A aquisição de vocabulário por intermédio da leitura
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24422 |
Resumo: | Orientador: José Erasmo Gruginski |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasGruginski, José Erasmo, 1944-Moreira, Maria Amélia Quélhas2022-11-08T15:21:29Z2022-11-08T15:21:29Z2000https://hdl.handle.net/1884/24422Orientador: José Erasmo GruginskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 29/06/2000Inclui referênciasÁrea de concentração : Língua inglesaAbstract: This study focuses on how vocabulary knowledge may be acquired as a by-product of reading for comprehension. There are competing theories that can be narrowed down to two basic lines of reasoning on how lexical knowledge can be attained: (i) vocabulary comes naturally through incidental, implicit and unconscious learning of word meanings from context and (ii) vocabulary must be explicitly and consciously taught and learned. The concept of "consciousness" is examined in light of the Cognitive Psychology, from an information-processing perspective, since theorists are concerned with finding whether language competence in general, and lexical competence specifically, is attained through implicit, unconscious processes, or through explicit, conscious processes or even through both conscious and unconscious processes. Those who support the first line of reasoning argue that new words should be presented in meaningful texts (and not isolated) and inferring the meanings of these words from context is considered by the proponents of this approach the most important strategy a learner uses when dealing with unknown words. However, as far as second-language learners are concerned, some researchers agree that heavy reliance on contextual guessing may not be the optimal learning strategy. This leads us to the second line of reasoning whose proponents believe it is impossible to conclude that learners go beyond comprehending an unfamiliar word to learning and remembering its meaning. For these researchers it is important to make the difference between deriving and learning word meanings from context. They argue for explicit teaching of certain types of vocabulary, with a significant emphasis on the explicit teaching of the most frequent words at an early stage of acquisition. After this, the context encountered when reading can lead to new knowledge of their collocations, additional meanings and other higher level knowledge. Besides, the less frequent words may be best learned by extensive reading since there is not enough time to learn all the words through conscious study. Empirical studies were examined and compared and the evidences suggest that explicit instruction along with extensive reading is the most suitable approach to vocabulary acquisition and therefore these approaches should not be considered in terms of "better/worse" or "either/or", but rather should be seen as complementary.Resumo: O foco de investigação desse estudo é avaliar como o conhecimento lexical pode ser adquirido como um subproduto da leitura, quando o objetivo é a compreensão do texto. Existem teorias rivais que podem ser restringidas a duas linhas básicas de raciocínio em relação a como o conhecimento lexical pode ser alcançado: (i) o vocabulário é obtido naturalmente por intermédio de aprendizagem incidental, implícita e inconsciente dos significados das palavras, por meio do contexto e (ii) o vocabulário deve ser explícita e conscientemente ensinado e aprendido. O conceito de "consciência" é examinado à luz da Psicologia Cognitiva, a partir de uma perspectiva de processamento da informação, uma vez que os teóricos estão preocupados em descobrir se a competência lingüística em geral, e a competência lexical em especial, é obtida por intermédio de processos implícitos e inconscientes, ou por processos explícitos e conscientes, ou, ainda, por meio de ambos os processos simultaneamente. Aqueles que defendem a primeira linha de raciocínio argumentam que as palavras novas devem ser apresentadas em textos significativos (e não isoladamente) e a inferencia dos significados dessas palavras por meio do contexto é considerada, pelos proponentes dessa abordagem, a estratégia mais importante que um aprendiz usa ao lidar com palavras desconhecidas. Contudo, no que diz respeito aos aprendizes de uma segunda língua, alguns pesquisadores concordam que confiar grandemente na inferencia contextual pode não ser a estratégia de aprendizagem ideal. Isso nos conduz à segunda linha de raciocínio cujos proponentes acreditam ser impossível concluir que os aprendizes vão além da compreensão de uma palavra desconhecida e aprendam e se recordem de seu significado. Para esses pesquisadores é importante esclarecer a diferença entre deduzir e aprender os significados das palavras por intermédio do contexto. Eles defendem a instrução explícita de certos tipos de vocabulário, enfatizando significativamente o ensino explícito das palavras mais freqüentes, em um estágio inicial de aquisição. Depois disso, o contexto encontrado na leitura pode conduzir a um conhecimento novo das colocações dessas palavras, seus significados adicionais e outros conhecimentos mais especializados. Além disso, as palavras menos freqüentes podem ser melhor aprendidas por intermédio da leitura extensiva uma vez que não há tempo suficiente para aprender-se todas as palavras por meio de estudo consciente. Estudos empíricos foram examinados e comparados e as evidências sugerem que a instrução explícita aliada à leitura extensiva é a abordagem mais apropriada à aquisição de vocabulário e, por essa razão, essas duas abordagens não devem ser consideradas em termos de "a melhor/a pior" ou "ou uma/ou outra", ao contrário, devem ser vistas como complementares.vii, 193 f.application/pdfDisponível em formato digitalVocabulario - LeituraLeitura - Vocabulários, glossários, etc.Redação acadêmicaA aquisição de vocabulário por intermédio da leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MOREIRA, MARIA AMELIA QUELHAS.pdfapplication/pdf5746051https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24422/1/D%20-%20MOREIRA%2c%20MARIA%20AMELIA%20QUELHAS.pdf7fd1a6c10a21a5d3a0da4d5ddae02632MD51open accessTEXTD - MOREIRA, MARIA AMELIA QUELHAS.pdf.txtExtracted Texttext/plain379503https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24422/2/D%20-%20MOREIRA%2c%20MARIA%20AMELIA%20QUELHAS.pdf.txt0f7a4b40e854f229ab6e1e418bfb31b4MD52open accessTHUMBNAILD - MOREIRA, MARIA AMELIA QUELHAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24422/3/D%20-%20MOREIRA%2c%20MARIA%20AMELIA%20QUELHAS.pdf.jpg5f3c62f6c15c23600414fda744bec46dMD53open access1884/244222022-11-08 12:21:29.137open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24422Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-08T15:21:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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