Educação, lazer e cidades educadoras : contribuições e implicações a partir de três estudos de revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Clóvis Jacob
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79950
Resumo: Orientadora: Prof.a Dr.a Cristiane do Rocio Wosniak
id UFPR_5fbdf8aeb0c85f3a81a6f31a5f5b287c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79950
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWosniak, Cristiane, 1963-Martins, Clóvis Jacob2022-12-07T14:22:56Z2022-12-07T14:22:56Z2022https://hdl.handle.net/1884/79950Orientadora: Prof.a Dr.a Cristiane do Rocio WosniakDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2022Inclui referências: p. 105-112Resumo: A dissertação intitulada: Educação, lazer e cidades educadoras: contribuições e implicações a partir de três estudos de revisão nasce de uma questão-problema específica: de que modo e com que meios a Educação, o Lazer e as Cidades Educadoras se apresentam e/ou se articulam nos estudos científicos publicados nos últimos vinte anos? Para responder à questão adota-se uma abordagem qualitativa do tipo descritiva e interpretativa através do levantamento de pesquisas acadêmicas que se debruçam sobre os temas: educação, lazer, rua e Cidades Educadoras. A metodologia utilizada será de estudos de revisão com o objetivo de adquirir, atualizar e contextualizar conhecimentos sobre a temática recortada. Portanto, esta dissertação seguirá com quatro estudos de revisão de literatura, sendo uma revisão narrativa, duas pesquisas do tipo estado da arte, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e uma busca sistemática, em diferentes bases de dados científicas no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A coleta de dados, foi obtida por meio da consulta e levantamento de dados extraídos de teses, dissertações e artigos científicos disponibilizados nas bases de dados online, num período de 20 anos (2001-2021) sendo a primeira publicação, selecionada, do ano de 2006 e a última do ano de 2014, o que indica que as teses e dissertações brasileiras ainda terão muito a contribuir para esse fenômeno social e relevante desse tempo contemporâneo. O método de análise utilizado foi a análise de conteúdo (AC) proposta por Minayo (2006; 2009) que, além de buscar identificar as temáticas dos textos aqui recortados, visa organizar tais dados e analisar os resultados obtidos a partir de categorias identificadas com base no referencial teórico e no levantamento dos estudos de revisão empreendidos nesta dissertação. A educação, a cidade e o lazer são fatos sociais complexos e históricos. De modo que, a proposição de investigar as suas correlações e aproximações, exige um esforço acadêmico que busque revelar, mesmo que minimamente, os elementos que os unam e os potencializem na dinâmica da vida humana em seus processos educativos fomentados pelo movimento das Cidades Educadoras. Como resultados do estudo é possível afirmar que a educação, numa Cidade Educadora, deve ser considerada, segundo os dados analisados, como um projeto coletivo, social, consciente e intencional, buscando um futuro melhor, consensos possíveis enquanto uma dimensão chave do projeto educativo. Foi possível observar algumas contribuições e outras implicações positivas do movimento Cidade Educadora em todos os trabalhos analisados, o que não significa ausência de olhares críticos e da discussão de suas contradições e incoerências o que indica a sua complexidade e necessidade de mais estudos.Abstract: The dissertation entitled: Education, leisure and educating cities: contributions and implications from three review studies is born from a specific problem-question: in what way and with what means does Education, Leisure and Educating Cities present themselves and, or articulate in scientific studies published in the last twenty years? In order to answer the question, a qualitative approach of the descriptive and interpretive type is adopted through the survey of academic researches that focus on the themes: education, leisure, street and educating cities. The methodology used will be review studies with the objective of acquiring, updating and contextualizing knowledge about the selected theme. Therefore, this dissertation will continue with four literature review studies, being a narrative review, two state-of-the-art research, carried out in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and a systematic search, in different scientific databases on the portal of Periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Data collection was obtained through consultation and collection of data extracted from theses, dissertations and scientific articles made available in online databases, over a period of 20 years (2001- 2021) with the first publication, selected, in the year of 2006 and the last one in 2014, which indicates that Brazilian theses and dissertations will still have much to contribute to this social and relevant phenomenon of this contemporary time. The analysis method used was the content analysis (CA) proposed by Minayo (2006; 2009) which, in addition to seeking to identify the themes of the texts presented here, aims to organize such data and analyze the results obtained from identified categories based on in the theoretical framework and in the survey of the review studies undertaken in this dissertation. Education, the city and leisure are complex and historical social facts. So, the proposition of investigating their correlations and approximations requires an academic effort that seeks to reveal, even if minimally, the elements that unite them and potentiate them in the dynamics of human life in their educational processes fostered by the Educating Cities movement. As a result of the study, it is possible to affirm that education, in an Educating City, must be considered, according to the analyzed data, as a collective, social, conscious and intentional project, seeking a better future, possible consensus as a key dimension of the educational project. It was possible to observe some contributions and other positive implications of the Educating Cities movement in all the works analyzed, which does not mean the absence of critical views and the discussion of its contradictions and inconsistencies, which indicates its complexity and the need for more studies.1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçãoLazerSociologia educacionalSociologia urbanaEducaçãoEducação, lazer e cidades educadoras : contribuições e implicações a partir de três estudos de revisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLOVIS JACOB MARTINS.pdfapplication/pdf1271181https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79950/1/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20JACOB%20MARTINS.pdf407dc95c0547476e19a2aea53536471dMD51open access1884/799502022-12-07 11:22:56.273open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79950Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-07T14:22:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação, lazer e cidades educadoras : contribuições e implicações a partir de três estudos de revisão
title Educação, lazer e cidades educadoras : contribuições e implicações a partir de três estudos de revisão
spellingShingle Educação, lazer e cidades educadoras : contribuições e implicações a partir de três estudos de revisão
Martins, Clóvis Jacob
Educação
Lazer
Sociologia educacional
Sociologia urbana
Educação
title_short Educação, lazer e cidades educadoras : contribuições e implicações a partir de três estudos de revisão
title_full Educação, lazer e cidades educadoras : contribuições e implicações a partir de três estudos de revisão
title_fullStr Educação, lazer e cidades educadoras : contribuições e implicações a partir de três estudos de revisão
title_full_unstemmed Educação, lazer e cidades educadoras : contribuições e implicações a partir de três estudos de revisão
title_sort Educação, lazer e cidades educadoras : contribuições e implicações a partir de três estudos de revisão
author Martins, Clóvis Jacob
author_facet Martins, Clóvis Jacob
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wosniak, Cristiane, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Clóvis Jacob
contributor_str_mv Wosniak, Cristiane, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Lazer
Sociologia educacional
Sociologia urbana
Educação
topic Educação
Lazer
Sociologia educacional
Sociologia urbana
Educação
description Orientadora: Prof.a Dr.a Cristiane do Rocio Wosniak
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-07T14:22:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-07T14:22:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79950
url https://hdl.handle.net/1884/79950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79950/1/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20JACOB%20MARTINS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 407dc95c0547476e19a2aea53536471d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860240945184768