Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonato, Antonia Ferreira
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68189
Resumo: Orientadora: Zelia Milléo Pavão
id UFPR_5badf067903063bb44e7a5b17e326573
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68189
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nonato, Antonia FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-20212022-08-17T15:26:21Z2022-08-17T15:26:21Z1980https://hdl.handle.net/1884/68189Orientadora: Zelia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor der Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 109-112Resumo: O objetivo deste trabalho foi a investigação das relações existentes entre o estudante de segundo grau e o respectivo ensino profissionalizante realizado através da avaliação das atitudes. A abordagem desenvolvida consistiu em caracterizar: a) a natureza das relações estabelecidas entre a juventude (adolescência) e a sociedade, a partir da concepção daquela, desenvolvida nas diferentes culturas denominadas estáticas ou dinâmicas, de acordo com o grau de participação que lhe e atribuído. Um princípio básico deveria ser colocado como norma destas relações - o de reciprocidade entre Juventude e sociedade. b) as relações estabelecidas entre o sistema educacional brasileiro, em especial, o escolar e o processo de desenvolvimento econômico, tal como acontece numa sociedade estratificada como a nossa, e que se reflete na estrutura ocupacional desenvolvida. Nesta conjuntura de fatores, o ensino profissionalizante encontra explicação a sua natureza e organização, tal como se observa da fisionomia da proposta, do quadro institucional em que se apoia e do stratus legal que orienta a sua implantação. Em constante contato com o social o adolescente internalizou ao longo de sua pequena existência, crenças, valores, preconceitos, etc. referentes às expectativas que a sociedade alimentava com respeito à educação que lhe destinava, entre outros. Essas influências e determinismos, constituindo parte de seu ambiente acabaram adquirindo para ele caráter de condições objetivas. Essas condições objetivas, que compartilha com o grupo de origem ou de experiência e que passa a sentir como próprias, denunciam nele a presença de uma organização intrapsíquica. Esta organização intrapsíquica lhe permite configurar o mundo, percebendo-o e representando-o à sua maneira. O sistema de constructos estão tal como vem nominado pela teoria de complexidade cognitiva, e que constitui a base da elaboração das atitudes. Do grau de desenvolvimento dessa organização intrapsíquica, bem como do grau de relação que estabelece com a complexidade da informação e que vai decorrer a facilidade ou não de a pessoa conseguir processar as influências novas, ambíguas ou contraditórias. Se houver compreensão, a crença se modificara, graças à informação recebida, e as influências assimiladas. A atitude se mostrara favorável ou não à modificação introduzida. Caso contrário, a consistência e quebrada, e a dissonância se estabelece. A proposta profissionalizante exigia modificações profundas nas crenças dos estudantes. Conseguiu estabelecer a dissonância. A busca do equilíbrio se faz com a valorização do vestibular. Na sua atitude surgem as contradições que refletem a estrutura do social. O ensino profissionalizante desperta pouco interesse entre a classe ainda voltada a educação como meio de ascensão social. O ensino profissionalizante continua sendo considerado uma chance para os que não tem condições de cursar a faculdade. Seu caráter compulsório não conta com a aceitação da maneira dos estudantes deste nível. A falta de mercado de trabalho, de empregos, a queda na qualidade do ensino, são os argumentos em que baseia sua atitude.121 f. + anexos : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaEnsino profissionalEducaçãoAtitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ANTONIA FERREIRA NONATO.pdfapplication/pdf9271407https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68189/1/D%20-%20ANTONIA%20FERREIRA%20NONATO.pdf1911448fc0e35d68711099af7dc2a8b6MD51open access1884/681892022-08-17 12:26:22.045open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68189Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T15:26:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante
title Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante
spellingShingle Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante
Nonato, Antonia Ferreira
Redação acadêmica
Ensino profissional
Educação
title_short Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante
title_full Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante
title_fullStr Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante
title_full_unstemmed Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante
title_sort Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante
author Nonato, Antonia Ferreira
author_facet Nonato, Antonia Ferreira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonato, Antonia Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
contributor_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Ensino profissional
Educação
topic Redação acadêmica
Ensino profissional
Educação
description Orientadora: Zelia Milléo Pavão
publishDate 1980
dc.date.issued.fl_str_mv 1980
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T15:26:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T15:26:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68189
url https://hdl.handle.net/1884/68189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121 f. + anexos : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68189/1/D%20-%20ANTONIA%20FERREIRA%20NONATO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1911448fc0e35d68711099af7dc2a8b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860642568667136