Avaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Odilon Carlos, 1950-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35887
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Amélia Sabbag Zainko
id UFPR_6314ae08dd5eb36fde7bfbd3369b2e8e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35887
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nunes, Odilon Carlos, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoZainko, Maria Amélia Sabbag2022-08-03T16:36:26Z2022-08-03T16:36:26Z2014https://hdl.handle.net/1884/35887Orientadora: Profª Drª Maria Amélia Sabbag ZainkoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/03/2014Inclui referênciasResumo: No presente trabalho tem-se como alvo central examinar e inquirir os processos de avaliação escolar que se desenvolveram contemporaneamente, em nosso país, no que diz respeito aos seus substratos e bases sociais e educacionais, e, também, no que concerne aos problemas e aos efeitos decorrentes das tendências e das relações de conservação e mudança em andamento. Para tanto, volta-se à consideração das questões que advêm tanto das suas configurações conceituais como das suas formulações e usos nos níveis instrumentais. Nesse complexo e denso terreno histórico e educativo, almeja-se, primordialmente, caracterizar, articular e contrapor, de modo mediado e não mecânico e linear, as visões de avaliação que absorvem e assumem formas e conteúdos de tipo regulatório e de controle negativo e, ao mesmo tempo e em contrapartida, expressam e manifestam dimensões de renovação, acolhimento e pluralidade. Assim é que pretende-se, por um lado, dar destaque aos postulados e operações que frequente e corriqueiramente acometem e afetam os recursos avaliativos, impelindo-os ao cumprimento de atribuições que os afastam e os desobrigam dos seus fins e meios substantivos e essenciais, a saber, aqueles que cultivam e fomentam uma razão nuclearizada pelos nexos propriamente pedagógicos. E, em igual medida, reorientam-se e passam a preconizar e a perpetrar objetivos e metas identificados com valores de extração conservadora e autoritária, desembocando, não poucas vezes, no apelo e no reforço aos exercícios e aos mecanismos que efetuaram e propagam a seleção e a exclusão educacional e social. Não obstante, posto por outro lado, vislumbram-se os agentes – e as correspondentes atividades avaliativas – que podem vir a impulsionar e a desencadear as ações e as tarefas que emprestarão sentidos eminentemente positivos, reformando e, mesmo, transformando os atuais padrões que, embora modernizados, impregnam e saturam com os seus traços de coerção e conservadorismo os modos de pensar e fazer a avaliação educacional. Nesse contexto, acena-se para a possibilidade – já em curso, aliás – de construir e consolidar uma concepção (e prática) de avaliação mais crítica e reflexiva, que intente transcender os restritos e limitados receituários avaliativos vigentes em vista de uma perspectiva ampliada, isto é, mais democrática, inclusiva e humana. Indica-se, ainda, que na dinâmica em curso, os procedimentos que dão corpo e conferem significados à criação e à aplicação dos métodos e instrumentos avaliativos, tendencialmente, fundem, alternam e sintetizam essa dupla carga de "funções" – positivas e negativas – arroladas e separadas em abstrato. Provavelmente, em concreto, os processos de avaliação educacional realizam-se de maneira a incluir, simultânea e contraditoriamente, essa duplicidade de propósitos e feições em suas incessantes intervenções no real, com o qual se deparam, se confrontam e interagem.Abstract: The present work has as the main target to examine and investigate the process of school evaluation assessment which has developed contemporaneously, in our country, that is concerned with its substrates, social and educational backgrounds, and is also concerned with the problems and effects of the trends and between the relations of conservation and change in progress. For that, it turns to the consideration of issues which arise both from their conceptual configurations as their formulations and uses of the instrumental levels. In this complex, dense, historical and educational field, the aim is primarily to characterize, articulate and counter in a mediating and non-mechanical and linear way, the evaluation views which absorb and assume forms and contents of a regulatory nature and negative control. On the other hand, they express and manifest dimensions of renovation, hosting and plurality at the same time. So that, first it is intended to highlight the postulates and operations that frequently and routinely involve and affect the evaluative resources , prompting them to fulfill assignments that keep them away and absolve them of their purpose, substantive and essential means such as those which cultivate and foster a core reason by properly teaching nexus. And, in equal measurement, they reorient and begin to advocate and perpetrate goals and targets identified with values of conservative and authoritarian extraction, which end, not infrequently, in the strengthening and appeal of the financial mechanisms that make and propagate the educational and social selection and exclusion. Nevertheless the agents, on the other hand, glimpse themselves and the corresponding evaluation activities - that may boost and trigger actions and tasks that lend eminently positive meanings, renovating and even transforming the current standards that , although modernized, permeate and saturate with its traces of coercion and conservative ways of thinking and doing the educational evaluation. In this context, waving to the possibility - already underway, by the way - to build and consolidate a concept (and practice) of a more critical and reflective evaluation and which attempts to transcend the narrow and limited existing evaluative prescriptions in view of an enlarged perspective, which means being more democratic, inclusive and humane. It also indicates that the dynamic ongoing procedures that embody and give meaning to the creation and application of methods and evaluation tools would tend to merge, alter and synthesize this double load " functions " - positive and negative - enrolled and separated in the abstract. Probably, in particular, the processes of educational evaluation shall be conducted to include, simultaneously and contradictorily, this duality of purpose and features in their incessant interventions in the real, with which they face, confront and interact.302f.application/pdfDisponível em formato digitalTesesAvaliação educacionalEducação - Aspectos políticosEducaçãoAvaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ODILON CARLOS NUNES.pdfapplication/pdf1898096https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35887/1/R%20-%20T%20-%20ODILON%20CARLOS%20NUNES.pdff2b82d036f7e8d50f972f4c9ef11e372MD51open accessTEXTR - T - ODILON CARLOS NUNES.pdf.txtExtracted Texttext/plain770155https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35887/2/R%20-%20T%20-%20ODILON%20CARLOS%20NUNES.pdf.txtc1f9c1ea4030a7278418cb64b66914f4MD52open accessTHUMBNAILR - T - ODILON CARLOS NUNES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35887/3/R%20-%20T%20-%20ODILON%20CARLOS%20NUNES.pdf.jpg3dde87d6086a0f6dd91051b9c2153741MD53open access1884/358872022-08-03 13:36:26.611open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35887Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-03T16:36:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudança
title Avaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudança
spellingShingle Avaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudança
Nunes, Odilon Carlos, 1950-
Teses
Avaliação educacional
Educação - Aspectos políticos
Educação
title_short Avaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudança
title_full Avaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudança
title_fullStr Avaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudança
title_full_unstemmed Avaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudança
title_sort Avaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudança
author Nunes, Odilon Carlos, 1950-
author_facet Nunes, Odilon Carlos, 1950-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Odilon Carlos, 1950-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zainko, Maria Amélia Sabbag
contributor_str_mv Zainko, Maria Amélia Sabbag
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Avaliação educacional
Educação - Aspectos políticos
Educação
topic Teses
Avaliação educacional
Educação - Aspectos políticos
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Amélia Sabbag Zainko
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-03T16:36:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-03T16:36:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35887
url https://hdl.handle.net/1884/35887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 302f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35887/1/R%20-%20T%20-%20ODILON%20CARLOS%20NUNES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35887/2/R%20-%20T%20-%20ODILON%20CARLOS%20NUNES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35887/3/R%20-%20T%20-%20ODILON%20CARLOS%20NUNES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2b82d036f7e8d50f972f4c9ef11e372
c1f9c1ea4030a7278418cb64b66914f4
3dde87d6086a0f6dd91051b9c2153741
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860319585239040