Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25984 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dr. Magnus Roberto de Mello Pereira |
id |
UFPR_63d0ad128d4faa16cef6eb0b10d734dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25984 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pereira, Magnus Roberto de Mello, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaCastro, Elizabeth Amorim de2024-03-11T13:59:39Z2024-03-11T13:59:39Z2010https://hdl.handle.net/1884/25984Orientadora: Prof. Dr. Magnus Roberto de Mello PereiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 11/08/2010Bibliografia: fls. 338-343Resumo: O edifício escolar é um produto cultural histórica e geograficamente determinado, concebido a partir da teoria e da prática arquitetônica, estruturadas em princípios e conceitos, como uma resposta às demandas programáticas, pedagógicas, higienistas e sociais vigentes. A partir de tais pressupostos é realizada a leitura e a interpretação da historia da educação peia arquitetura dos edifícios escolares analisando o processo de constituição histórica dos edifícios escolares do Paraná entre 1853 e 1955, distribuídos em cinco períodos. Para o desenvolvimento do estudo são utilizadas categorias analíticas próprias da isciplina como o programa de necessidades, o partido arquitetônico, a técnica construtiva e a modenatura, que identificam permanências e mudanças e a constituição de tipologias espaciais. Considerando que a racionalidade, a utilidade, a economia e a adequação integram o caráter do edifício escolar em todo o período é examinada a solução da arquitetura para as diferentes necessidades e imposições pedagógicas e higienistas.Abstract: The School Building is a cultural outcome, geographically and historically determined, conceived as such from the Theory and Architectural Practices, structured on principles and concepts as a response to the programmatic, pedagogical, hygienist and social current demands. Departing from such presumptions, it is put forth the reading and the interpretation of the History of the Education through the School BuHdings ' architecture, taking into analysis the historical embodiment of School Buildings in the State of Paraná between 1853 and 1955, disposed in five periods. As for the development of the study, analytical categories relevant to the discipline are used - like the necessities program, the architectural parti, the construction technique and the ordonnance, which identify continuities and changes, and the constitution of spatial typology. Considering that the rationality, the usefulness, the economy and the adequacy - all of which make up the School Building's character throughout the entire period, it is then examined the architectural solutions for the distinguished necessities and the pedagogical and hygienist impositions.2 v. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEdifícios escolaresHistóriaArquitetura - ParanáArquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALarquitetura escolar_elizabeth.pdfapplication/pdf46010527https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/1/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdfa896b979b3ea94013fb00b5dbdc3aebfMD51open accessTEXTarquitetura escolar_elizabeth.pdf.txtExtracted Texttext/plain942702https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/2/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdf.txta2ad3d2696e4f568b6489a00b8c4e260MD52open accessTHUMBNAILarquitetura escolar_elizabeth.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1613https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/3/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdf.jpg006201378347e7960a6fbad368be8c08MD53open access1884/259842024-03-11 10:59:39.331open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25984Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-11T13:59:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955) |
title |
Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955) |
spellingShingle |
Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955) Castro, Elizabeth Amorim de Edifícios escolares História Arquitetura - Paraná |
title_short |
Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955) |
title_full |
Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955) |
title_fullStr |
Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955) |
title_full_unstemmed |
Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955) |
title_sort |
Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955) |
author |
Castro, Elizabeth Amorim de |
author_facet |
Castro, Elizabeth Amorim de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Pereira, Magnus Roberto de Mello, 1953- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Elizabeth Amorim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Edifícios escolares História Arquitetura - Paraná |
topic |
Edifícios escolares História Arquitetura - Paraná |
description |
Orientadora: Prof. Dr. Magnus Roberto de Mello Pereira |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-11T13:59:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-11T13:59:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/25984 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/25984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2 v. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/1/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/2/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/3/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a896b979b3ea94013fb00b5dbdc3aebf a2ad3d2696e4f568b6489a00b8c4e260 006201378347e7960a6fbad368be8c08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823526787168075776 |