txtExtracted Texttext/plain324108https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26878/2/Ramone.pdf.txt7befbecc8530d147b4216ad1ee919967MD52open accessTHUMBNAILRamone.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26878/3/Ramone.pdf.jpgadf5360a355f8ddef4fd029eb01aed82MD53open access1884/268782018-02-22 09:51:06.682open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26878Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-02-22T12:51:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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