Universidades empreendedoras à luz da teoria das capacidades dinâmicas : um estudo multicasos no estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaniak, Vivien, 1978-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70459
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Rivanda Meira Teixeira
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spelling Kaniak, Vivien, 1978-Teixeira, Rivanda Meira, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2021-05-05T19:09:08Z2021-05-05T19:09:08Z2020https://hdl.handle.net/1884/70459Orientadora: Profa. Dra. Rivanda Meira TeixeiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 18/12/2020Inclui referências: p.368-393Área de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: A literatura desenvolvida sobre as universidades nas últimas décadas denota a preocupação dos pesquisadores em compreender o que pode ser feito para aperfeiçoar as universidades em sua missão empreendedora, contribuindo para que elas possam melhorar seus modelos de atuação e melhor adaptar-se às rápidas mudanças que ocorrem no contexto atual. A teoria das capacidades dinâmicas pode contribuir nessa busca, uma vez que, considera a capacidade de uma organização em se adaptar a um ambiente dinâmico, de maneira a alcançar vantagens competitivas em um contexto de constante mutação. A fim de aprofundar essa compreensão e, levando em consideração a lacuna existente na literatura em relação à análise das universidades empreendedoras conjuntamente com os pressupostos da referida teoria, essa pesquisa objetivou analisar como as universidades paranaenses desenvolvem suas atividades empreendedoras à luz da teoria das capacidades dinâmicas. Mais especificamente, este estudo pretendeu delinear as características das universidades; mapear as atividades empreendedoras desenvolvidas; apontar como ocorrem as dimensões sensing, seizing e transforming com base nessas atividades e, finalmente, identificar os resultados alcançados pelas atividades empreendedoras. Foram investigadas as agências de inovação/NITs, principais núcleos responsáveis pelo fomento ao empreendedorismo e à inovação de universidades. Por meio de uma abordagem qualitativa, a estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo de casos múltiplos, que permitiu uma compreensão mais ampla do fenômeno pesquisado. Foram realizadas 36 entrevistas semiestruturadas com diversos atores ligados às agências de inovação/NITs, bem como realizada pesquisa documental. Os resultados demonstram que as principais atividades empreendedoras foram geração de propriedade intelectual, processos de transferência de tecnologia, geração de parcerias colaborativas e incubação de empresas. Observou-se que as universidades paranaenses analisadas neste estudo desenvolvem suas atividades empreendedoras realizando ações nas dimensões de sense, seize e transforming principalmente por meio de suas agências de inovação ou NITs, que são o lócus principal onde essas instituições mantém a conexão com o mercado e com a sociedade. Concluiu-se que as práticas que configuram essas ações como: criação de programas e eventos para captar ideias empreendedoras de alunos, incentivo aos membros internos para realização de transferência de tecnologia, acompanhamento de novas criações na incubadora, participação em eventos, benchmarking e compartilhamento de conhecimento além de padronização dos processos visando agilidade, reformulação de atividades e modelo de negócio e reconhecimento e diálogo com a reitoria da universidade são as bases que permitiram para que as universidades estudadas desenvolvessem suas atividades empreendedoras de modo a conseguir benefícios e bons resultados. Este estudo contribuiu teoricamente ao apresentar um modelo conceitual de atuação de universidades empreendedoras baseado na teoria das capacidades dinâmicas, que poderá ser útil para o avanço da compreensão do tema e o desenvolvimento de futuras pesquisas. No que diz respeito à contribuição prática deste estudo, acredita-se que suas análises e discussões possam orientar o trabalho de gestores universitários, de modo a assegurar vantagens em relação à sustentabilidade da universidade e sua capacidade de responder mais prontamente aos desafios da atualidade. Palavras-chave: Universidades Empreendedoras. Capacidades Dinâmicas. Atividades Empreendedoras Universitárias. Parcerias universidade-empresa-governo-sociedade.Abstract: The literature developed on universities in recent decades shows the concern of researchers to understand what can be done to improve universities in their entrepreneurial mission, contributing to improve their performance models and better adapt to the rapid changes that occur in the current context. The theory of dynamic capabilities can contribute to this search, since it considers an organization's ability to adapt to a dynamic environment, in order to achieve competitive advantages in a context of constant change. In order to deepen this understanding and, taking into account the gap in the literature in relation to the analysis of entrepreneurial universities in conjunction with the assumptions of that theory, this research aimed to analyze how universities in Paraná develop their entrepreneurial activities in the light of the theory of dynamic capabilities. Specifically, this study aimed to outline the characteristics of the universities; map the entrepreneurial activities developed; point out how the sensing, seizing and transforming dimensions occur based on these activities and, finally, to identify the results achieved by entrepreneurial activities. Innovation agencies / ETTs, the main department responsible for promoting entrepreneurship and innovation in universities were investigated. Through a qualitative approach, the research strategy adopted was a multiple case study, which allowed a broader understanding of the researched phenomenon. 36 semi-structured interviews were carried out with different actors linked to innovation agencies / NITs, as well as documentary research. The results demonstrate that the main entrepreneurial activities were the generation of intellectual property, the technology transfer process, the generation of collaborative partnerships and the incubation of companies. It was observed that the Paraná universities analyzed in this study develop their entrepreneurial activities by carrying out actions in the dimensions of meaning, apprehending and transforming mainly through their innovation agencies or NITs, which are the main locus where these institutions maintain the connection with the market and with society. It was concluded that the practices that configure these actions such as: creating programs and events to capture entrepreneurial ideas from students, encouraging internal members to carry out technology transfer, monitoring new creations in the incubator, participation in events, benchmarking and sharing of knowledge in addition to standardization of complementary processes agility, reformulation of activities and business model and recognition and dialogue with the university rectory are bases that allow the studied universities to develop their entrepreneurial activities in order to achieve benefits and good results. This study contributed theoretically by presenting a conceptual model of performance by entrepreneurial universities based on the theory of dynamic capabilities, which may be useful for advancing the understanding of the theme and the development of future research. Regarding to the practical contribution of this study, it is believed that its analyzes and discussions can guide the work of university managers, in order to ensure advantages in relation to the sustainability of the university and its ability to respond more readily to today's challenges. Keywords: Entrepreneurial Universities. Dynamic Capabilities. University Entrepreneurial Activities. University-business-government-society partnership.1 arquivo (399 p.).application/pdfUniversidades e faculdadesAdministraçãoCapacidade executivaEmpreendedorismoUniversidades empreendedoras à luz da teoria das capacidades dinâmicas : um estudo multicasos no estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - VIVIEN MARIANE MASSANEIRO KANIAK.pdfapplication/pdf5280016https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70459/1/R%20-%20T%20-%20VIVIEN%20MARIANE%20MASSANEIRO%20KANIAK.pdfa51ea933f148d281d8af14338ad507c2MD51open access1884/704592021-05-05 16:09:08.155open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70459Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T19:09:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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