Materiais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Viviane Aparecida Fuggi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79895
Resumo: Orientadora: Profª. Draª Marynelma Camargo Garanhani
id UFPR_5dffc2f5d83235d2a30fe31578f80797
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79895
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-Lopes, Viviane Aparecida Fuggi2022-12-08T18:14:38Z2022-12-08T18:14:38Z2022https://hdl.handle.net/1884/79895Orientadora: Profª. Draª Marynelma Camargo GaranhaniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 02/09/2022Inclui referências: p. 170-181Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como as orientações de uso dos materiais e/ou equipamentos, apresentadas nos documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a Educação Infantil, abordam o movimento do corpo da criança. Para tanto, foi necessário identificar quais documentos orientam sobre o uso de materiais e/ou equipamentos na educação da criança e analisar como as orientações de uso dos materiais e/ou equipamentos, contidos nesses documentos, abordam o movimento do corpo da criança. O estudo se caracterizou como uma pesquisa documental construída a partir da análise de 14 documentos normativos e orientadores do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a Educação Infantil. A Análise Temática (AT), foi realizada à luz de pressupostos teóricos dos estudos de Forneiro (1998) sobre a organização dos espaços e materiais; Tim Ingold (2002, 2011), com as abordagens ecológicas; Gibson (1986) com o conceito de affordance, e Garanhani (2004, 2015) sobre o trabalho educativo do corpo da criança em movimento. A análise se organizou nos temas: 1. Tipos de materiais e/ou equipamentos para a Educação Infantil, a qual revelou evidências sobre características de polimaterialidade e multissensorialidade dos materiais e/ou equipamentos para a Educação Infantil; 2. Organização dos materiais e/ou equipamentos na Educação Infantil, ressaltou que a acessibilidade em espaços internos e externos é um elemento favorecedor dos movimentos para autonomia da criança; e 3. Relação da criança com os materiais e/ou equipamentos da Educação Infantil, mostrou que a exploração de movimentos em materiais e/ou equipamentos é necessária para a criança ampliar o conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo. As evidências conduziram à conclusão de que os documentos analisados trazem orientações sobre a necessidade da criança explorar o seu corpo em movimento, na relação com os materiais e/ou equipamentos disponibilizados nos ambientes da Educação Infantil e que estas experiências promovem interações entre crianças, crianças e adultos e delas com a natureza, por meio de affordances.Abstract: The research aims to understand how the guidelines for the use of materials and/or equipment, presented in the documents of the Ministry of Education of Brazil (MEC) for Early Childhood Education, address the movement of the child's body. Therefore, it was necessary to identify which documents provide guidance on the use of materials and/or equipment in child education and to analyze how the guidelines for the use of materials and/or equipment contained in these documents, address the movement of the child's body. The study was characterized as documentary research built from the analysis of 14 normative and guiding documents of the Ministry of Education of Brazil (MEC) for Early Childhood Education. The Thematic Analysis (TA) was carried out in the light of theoretical assumptions from studies by Forneiro (1998) on the organization of spaces and materials; Tim Ingold (2002, 2011), with ecological approaches; Gibson (1986) with the concept of affordance, and Garanhani (2004, 2015) on the educational work of the child's body in movement. The analysis was organized around the following themes: 1. Types of materials and/or equipment for Early Childhood Education, which revealed evidence of polymateriality and multisensory characteristics of materials and/or equipment for Early Childhood Education; 2. Organization of materials and/or equipment in Early Childhood Education, it was highlighted that the accessibility in internal and external spaces is an element that favors the movements for the autonomy of the child; and 3. Relationship of the child with the materials and/or equipment of Early Childhood Education, it was shown that the exploration of movements with materials and/or equipment is necessary for the child to expand the knowledge about themself and about the world. The evidence led to the conclusion that the documents analyzed guide the need for children to explore their body in movement, concerning materials and/or equipment available in Early Childhood Education environments and that these experiences promote interactions among children, children and adults, and with nature, through affordances.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação infantilAprendizagem ativaEducaçãoAvaliação sensorialMateriais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VIVIANE APARECIDA FUGGI LOPES.pdfapplication/pdf5753623https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79895/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20FUGGI%20LOPES.pdf6eb6af1f39a89fb6577eb8fecf697252MD51open access1884/798952022-12-08 15:14:38.249open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79895Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-08T18:14:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Materiais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantil
title Materiais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantil
spellingShingle Materiais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantil
Lopes, Viviane Aparecida Fuggi
Educação infantil
Aprendizagem ativa
Educação
Avaliação sensorial
title_short Materiais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantil
title_full Materiais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantil
title_fullStr Materiais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantil
title_full_unstemmed Materiais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantil
title_sort Materiais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantil
author Lopes, Viviane Aparecida Fuggi
author_facet Lopes, Viviane Aparecida Fuggi
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Viviane Aparecida Fuggi
contributor_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Aprendizagem ativa
Educação
Avaliação sensorial
topic Educação infantil
Aprendizagem ativa
Educação
Avaliação sensorial
description Orientadora: Profª. Draª Marynelma Camargo Garanhani
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-08T18:14:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-08T18:14:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79895
url https://hdl.handle.net/1884/79895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79895/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20FUGGI%20LOPES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6eb6af1f39a89fb6577eb8fecf697252
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860536887934976