O território das histórias em quadrinhos : investigações das poéticas do contraditório no quadrinho brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Valter do Carmo, 1987-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/75114
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardoso
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spelling Moreira, Valter do Carmo, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasCardoso, Patrícia da Silva, 1964-2022-04-18T17:33:46Z2022-04-18T17:33:46Z2022https://hdl.handle.net/1884/75114Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva CardosoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 11/02/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos LiteráriosResumo: Tomando de empréstimo o termo contraditório, adotado aqui na mesma chave proposta por Moacir dos Anjos para tratar da arte contemporânea brasileira, termo que remete a um espaço no qual "coexistem homogeneização e diversidade, entropia e invenção, subordinação e resistência, falas hegemônicas e sotaques que a recriam de jeitos únicos", estendemos tal espaço também ao campo dos quadrinhos. Nesse sentido, o presente trabalho pretende tatear e indagar a respeito das particularidades e singularidades do quadrinho brasileiro contemporâneo, que existe/resiste e se afirma no cenário global, a partir de uma poética própria, entendendo por poética aquilo que Paul Valéry define como "tudo que se relaciona com a criação ou com a composição de obras em que a linguagem é ao mesmo tempo substância e meio". Tal poética se substancia a partir de tudo aquilo que move o artista, no conjunto de interesses formais e conceituais que constituem o mote de sua produção. A partir dessas constatações, buscamos entender em que medida os quadrinhos também se constituem enquanto meio de investigação que, em dada medida, não só dão continuidade aos processos investigativos presentes desde o modernismo, como também se entremeiam às discussões contemporâneas. Ao mapearmos esse território, buscaremos, no limiar de suas fronteiras, que se avizinham a outras linguagens e discursos, cartografar sua topografia. Para tanto, elencamos um corpus enxuto, porém, representativo, de três nomes da cena atual do quadrinho nacional: Marcello Quintanilha; Marcelo D’Salete e João Pinheiro. A partir desse microcosmo, esperamos que nossa análise possa levar à compreensão das possibilidades do quadrinho contemporâneo brasileiro.Abstract: Borrowing the term "contradictory", adopted here in the same key proposed by Moacir dos Anjos to deal with Brazilian contemporary Art. "Contradictory" refers to a space in which "coexist homogenization and diversity, entropy and invention, subordination and resistance, hegemonic speeches and accents that recreate it in unique ways". We extend such space to the field of comic books. In this sense, the present work intends to probe and investigate the particularities and singularities of contemporary brazilian comic book, which exist (or resist) and assert themselves in the global scenario by its unique poetics. From Poetics, we agree with Paul Valery's definition of "everything related to the creation or composition of works in which language is both substance and medium. The poetics correspond to everything that moves the artist, such as formal and conceptual interests that constitute the motto of his production. Based on these observations, we seek to understand to what extent comic books are also a means of investigation that, to a certain extent, continue the investigative processes presented since Modernism, as comic books interweave with contemporary discussions. We seek to map comic books' topography on the threshold of its borders, close to other languages and discourses, by mapping this territory. To this end, we have selected a small but representative corpus of three names from the current national comic book scene: Marcello Quintanilha, Marcelo D'Salete, and João Pinheiro. From this microcosm, we hope that our analysis can lead to an understanding of the possibilities of contemporary Brazilian comic books.Résumé: Prêtant le terme contradictoire, ici adopté par la même clé proposée par Moacir dos Anjos ayant le but d’aborder l’art contemporain brésilien, ce terme qui rapporte à un espace où "coexistent l’homogénéisation et la diversité, l’entropie et l’invention, la subordination et la résistance, des paroles hégémoniques et des accents qui la récréent de façons uniques", on étend cet espace aussi au champ des bandes dessinées. Dans ce sens, ce travail a pour but de tâtonner et d’enquêter sur les particularités et singularités de la bande dessiné brésilienne contemporaine, qui existe/résiste et s’affirme dans le scénario global d’après une poétique particulière, vu qu’on comprend tel que poétique ce qui Paul Valéry définit comme "tout ce qui se rapporte à la création ou à la composition d’oeuvres dont le langage est au même temps substance et voie". Une telle poétique s’assemble d’après tout ce qui pousse l’artiste, dans l’ensemble des intérêts formels et conceptuels qui composent le thème de sa production. D’après ces conclusions on cherche à comprendre dans quelle mesure les bandes dessinées se composent en tant que moyen de recherche qui, dans une certaine mesure, non seulement donnent de la continuité aux processus d’investigation figurant depuis le modernisme, mais en plus s’entremêlent dans des discussions contemporaines. Faisant la carte de ce terrain, on recherchera, dans la limite de ses frontières, qui s’approchent d’autres langages et discours, cartographier sa topographie. Dans ce but, on a énuméré un bref corpus, représentatif par contre, où il figure trois noms de la scène actuelle de la bande dessinée nationale : Marcello Quintanilha; Marcelo D’Salete et João Pinheiro. D'après ce microcosme on attend que notre analyse puisse amener la compréhension des possibilités de la bande dessinée contemporaine brésilienne.1 recurso online : PDF.application/pdfHistórias em quadrinhos - BrasilLetrasO território das histórias em quadrinhos : investigações das poéticas do contraditório no quadrinho brasileiro contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - VALTER DO CARMO MOREIRA.pdfapplication/pdf3374676https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75114/1/R%20-%20T%20-%20VALTER%20DO%20CARMO%20MOREIRA.pdfac43f23f2e038d29d8ed290cd0c7f4d4MD51open access1884/751142022-04-18 14:33:46.755open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75114Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-18T17:33:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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