Supervisor educacional de recursos humanos : competências básicas para sua formação e desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Corina Lucia Costa
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68233
Resumo: Orientador: Louis Bruno Alcorta
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spelling Ramos, Corina Lucia CostaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAlcorta, Louis Bruno2022-10-24T18:00:16Z2022-10-24T18:00:16Z1980https://hdl.handle.net/1884/68233Orientador: Louis Bruno AlcortaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 252-260Resumo: O estudo consiste numa proposta de competências básicas identificadas para a formação e desempenho de um profissional especializado em desenvolvimento de recursos humanos e educação permanente: o "Supervisor educacional de recursos humanos". Além da discriminação de competências básicas desse profissional com vistas a direcionar uma futura proposição de currículo, em nível de pós-graduação, o presente trabalho caracteriza as tendências de opinião sobre o grau de relevância das competências básicas definidas mediante consulta a representantes de mercados de trabalho potenciais para o profissional em questão. As áreas de atuação dos consultados consistem em sistemas e organizações de educação formal e sistemas e organizações de educação não formal. Para efeito dessa proposta de competências básicas, conceitua-se o supervisor educacional de recursos humanos como um especialista em desenvolvimento de recursos humanos e educação permanente, capaz de exercer as funções de planejamento, avaliação, assessoramento, coordenação e pesquisa e hábil para estabelecer um clima de inovação e mudança, definindo e redefinindo objetivos, elevando o nível de aspiração dos indivíduos, compatibilizando interesses do pessoal com as necessidades da organização ou sistema e clarificando as relações interpessoais. A partir da seleção de um referencial teórico, foram identificadas as seguintes áreas de competência: informação, vivência, execução e valoração compreendendo cada uma delas os componentes de conhecimentos, apreciações, habilidades e atitudes, inter-relacionadas e integradas no desempenho desejável do profissional e numa proposta com validade para sua formação. Foram definidos, ainda, processos intelectuais cognitivos e afetivos conativos, como formativos para aquisição das competências - análise, comunicação, resolução de problemas, criatividade, comprometimento e autodesenvolvimento. Mediante combinação desses processos com as áreas de competência foram discriminadas sete áreas geradoras que originaram cinquenta e três competências básicas do profissional em supervisão educacional de recursos humanos, desdobradas em aspectos específicos. Utilizando-se um instrumento elaborado para este estudo (opinionário) levantaram-se dados que possibilitaram a constatação de tendências de opinião dos representantes da educação formal e da educação não formal sobre o tipo de profissional competente, segundo as diversas percepções. A descrição dos dados coletados evidencia que nenhuma competência foi rejeitada em sua totalidade por nenhuma das áreas de atuação: formal e não formal. A categorização de não relevância recaiu sobre aspectos particulares determinados em onze competências das cinquenta e três definidas. A partir da interpretação dos dados apresentados pelos respondentes pode-se estabelecer as seguintes tendências de opinião: - preocupação comum com os aspectos relacionados a planejamento de desenvolvimento de recursos humanos, avaliação como meio para revisar a política de recursos humanos; o assessoramento numa função de propiciador de possibilidades para o desenvolvimento de potenciais; a coordenação visando alcance dos objetivos individuais e objetivos coletivos, compatibiliza dos com os da organização ou sistema; a pesquisa relacionada ao desenvolvimento de recursos humanos e educação permanente aplicada para solução de problemas e organização de esquemas de mudança planejada.Abstract: The study is a proposal of basic competencies identified for the training and performance of the "Educational Supervisor of Human Resources", a professional specialized in the development of human resources and permanent education. Besides discriminating the basic competencies of this professional for the guidance to a future curricular proposition at the pos-graduate level, the present work characterizes the tendencies of opinion about the level of relevance of the basic competences defined. Such opinion was gathered among representatives of the labor market areas with potential for such supervisor's work. The areas in view were systems and organizations of formal and non-formal education. The "Supervisor Educational of Human Resources" in this study, was conceived as a specialist in the development of human resources and permanent education, with abilities in the functions of planning, evaluation, advising, coordination, research and in the establishment of a innovative and change climate. He has abilities in raising individual's level of aspiration, making compatible interests and needs of personnel with those of the organization or system, clarifying interpersonal relationship. A theoretical framework lead to the identification of the following components areas: information, experiencing execution and valuation regarding the knowledge components, appreciation, abilities, attitudes interrelated and integrated in the desired performance of the professional and in a valid proposal for his training. To understand the development of the competencies of analysis, communication, problem solving, creativity, involvement and self-development, intellectual and affective processes were defined. As a result of the combination between processes and competencies areas seven generative areas were defined. They resulted in fifty three basic and specific competences of the educational supervisor of human resources. These fifty three competences resulted in a check list used to gather data regarding the opinion of the representatives mentioned before. The description of the data collected demonstrates that no one single competence was rejected entirely by either one of the two education areas: formal or non-formal. The "non-relevant" category fell in particular aspects of eleven of the fifty three competencies. From the analyses of the data the following tendencies of the respondent's opinions were observed: - common concern with aspects related to planning of human resources, evaluation as a means to revise the human resources policies; advising as a function which promotes the development of potential; coordination as a means of attainment of individual and group, objectives, in accordance with those of the organization or system; research related to the development of human resources and permanent education and applied to the solution of problems and organization of planned change.290 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalEscolas - Organização e administraçãoSupervisores escolaresEducaçãoSupervisor educacional de recursos humanos : competências básicas para sua formação e desempenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - CORINA LUCIA COSTA RAMOS.pdfapplication/pdf12228543https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68233/1/D%20-%20CORINA%20LUCIA%20COSTA%20RAMOS.pdf4c03d35b42e7cf7394e2f4e834a65b78MD51open access1884/682332022-10-24 15:00:16.197open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68233Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-24T18:00:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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