Desafios da gestão democrática na escola do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/50366 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Silva |
id |
UFPR_5d64f1ce86166b79fe2ec415e43a2792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/50366 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ferreira, Lucélia Terezinha DziubateUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do CampoSilva, Marcelo Silva da, 1972-2021-11-08T16:44:00Z2021-11-08T16:44:00Z2014https://hdl.handle.net/1884/50366Orientador: Prof. Dr. Marcelo SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo.Inclui referênciasResumo: Este artigo teve como objetivo buscar embasamento teórico e legal sobre a gestão democrática e relatar a experiência vivenciada depois de colocá-los em prática, analisando os desafios enfrentados e os fatores que necessitam ser superados para a efetivação da gestão, numa perspectiva participativa e descentralizada. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho consistiu em uma pesquisa exploratória bibliográfica, legal e de campo, referente ao tema em pauta. Justifica-se, entre inúmeras razões, pela necessidade de uma educação condizente e qualitativa para os povos do campo, sendo respeitadas as suas especificidades, pensada através do histórico e do olhar camponês e para este, com sua participação efetiva. O artigo mostra o campo teórico e a legislação vigente, bem como retrata todas as mudanças conceituais, atitudinais e de paradigma da comunidade escolar vivenciada, em uma escola do campo, que tenta implementar a gestão democrática, trazendo significado para os conhecimentos formais oferecidos pela escola, instrumentalizando o saber empírico e da prática social, oportunizando possíveis caminhos a serem trilhados, para uma transformação social, onde todos tenham direitos iguais e saibam disso.1 arquivo : PDF.application/pdfDesafios da gestão democrática na escola do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUCELIA TEREZINHA DZIUBATE FERREIRA.pdfapplication/pdf123024https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50366/1/R%20-%20E%20-%20LUCELIA%20TEREZINHA%20DZIUBATE%20FERREIRA.pdf6adb1623e91a63cc765e220d798b5a1dMD51open access1884/503662021-11-08 13:44:00.502open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/50366Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-08T16:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios da gestão democrática na escola do campo |
title |
Desafios da gestão democrática na escola do campo |
spellingShingle |
Desafios da gestão democrática na escola do campo Ferreira, Lucélia Terezinha Dziubate |
title_short |
Desafios da gestão democrática na escola do campo |
title_full |
Desafios da gestão democrática na escola do campo |
title_fullStr |
Desafios da gestão democrática na escola do campo |
title_full_unstemmed |
Desafios da gestão democrática na escola do campo |
title_sort |
Desafios da gestão democrática na escola do campo |
author |
Ferreira, Lucélia Terezinha Dziubate |
author_facet |
Ferreira, Lucélia Terezinha Dziubate |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Lucélia Terezinha Dziubate |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Silva da, 1972- |
contributor_str_mv |
Silva, Marcelo Silva da, 1972- |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Silva |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-08T16:44:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-08T16:44:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/50366 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/50366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50366/1/R%20-%20E%20-%20LUCELIA%20TEREZINHA%20DZIUBATE%20FERREIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6adb1623e91a63cc765e220d798b5a1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860506340818944 |