BIM e DFMA visando a redução da quantidade de partes da construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malewschik, Fernando Henrique
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/46014
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Sergio Scheer
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilScheer, Sérgio, 1957-Malewschik, Fernando Henrique2024-06-11T15:32:43Z2024-06-11T15:32:43Z2016https://hdl.handle.net/1884/46014Orientador : Prof. Dr. Sergio ScheerAcompanha CD-ROMDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 2016Inclui referências : f. 104-108Área de concentração: Ambiente construído e gestãoResumo: A construção civil tem apresentado produtividade baixa nos últimos anos e que não melhorou na mesma proporção que outros setores da economia, como o automobilístico ou de manufatura. Algumas alternativas vêm sendo pensadas e implantadas para melhorar esse quadro enfrentado pela indústria da construção civil (ICC). Dentre elas, a Modelagem da Informação da Construção (BIM). Entretanto, salienta-se que o que chama a atenção nos setores cuja produtividade é crescente, refere-se à alta industrialização e automatização da fabricação de produtos. Sabe-se que um dos processos responsáveis por esse aumento de produtividade é a possibilidade de reduzir o número de partes de um projeto por intermédio do projeto para fabricação e montagem (DFMA), atualmente adotado pelo setor aeroespacial, automobilístico e de manufatura. A hipótese levantada foi a de que a aplicação de BIM e DFMA em conjunto no processo de projeto pode diminuir a quantidade de "partes da construção" e, consequentemente, trazer diversos benefícios para os projetos. Nesse sentido, esta dissertação teve como objetivo utilizar o processo BIM aliado com DFMA para o desenvolvimento de um projeto visando a redução do número de "partes da construção". O método utilizado foi o Design Science Research e contemplou uma revisão bibliográfica de fontes primárias e de artigos publicados em periódicos de alto impacto e a elaboração de um artefato utilizando BIM e DFMA em conjunto. Foi desenvolvida uma modelagem de um projeto residencial, a partir de projetos convencionais. Esse modelo foi desenvolvido posteriormente através da metodologia DFMA com o objetivo de reduzir a quantidade de partes da construção utilizando outras soluções alternativas pré-fabricadas ou industrializadas. Após análise do artefato entende-se que foi possível reduzir a quantidade de partes do projeto e que nesse caso específico houve expressiva redução da quantidade de partes (98,35%). A partir da revisão bibliográfica, pode-se afirmar que a diminuição da quantidade de partes de um produto gera uma melhora na análise do projeto. Pode-se afirmar também que a redução da quantidade de partes pode gerar muitos benefícios ao projeto, como maior controle do projeto, maior velocidade de execução e montagem, possuir menos informação a ser trocada durante a montagem e execução do produto, gerar redução de custos, dentre outros benefícios possíveis. Também, constatou-se que se o projeto utiliza soluções prémoldadas e modulares, BIM se torna uma ferramenta poderosa para o levantamento da quantidade de partes da construção.Abstract: The productivity of the Architecture, Engineering and Construction (AEC) industry in recent years has not grown in the same proportion as it has in other sectors, such as automotive or manufacturing. Some alternatives are emerging to improve this situation faced by the AEC industry, among them, the Building Information Modeling (BIM). However, one important aspect observed in those sectors whose productivity is growing, refers to the high industrialization and automation of the manufacturing products. It is known that one of the processes responsible for this increased productivity is the possibility of reducing the number of parts of a building design through the Design for Manufacturing and Assembly (DFMA), currently adopted by the aerospace, manufacturing and automotive areas. The hypothesis was that the application of BIM and DFMA together in the design process may decrease the amount of "construction parts" and therefore have various benefits for the projects. In this sense, this work aimed to use the BIM process combined with DFMA to develop a project aimed at reducing the number of "construction parts." The method used was the Design Science Research and included a literature review of primary sources and articles published in high impact journals on the subject and the development of an artifact using BIM and DFMA together. A residential project model was developed from conventional designs. This model was developed by DFMA method to reduce the number of construction parts using prefabricated or industrialized solutions. After artifact analysis was possible to reduce the number of parts and in this particular case there was a significant reduction in the construction parts (98,35%). From the literature review, it can be said that the decrease in number of parts generates an improvement in project analysis. One can also say that reducing the number of parts can generate many benefits to the project as greater control of the project, greater speed of execution and assembly, less information to be exchanged during assembly, cost reduction, among other possible benefits. Also, it was found that if the design utilizes modular or industrialized solutions, BIM becomes a powerful tool for quantify construction parts.109 p. : il. algumas color., tabs.application/pdf application/x-compressedDisponível em formato digitalEngenharia CivilConstrução civil - EstimativasProjetos de engenhariaModelagem de informação da construçãoBIM e DFMA visando a redução da quantidade de partes da construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDO HENRIQUE MALEWSCHIK.pdfapplication/pdf5761709https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46014/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDO%20HENRIQUE%20MALEWSCHIK.pdf013876a9453b215cf3ba6731c6f1e643MD51open accessR - D - FERNANDO HENRIQUE MALEWSCHIK - ANEXO.zipapplication/zip1166844https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46014/2/R%20-%20D%20-%20FERNANDO%20HENRIQUE%20MALEWSCHIK%20-%20ANEXO.zipb8044ea2b5a7114b349be360f0eca8d5MD52open accessR - D - FERNANDO HENRIQUE MALEWSCHIK - APENDICES.zipapplication/zip540508137https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46014/3/R%20-%20D%20-%20FERNANDO%20HENRIQUE%20MALEWSCHIK%20-%20APENDICES.zip62f89cd3410088ba6447c8066d42d83cMD53open access1884/460142024-06-11 12:32:43.513open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46014Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-11T15:32:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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