As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wadas, Jaqueline
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67789
Resumo: Orientadora: Profª Drª Serlei Maria Fischer Ranzi
id UFPR_5c549ac3a3b5fbf70c69d11ea476941a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67789
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Wadas, JaquelineUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRanzi, Serlei Maria Fischer, 1955-2022-08-17T18:47:48Z2022-08-17T18:47:48Z2000https://hdl.handle.net/1884/67789Orientadora: Profª Drª Serlei Maria Fischer RanziDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 92-96Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer, analisar e verificar a construção das significações que permeiam a prática de professoras da educação infantil, experiências de mulheres, em Ijuí. O desenvolvimento de tal estudo teve como campo de pesquisa a rede municipal de ensino de Ijuí/RS, num total de sete professoras, tendo três escolas envolvidas. Este trabalho buscou perceber a formação das representações instituídas e também instituístes que envolvem a condição institucional de professoras, oportunizando o conhecimento a respeito de inúmeros elementos que fazem parte do contexto educacional, decorrentes das historias de vida. Com a reconstrução da história dos indivíduos, buscou-se o estabelecimento dos elos da cadeia de relações que essas professoras mantêm com o conhecimento e a maneira pela qual atribuíram e atribuem significado às situações da vida escolar. Pelas histórias particulares procurou-se aproximação com a história do coletivo ao qual pertencem estes indivíduos, a categoria profissional de professora. Igualmente identificar nas próprias práticas e atitudes, as escolhas, motivos, determinações e influências que permearam e permeiam a vida profissional. Esses relatos favoreceram o redimensionamento das experiências de formação e das trajetórias profissionais dessas professoras e pode contribuir para que se encontre novas opções e novos modos de conduzir o ensino. Os relatos de vida também oportunizam que os sujeitos pesquisados, ao narrarem sua vida, reflitam sobre as imagens do seu passado, não para ficarem presos a ele, mas para poderem refletir sobre sua profissão, sua maneira de ser, atuar, ensinar, educar, hoje.Abstract: This study had as objective to know, to analyze and to verify the construction of the significances that you/they permeate the teachers' of the infantile education practice, women's experiences, in Ijui. The development of such a study had as research field the municipal net of teaching of Ijui/RS, in a total of seven teachers, tends three involved schools. This work looked for to notice the formation of the instituted representations and also to institute that involves the teachers' institutional condition, to opportunity the knowledge regarding countless elements that are part of the educational context, current of the life histories. With the reconstruction of the individuals' history, the establishment of the links of the chain of relationships was looked for that those teachers maintain with the knowledge and the way for the which you/they attributed and they attribute meaning to the situations of the school life. For the private histories approach was sought with the history of the bus to which you/they belong these individuals, teacher's professional category. Equally to identify in the own practices and attitudes, the choices, reasons, determinations and influences that permeated and they permeate the professional life. Those reports favored the redimensionate of the formation experiences and of the those teachers' professional trajectories and it can contribute so that he/she meets new options and new manners of driving the teaching The life reports also opportunity that the researched subjects, to the they narrate its life, contemplate on the images of its past, not for they be arrested to him, but for they could contemplate on its profession, its personality, to act, to teach, to educate, today.109 f. + anexos.application/pdfDisponível em formato digitalEducação de criançasProfessorasRedação acadêmicaEducaçãoAs significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - JAQUELINE WADAS.pdfapplication/pdf6063122https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67789/1/D%20-%20%20JAQUELINE%20WADAS.pdf1cfce6eb8e672799a8dd014ff337e9bdMD51open access1884/677892022-08-17 15:47:48.789open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67789Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T18:47:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí
title As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí
spellingShingle As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí
Wadas, Jaqueline
Educação de crianças
Professoras
Redação acadêmica
Educação
title_short As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí
title_full As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí
title_fullStr As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí
title_full_unstemmed As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí
title_sort As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí
author Wadas, Jaqueline
author_facet Wadas, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Wadas, Jaqueline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ranzi, Serlei Maria Fischer, 1955-
contributor_str_mv Ranzi, Serlei Maria Fischer, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Professoras
Redação acadêmica
Educação
topic Educação de crianças
Professoras
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Profª Drª Serlei Maria Fischer Ranzi
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T18:47:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T18:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67789
url https://hdl.handle.net/1884/67789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 f. + anexos.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67789/1/D%20-%20%20JAQUELINE%20WADAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cfce6eb8e672799a8dd014ff337e9bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860607513722880