Método de treinamentos em normas regulamentadoras usando a realidade virtual

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Main Author: Braz, Silvio Marcos
Publication Date: 2023
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPR
Download full: https://hdl.handle.net/1884/82107
Summary: Orientador: Prof. Dr. Márcio Catapan
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spelling Rebeyka, Claudimir JoséUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ManufaturaCatapan, Márcio Fontana, 1979-Braz, Silvio Marcos2023-04-19T11:57:19Z2023-04-19T11:57:19Z2023https://hdl.handle.net/1884/82107Orientador: Prof. Dr. Márcio CatapanCoorientador: Prof. Dr. Claudimir José RebeykaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura. Defesa : Curitiba, 15/12/2022Inclui referências: p. 58-61Resumo: Com o advento da pandemia por covid-19 vivenciada nos últimos tempos, os métodos tradicionais de capacitação profissional precisaram ser rapidamente adaptados, visando minimizar o impacto causado pela restrição de contato físico entre as pessoas. Plataformas online como Teams, Zoom e Meet, foram largamente utilizadas à nível mundial como uma alternativa rápida em processos de capacitação, porém, não tão eficazes quando se trata de capacitação em normas regulamentadoras, as quais exigem aplicações práticas e personalizadas de acordo com cada norma. Desta maneira, esta pesquisa propõe um método de capacitação em normas regulamentadoras, obrigatórias no Brasil, utilizando a virtualização imersiva, visando a melhora da retenção do conhecimento do aluno se comparada aos modelos online tradicionais. Os parâmetros para o desenvolvimento e aplicação deste trabalho, são formados pela digitalização usando a captura da realidade com equipamento laser scanner, seguido da modelagem utilizando softwares diversos de engenharia e por fim a aplicação da realidade virtual, com base em cada particularidade e exigência de cada norma regulamentadora. A justificativa é embasada pela comprovação da preferência pelas capacitações na modalidade virtual nas empresas pesquisadas a partir do início do período pandêmico, comparando com a modalidade presencial, o que motiva o desenvolvimento de um método imersivo que proporcione um aumento da eficácia desta modalidade. Na conclusão final do trabalho, apresenta-se um comparativo entre os métodos tradicionais e o proposto, comprovando a eficácia da metodologia, onde 96% dos entrevistados responderam que recomendariam em suas empresas a utilização da virtualização imersiva na realização de treinamentos, dentre outras avaliações relevantes observadas no capítulo de resultados.Abstract: With the advent of the covid-19 pandemic experienced in recent times, traditional methods of professional training needed to be quickly adapted, in order to minimize the impact caused by the restriction of physical contact between people. Online platforms such as Teams, Zoom and Meet have been widely used worldwide as a quick alternative in training processes, however, they are not as effective when it comes to training in regulatory standards, which require practical and personalized applications according to each standard. By this way, this research proposes a method of training in regulatory standards, mandatory in Brazil, using immersive virtualization, aiming to improve student knowledge retention when compared to traditional online models. The parameters for the development and application of this work are formed by digitalization using the capture of reality with laser scanner equipment, followed by modeling using various engineering software and finally the application of virtual reality, based on each particularity and requirement of each regulatory standard.. The justification is based on the evidence of preference for training in the virtual modality in the companies surveyed from the beginning of the pandemic period, compared to the face-to-face modality, which motivates the development of an immersive method that provides an increase in the effectiveness of this modality. In the final conclusion of the work, a comparison is presented between the traditional methods and the proposed one, proving the effectiveness of the methodology, where 96% of those recommended responded that they would recommend the use of immersive virtualization in their companies in carrying out training, among other projections considered in the results chapter.1 recurso online : PDF.application/pdfNormasRealidade virtualAmbientes virtuais compartilhadosEngenhariasMétodo de treinamentos em normas regulamentadoras usando a realidade virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SILVIO MARCOS BRAZ.pdfapplication/pdf5628188https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82107/1/R%20-%20D%20-%20SILVIO%20MARCOS%20BRAZ.pdf12693cc9fc1814a1b37201204b6c273aMD51open access1884/821072023-04-19 08:57:19.903open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82107Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-04-19T11:57:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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