Avaliação da sonolência diurna em adolescentes : comparação entre dois instrumentos
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/30163 |
Resumo: | Orientador: Fernando Mazzili Louzada |
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Bumbeer, Janaína de Araújo, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasLouzada, Fernando Mazzilli, 1964-2022-08-29T17:02:17Z2022-08-29T17:02:17Z2007https://hdl.handle.net/1884/30163Orientador: Fernando Mazzili LouzadaMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : Durante o desenvolvimento, ocorrem modificações nas características do ciclo vigília/sono (CVS) humano. Na adolescência, esta modificação é evidenciada pelo atraso de fase concomitante à maturação puberal. A combinação do atraso da fase de sono com os horários matutinos de início das aulas contribui para a privação de sono entre os adolescentes, provocando um aumento da sonolência diurna. Outros impactos negativos podem ser listados, como problemas de humor, no comportamento, aumento de sintomas depressivos, maiores riscos de acidentes graves, maior vulnerabilidade ao uso de substâncias psicoativas, hiperatividade, comprometimento do desempenho em diversas áreas, como a escolar. Como tentativa de melhorar o hábito de sono dos adolescentes e, conseqüentemente, diminuir a sonolência diurna, têm surgido programas de educação sobre o sono. Nesses estudos, a sonolência é uma variável que pode ser utilizada para avaliar o efeito da intervenção do programa. Existem diversos métodos para avaliação da sonolência em seres humanos. O presente estudo teve como objetivo comparar dois métodos de avaliação da sonolência diurna, a Escala de Karolinska (KSS) e a tarefa de vigilância psicomotora (PVT), em estudos de campo com adolescentes. O estudo foi realizado com 37 alunos da 8ª série de uma escola pública de Curitiba. Os sujeitos foram submetidos aos testes durante 5 dias letivos consecutivos, em dois momentos do dia: durante a primeira e a última aula. Em cada momento eles preencheram uma escala subjetiva de sonolência (KSS) e realizavam o teste de desempenho (PVT). O teste de desempenho foi realizado utilizando-se computadores de mão, palm-tops. Para comparar os métodos, foi obtida a correlação entre os mesmos, através do coeficiente de Spearman. A Escala de Karolinska foi comparada tanto com as médias quanto com as medianas do PVT, encontrando-se correlação positiva para ambos os casos. As mesmas correlações foram feitas para cada sujeito separadamente, o que mostrou que apesar da correlação positiva encontrada, há grandes variações entre os indivíduos.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderSonoAdolescentesAvaliação da sonolência diurna em adolescentes : comparação entre dois instrumentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMonografia Janaina de Araujo Bumbeer.pdfapplication/pdf184537https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30163/1/Monografia%20Janaina%20de%20Araujo%20Bumbeer.pdf5aff64071bcaf71e8b1d61580ac2b79cMD51open accessTEXTMonografia Janaina de Araujo Bumbeer.pdf.txtExtracted Texttext/plain51406https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30163/2/Monografia%20Janaina%20de%20Araujo%20Bumbeer.pdf.txt17e11f600122ec769f2e9d2ca4feb05dMD52open accessTHUMBNAILMonografia Janaina de Araujo Bumbeer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30163/3/Monografia%20Janaina%20de%20Araujo%20Bumbeer.pdf.jpgc8b8a1c7a476ebc1c65ee4dc95b12aa1MD53open access1884/301632022-08-29 14:02:17.89open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30163Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-29T17:02:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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