Educação, arte e política : a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/37029 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira |
id |
UFPR_5e6eac2c99e11a94b6e69c24c85bab52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37029 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Rossano, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-2020-08-06T19:48:17Z2020-08-06T19:48:17Z2014https://hdl.handle.net/1884/37029Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo VieiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/11/2014Inclui referênciasResumo: A presente pesquisa pretende, por meio da investigação da trajetória intelectual de Erasmo Pilotto (1910-1992), analisar as concepções e o papel dado à arte como fundamento da formação cultural da criança e do professor, avaliando como, no decorrer de sua trajetória, suas concepções de arte variaram entre a arte tradicional e a moderna, classificadas por Pilotto como "arte longa" e "arte breve". A pesquisa se voltará à investigação dos espaços de sociabilidade e de atuação profissional desse autor, destacando entre esses espaços os campos artístico, educacional e político e suas inter-relações. Na história da educação paranaense, Pilotto foi um dos principais articuladores do Movimento pela Escola Nova - MEN, mas com uma compreensão diferente das principais concepções pedagógicas presentes no MEN, nas quais a arte era apresentada como uma atividade, entre outras, úteis para o desenvolvimento dos aspectos biológicos e psicológicos do desenvolvimento da criança. A proposta de Pilotto traz a centralidade da questão artística ligada a uma concepção filosófica espiritualista, contrastante portanto com a então crescente cientificização do campo educacional. O pensamento educativo de Pilotto, com ênfase na experiência estética como princípio formativo, se dá pela interlocução com autores diversos, como Tolstoi, Dewey, Gentile e Montessori, apropriados pelo intelectual e sintetizados em suas obras publicadas entre as décadas de 1940 e 1980. O referencial teórico que auxilia na construção dessa trajetória mantém relação com os conceitos de trajetória, campo, capital e habitus, de Pierre Bourdieu, e de figuração ou configuração, de Norbert Elias, além da contribuição teórica de Carlos Eduardo Vieira sobre a história intelectual. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas fontes provenientes de diversos arquivos e centros de pesquisa de Curitiba e Ponta Grossa. As fontes pesquisadas são de tipologias variadas, como documentos administrativos do estado, periódicos, manuscritos e documentos não publicados, além de obras, fotografias, imagens e depoimentos. Palavras-chave: Erasmo Pilotto, Intelectuais, História da Educação, História do Ensino de Arte.Abstract: This research intends, through the investigation of the intellectual trajectory of Erasmo Pilotto (1910-1992), to analyze conceptions and the role given to art as the basis of the cultural background of a child and teacher, assessing how, throughout the careers of each one, their conceptions of art varies, between traditional and modern art, classified by Pilotto as "long art" and "short art." This study will revolve around the investigation of the areas of sociability as well as the professional work of the researcher, highlighting, among these areas, the artistic, educational and political fields and their inter-relationships. Historically speaking, Pilotto was one of the chief organizers in Paraná of the Movement for the New School - MEN, but had a different understanding of basic organization conceptions from the MEN pedagogical proposals, in which art was placed as an activity detrimental to the biological and psychological development of children. Pilotto's proposal brought centrality to an artistic issue that linked to a spiritual concept, thus contrasting with an ever growing scientification of the field of education. Pilotto's thoughts on education, emphasizing the aesthetic experience as the main source of training, occurs in dialogues between many authors, including Tolstoi, Dewey, Gentile and Montessori, known for their intellectual contributions, and summarized in works published between the 1940 and 1980. The theoretical framework that assists in the creation of this path relates to the Pierre Bourdieu concepts of trajectory, field, capital and habitus, and to the figuring or configuring of Norbert Elias, in addition to the theoretical contributions of Carlos Eduardo Vieira on intellectual history. Sources from various archives and research centers of Curitiba and Ponta Grossa were used for this research. Various types of research sources were used, such as official documents, periodicals, manuscripts and unpublished documents, as well as photographs, images and testimonials. Key Words: Erasmo Pilotto, Intellectuals, History of Education, History of Art Education.341 f. : il. algumas color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducaçãoPilotto, Erasmo, 1910-1992Educação - HistóriaArte e educaçãoEducação, arte e política : a trajetória intelectual de Erasmo Pilottoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - ROSSANO SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1117https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37029/1/R%20-%20T%20-%20ROSSANO%20SILVA.pdf.jpg3e4046301e67049ec5b19a07a09fc7caMD51open accessTEXTR - T - ROSSANO SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain806373https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37029/2/R%20-%20T%20-%20ROSSANO%20SILVA.pdf.txtafc80bdf17b150c0b167b9c22865d9caMD52open accessORIGINALR - T - ROSSANO SILVA.pdfapplication/pdf7877528https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37029/3/R%20-%20T%20-%20ROSSANO%20SILVA.pdf65e7577ecdea2d8f68de86084a0c4be5MD53open access1884/370292020-08-06 16:48:18.021open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37029Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-06T19:48:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação, arte e política : a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto |
title |
Educação, arte e política : a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto |
spellingShingle |
Educação, arte e política : a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto Silva, Rossano, 1978- Teses Educação Pilotto, Erasmo, 1910-1992 Educação - História Arte e educação |
title_short |
Educação, arte e política : a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto |
title_full |
Educação, arte e política : a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto |
title_fullStr |
Educação, arte e política : a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto |
title_full_unstemmed |
Educação, arte e política : a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto |
title_sort |
Educação, arte e política : a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto |
author |
Silva, Rossano, 1978- |
author_facet |
Silva, Rossano, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rossano, 1978- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Carlos Eduardo, 1963- |
contributor_str_mv |
Vieira, Carlos Eduardo, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Educação Pilotto, Erasmo, 1910-1992 Educação - História Arte e educação |
topic |
Teses Educação Pilotto, Erasmo, 1910-1992 Educação - História Arte e educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-06T19:48:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-06T19:48:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/37029 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/37029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
341 f. : il. algumas color., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37029/1/R%20-%20T%20-%20ROSSANO%20SILVA.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37029/2/R%20-%20T%20-%20ROSSANO%20SILVA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37029/3/R%20-%20T%20-%20ROSSANO%20SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e4046301e67049ec5b19a07a09fc7ca afc80bdf17b150c0b167b9c22865d9ca 65e7577ecdea2d8f68de86084a0c4be5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898781311107072 |