Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alexandre Felipe, 1987-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71579
Resumo: Orientadora: Profa Dra Rosane Cardoso de Araújo
id UFPR_5eea1a628139b784f326db449e98dcac
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71579
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Martins, Alexandre Felipe, 1987-Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música2021-12-20T13:47:56Z2021-12-20T13:47:56Z2021https://hdl.handle.net/1884/71579Orientadora: Profa Dra Rosane Cardoso de AraújoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/04/2021Inclui referências: p. 204-226Resumo: Esta dissertação tem como tema as estratégias utilizadas por cantores líricos em seus estudos e performances. Nesse contexto, são consideradas estratégias como os pensamentos e os comportamentos adotados pelos músicos em seus estudos, visando influenciar seu estado motivacional e afetivo ou relacionados à administração de novos conhecimentos e habilidades, conceito este proposto por Jørgensen (2004). São objetivos deste trabalho a investigação das estratégias de cantores líricos profissionais para o desenvolvimento técnico/artístico do repertório, bem como a verificação da existência de estratégias específicas para etapas do processo de preparação, a análise das contingências e objetivos dessas estratégias e a descrição das categorias de estratégias adotadas. O método adotado foi o estudo multicasos, que se caracteriza por um amplo detalhamento e profundidade de poucos objetos, aproximando-se do fenômeno em pauta por uma obtenção circunstanciada de informações. Nesse método, os múltiplos casos permitem identificar evidências e estabelecer paralelos entre eles, oferecendo maior confiabilidade, se comparados aos estudos de caso singular. Os casos deste estudo foram três cantores líricos profissionais do Brasil em diferentes estágios da carreira. Os resultados apontam uma grande gama de estratégias que estão apresentadas em dois grandes grupos, sendo estratégias de desenvolvimento e execução e estratégias de gerenciamento. Entre os temas, encontram-se as estratégias ligadas ao preparo inicial, ao planejamento, ao aquecimento, à prática, à memorização, à avaliação, bem como à saúde, à concentração, à ansiedade, à organização do ambiente, à motivação e à fadiga. Entre os resultados, encontram-se algumas estratégias comuns entre os casos, como a apreciação musical de performances gravadas, a avaliação através de gravações das próprias execuções, as estratégias de saúde vocal e, para o manejo da ansiedade, a obtenção de segurança garantindo um bom preparo. Com este trabalho, espera-se oferecer subsídios aos performers musicais para que estudos mais conscientes e eficazes possam ser realizados. Palavras-chave: Estratégias. Cantor lírico. Aprendizagem vocal. Performance musical.Abstract: This dissertation has as its theme the strategies used by classical singers in their studies and performances. In this context, strategies are considered as the musicians' thoughts and behaviors in their studies in order to influence their motivational and affective state or related to the management of new knowledge and skills, a concept proposed by Jørgensen (2004). This work aims the investigation of the professional classical singers' strategies for the technical / artistic development of the repertoire, as well as the verification of the existence of specific strategies for stages of the preparation process, the analysis of the contingencies and objectives of these strategies and the description of the categories' strategies adopted. The method chosen was the multi-case study, which is featured by ample detail and depth of a few objects, approaching the investigated phenomenon by getting detailed information. In this method, multiple cases allow the identification of evidence and establish parallels among them, offering greater reliability when compared to single case studies. The cases in this study were three professional classical singers from Brazil in different career levels. The results point out to a wide range of strategies that are presented in two large groups, which are development and execution strategies and management strategies. Among the themes are strategies related to initial preparation, planning, warming-up, practice, memorization, evaluation, as well as health, concentration, anxiety, environmental organization, motivation and fatigue. In the results are some common strategies among the cases, such as the recorded performances musical appreciation, the evaluation through recordings of their own performances, the vocal health strategies and, for the management of anxiety, self-confidence, through a good preparation. This work is expected to offer subsidies to musical performers so that more conscious and effective studies may be carried out. Keywords: Strategies. Classical singer. Vocal learning. Musical performance.1 arquivo (228 p.) : PDF.application/pdfMúsicaCantoCantoresPrática interpretativa (Música)Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALEXANDRE FELIPE MARTINS.pdfapplication/pdf2465729https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71579/1/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20FELIPE%20MARTINS.pdf11d98cf9b585fd3d64a87a44b428c102MD51open access1884/715792021-12-20 10:47:56.435open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71579Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T13:47:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricos
title Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricos
spellingShingle Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricos
Martins, Alexandre Felipe, 1987-
Música
Canto
Cantores
Prática interpretativa (Música)
title_short Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricos
title_full Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricos
title_fullStr Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricos
title_full_unstemmed Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricos
title_sort Um estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricos
author Martins, Alexandre Felipe, 1987-
author_facet Martins, Alexandre Felipe, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alexandre Felipe, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Canto
Cantores
Prática interpretativa (Música)
topic Música
Canto
Cantores
Prática interpretativa (Música)
description Orientadora: Profa Dra Rosane Cardoso de Araújo
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-20T13:47:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-20T13:47:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71579
url https://hdl.handle.net/1884/71579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (228 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71579/1/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20FELIPE%20MARTINS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11d98cf9b585fd3d64a87a44b428c102
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898691522592768