Leitura e escrita no contexto de aulas de física : possibilidades e dificuldades
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/43640 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Ivanilda Higa |
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Setlik, JoselaineUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHiga, Ivanilda, 1970-2022-09-22T18:35:48Z2022-09-22T18:35:48Z2016https://hdl.handle.net/1884/43640Orientadora: Profª Drª Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2016Inclui referências : f. 174-181Resumo: Esta investigação busca compreender possibilidades e dificuldades do uso da leitura e da escrita de textos para ensinar e aprender Física, através das perspectivas dos diferentes sujeitos escolares sobre a temática: professor e estudantes. Como referencial teórico para a construção das interpretações, utiliza-se os conceitos de Cultura Escolar e Cultura da Escola, a partir de Forquin (1993) e outros autores, e compreende-se a leitura e a escrita como práticas socioculturais e escolarizadas, a partir de Vigotski (1984; 2008) e de Bakhtin (1992). Dentro de uma perspectiva qualitativa de pesquisa, utilizam-se diferentes técnicas de investigação na construção dos dados: observação participante, entrevistas e análise documental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, junto a um professor de Física, em três turmas de terceiro ano do Ensino Médio, durante um bimestre letivo, onde todas as aulas foram acompanhadas pela pesquisadora. Partindo da observação participante, faz-se uma caracterização da utilização da leitura e da escrita neste contexto escolar, evidenciando que essas integram as diversas práticas de ensino do professor participante, porém, muitas vezes, a escrita acontece apenas em registros de conteúdos e as leituras em buscas de informações. A partir desta caracterização, uma atividade didática foi construída em conjunto com o professor participante, utilizando-se da leitura de textos do livro didático e a escrita de uma carta pelos estudantes, modos não usuais naquele contexto. O professor colaborador desenvolveu as atividades em suas aulas, e os registros escritos produzidos pelos estudantes foram recolhidos e analisados. Finalmente, foram realizadas entrevistas com 14 estudantes e com o professor, buscando evidenciar e compreender suas percepções a partir das experiências vivenciadas nas atividades recém-desenvolvidas. Através das entrevistas e da análise documental das produções, evidencia-se que cada aluno estabeleceu certa relação com a atividade proposta, dependendo de sua subjetividade e interesse pela leitura, escrita ou temática da atividade. Por um lado, a proposta didática tornou possível ampliar as contribuições da leitura e da escrita para a aprendizagem, auxiliando no processo de construção de conhecimentos. Por outro lado, essa representou um elemento de reflexões dos sujeitos envolvidos, que puderam se expressar sobre suas dificuldades e perspectivas diante das situações vivenciadas, permitindo nesta pesquisa se obter uma melhor compreensão acerca do funcionamento desses processos em aulas de Física. O estudo mostra que é possível, dentro das condições objetivas de tempo e espaço escolares, desenvolver atividades a fim de potencializar o uso desses processos na aprendizagem da disciplina. Os resultados indicam também que a origem das dificuldades na utilização da leitura e da escrita na construção do conhecimento em aulas de Física centra-se numa cultura da escola, que estabelece determinadas formas como pertencentes ou não à forma escolar de trabalhar o conhecimento nessa disciplina, sendo a leitura e a escrita de textos não compreendidas como formas para ensinar ou aprender Física. Esses obstáculos levam ao não incentivo do uso da leitura e da escrita e, consequentemente, às dificuldades de interpretação e estruturação de enunciados pelos estudantes, já que essas habilidades, ao não serem incentivadas, acabam não sendo desenvolvidas. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino de Física. Ensino Médio. Cultura.Abstract: This research seeks to understand the possibilities and difficulties of using reading and writing texts in Physics classes, through the perspectives of different school subjects on the subject: Physics teacher and students. As a theoretical framework for the construction of interpretations, it is used the concepts of School Culture and Culture of the School from Forquin (1993) and other authors, and reading and writing are understood as sociocultural and schooling practices, based on Vygotsky (1984; 2008) and Bakhtin (1992). Within a qualitative research perspective, different techniques of research were used in the construction of the data: participant observation, interviews and documentary analysis. The research was conducted in a public school, with a Physics teacher, in three classes of third year of high school, during two months, where all classes were accompanied by the researcher. From the participant observation, the use of reading and writing in this school context was characterized, showing that these processes had already taken part of the various teaching practices of the participant teacher, however, writing often happens only in recording content and readings in information searches. After this characterization, a teaching activity was built together with the participant teacher, involving using the reading of texts from the textbook and writing a letter by students, unusual ways in that scholar context. The teacher developed the activity in his classes, and the written records produced by students were collected and analyzed. Finally, interviews were conducted with 14 students and the teacher, seeking to highlight and understand their perceptions from the experiences of the newly experienced activities. Through interviews and documentary analysis of the students'production, it was clarified that each student has established a certain relationship to the proposed activity, depending on his/her subjectivity and interests in reading, writing or the thematic of the text. On one hand, the didactic proposal developed in classroom enabled to expand the contributions of reading and writing for learning, helping in the process of knowledge construction. On the other hand, it represented an element of reflections for those involved, who could express themselves about their difficulties and perspectives on the situations experienced, allowing this research to gain a better understanding of the functioning of the use of these processes in Physics classes, under these subject's view. The study shows that it is possible, within the objective conditions of school time and space, to develop activities to enhance the use of these processes in learning the discipline, going beyond the usual methods of its use. The results also indicate that the origin of the difficulties in the use of reading and writing in the construction of knowledge in Physics classes is focused on a school culture that establishes certain ways as belonging to the school way of working knowledge in this discipline, and reading and writing texts are not understood as ways to teach or learn Physics. These barriers lead to no encouragement of reading and writing use at Physics classes, and consequently, to the difficulties of interpretation and structuring of statements by students, since these skills, when not encouraged, end up not being developed. Key-words: Reading. Writing. Physics Teaching. High School. Culture.202 f. : ., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoLeitura - Aspectos sociaisEscrita - Aspectos sociaisFisica - Conhecimentos e aprendizagemLeitura e escrita no contexto de aulas de física : possibilidades e dificuldadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - JOSELAINE SETLIK.pdf.txtExtracted Texttext/plain439888https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43640/1/R%20-%20D%20-%20JOSELAINE%20SETLIK.pdf.txt02e71b30212dcbdbde771822c7c050adMD51open accessTHUMBNAILR - D - JOSELAINE SETLIK.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43640/2/R%20-%20D%20-%20JOSELAINE%20SETLIK.pdf.jpg331d89a6f28bd0608c67093df1f623e4MD52open accessORIGINALR - D - JOSELAINE SETLIK.pdfapplication/pdf2983404https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43640/3/R%20-%20D%20-%20JOSELAINE%20SETLIK.pdfb61207fe7ec60ddacc8cb0edcb5c5736MD53open access1884/436402022-09-22 15:35:48.221open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43640Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-22T18:35:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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