Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Thais Adriane Vieira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47974
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jamil Cabral Sierra
id UFPR_60f32ec42a930bbb4d38a1a3d1a2dd86
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47974
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSierra, Jamil Cabral, 1967-Matos, Thais Adriane Vieira de2023-11-07T19:19:40Z2023-11-07T19:19:40Z2017https://hdl.handle.net/1884/47974Orientador: Prof. Dr. Jamil Cabral SierraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2017Inclui referências : f. 123-129Resumo: A começar da noção foucaultiana de discurso e dos Estudos de Gênero – principalmente os realizados por Judith Butler e Guacira Lopes Louro – a análise discursiva dessa dissertação ocorre, baseada em textos elaborados por professoras que se inscreveram no curso "GDE – Gênero e Diversidade na Escola", oferecido pelo Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Assim, quais discursos, situados nos textos das professoras, forjam as concepções de gênero e sexualidade ali expressas? Em que medida tais discursividades, que permeiam as políticas públicas de inclusão da diversidade sexual e de gênero no Brasil, podem gerar processos de in/exclusão? Partindo dessas perguntas, problematizou-se a relação entre as concepções de gênero e de sexualidade apresentadas por docentes e os discursos de inclusão escolar contemporâneos em que se atrelam. Concluindo que, majoritariamente, as concepções de gênero/sexualidade acionadas enredam-se numa perspectiva totalizante e pretensamente fixadora dos gêneros e das sexualidades, seja no conceito de natureza, seja no conceito de cultura. Ademais, esses enunciados, localizados no contexto das políticas públicas de inclusão escolar da diversidade sexual e de gênero, trazem retóricas de respeito, tolerância e humanidade, que essencializam as identidades sexuais e generificadas, mantendo a dicotomia entre quem está incluída – que respeita/tolera, e quem está para ser incluída – respeitada/tolerada, denotando a simultaneidade da exclusão em contextos inclusivos. Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Corpo. Discurso. Inclusão. Formação docente.Resumen: A partir de la noción foucaultiana de discurso y de los Estudios de Género - principalmente los realizados por Judith Butler y Guacira Lopes Louro - el análisis discursivo de esta disertación ocurre, basada en textos elaborados por profesoras que se inscribieron en el curso "GDE - Género y Diversidad en la Escuela ", Ofrecido por el Sector Litoral de la Universidad Federal de Paraná. Así, ¿qué discursos, situados en los textos de las profesoras, forjan las concepciones de género y sexualidad allí expresadas? ¿En qué medida tales discursividades, que permean las políticas públicas de inclusión de la diversidad sexual y de género en Brasil, pueden generar procesos de in-exclusión? A partir de esas preguntas, se ha cuestionado la relación entre las concepciones de género y de sexualidad presentadas por docentes y los discursos de inclusión escolar contemporáneos en que se atrevan. Concluyendo que, mayoritariamente, las concepciones de género/sexualidad accionadas se enredan en una perspectiva totalizadora y pretendidamente fijadora de los géneros y de las sexualidades, sea en el concepto de naturaleza, sea en el concepto de cultura. Además, estos enunciados, ubicados en el contexto de las políticas públicas de inclusión escolar de la diversidad sexual y de género, traen retóricas de respeto, tolerancia y humanidad, que esencializan las identidades sexuales y generalizadas, manteniendo la dicotomía entre quienes están incluidas - que respeta/tolera y quién está para ser incluida - respetada/tolerada, denotando la simultaneidad de la exclusión en contextos inclusivos. Palavras-chave: Género. Sexualidad. Cuerpo. Discurso. Inclusión. Formación docente.129 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoIdentidade de gêneroSexoGênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THAIS ADRIANE VIEIRA DE MATOS.pdfapplication/pdf843188https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47974/1/R%20-%20D%20-%20THAIS%20ADRIANE%20VIEIRA%20DE%20MATOS.pdf7a489bbc27f42344c6838d7e6cc179bcMD51open access1884/479742023-11-07 16:19:40.437open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47974Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-07T19:19:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
title Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
spellingShingle Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
Matos, Thais Adriane Vieira de
Educação
Identidade de gênero
Sexo
title_short Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
title_full Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
title_fullStr Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
title_full_unstemmed Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
title_sort Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
author Matos, Thais Adriane Vieira de
author_facet Matos, Thais Adriane Vieira de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sierra, Jamil Cabral, 1967-
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Thais Adriane Vieira de
contributor_str_mv Sierra, Jamil Cabral, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Identidade de gênero
Sexo
topic Educação
Identidade de gênero
Sexo
description Orientador: Prof. Dr. Jamil Cabral Sierra
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-07T19:19:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-07T19:19:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47974
url https://hdl.handle.net/1884/47974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47974/1/R%20-%20D%20-%20THAIS%20ADRIANE%20VIEIRA%20DE%20MATOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a489bbc27f42344c6838d7e6cc179bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898808865587200