Paul Ricouer leitor de Freud : a dialética entre arqueologia e teleologia como intensificação da hermenêutica ricoeuriana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kosinski, Alba de Fátima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87838
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leandro Neves Cardim
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaCardim, Leandro Neves, 1973-Kosinski, Alba de Fátima2024-05-06T18:31:16Z2024-05-06T18:31:16Z2023https://hdl.handle.net/1884/87838Orientador: Prof. Dr. Leandro Neves CardimTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 21/09/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: FilosofiaResumo: A questão da presente tese se refere à dialética entre arqueologia e teleologia, proposta por Ricoeur no último capítulo do livro Da Interpretação: um Ensaio sobre Freud de 1965, tendo como horizonte as teorias psicanalíticas, uma vez que Ricoeur utilizou os conceitos operatórios freudianos de sobredeterminação, enquanto arqueologia, e de sublimação, enquanto teleologia. Abordaremos as obras de Ricoeur de forma cronológica a partir da Filosofia da Vontade, pois entendemos que essa metodologia auxiliará no entendimento da referida dialética e da hermenêutica de si, a partir da ideia de uma matriz ética no pensamento ricoeuriano. A proposta de Ricoeur, quanto a essa dialética entre arqueologia/teleologia, pode ser pensada como uma intensificação da sua hermenêutica de si. Na sua trajetória filosófica, Ricoeur se deparou com um problema epistemológico, já que a Filosofia da Vontade de 1950 – composta pelos livros O Voluntário e o Involuntário (1950), O Homem Falível (1960) e A Simbólica do Mal (1960) – foi concebida a partir da fenomenologia. Foi a obra A Simbólica do Mal, de 1960, que o levou à virada hermenêutica, como mudança de método para a abordagem das questões que foram se abrindo à sua frente, principalmente sobre a interpretação dos símbolos. Consequentemente, ele propôs o enxerto da hermenêutica na fenomenologia para que fosse possível abrir espaço para a interpretação. Ricoeur considerou a obra Da Interpretação: um Ensaio sobre Freud como um desvio por ter esbarrado em questões que precisavam de soluções para além da fenomenologia e das hermenêuticas existentes. As questões da interpretação dos símbolos, que surgiram na A Simbólica do Mal, demandaram uma hermenêutica diferenciada, intensificada, que nosso filósofo encontrou no método psicanalítico, como ele mesmo afirma na obra Da Interpretação: um Ensaio sobre Freud. Ricoeur propõe psicanálise como uma hermenêutica para intensificar a hermenêutica. Essa intensificação acontecerá pela dialética entre arqueologia e teleologia.Abstract: The issue of this thesis refers to the dialectic between archeology and teleology, proposed by Paul Ricoeur in the last chapter of the book Freud and Philosophy: An Essay on Interpretation, 1965, having psychoanalytic theories as a horizon, since Ricoeur used the Freudian operative concepts of overdetermination, as archeology, and sublimation as teleology. We will approach Ricoeur's works chronologically from the Philosophy of the Will, as we understand that this methodology will help in understanding the dialectic as mentioned earlier and the hermeneutics of the self, based on the idea of an ethical matrix in Ricoeur's thought. Ricoeur's proposal, regarding this dialectic between archeology/teleology, can be considered an intensification of his hermeneutics of the self. In his philosophical trajectory, Ricoeur faced an epistemological problem since the Philosophy of the Will, 1950, composed of the books Freedom and Nature: The Voluntary and the Involuntary (1950), Fallible Man (1960) and The Symbolism of Evil (1960), was conceived from its phenomenology. It was the 1960 work The Symbolism of Evil that led him to the hermeneutic turn, as a change in method for approaching the questions that were opening up in front of him, mainly about the interpretation of symbols. Consequently, he proposed the excerpt of hermeneutics onto phenomenology so that it would be possible to make room for interpretation. Ricoeur considered the work Freud and Philosophy: An Essay on Interpretation as a deviation for having bumped into issues that needed solutions beyond phenomenology and existing hermeneutics. The questions of the interpretation of symbols that arose in The Symbolism of Evil, demanded a differentiated, intensified hermeneutics, which our philosopher found in the psychoanalytic method, as he himself states in the work Freud and Philosophy: An Essay on Interpretation. Ricoeur proposes psychoanalysis as a hermeneutics to intensify hermeneutics. This intensification will happen through the dialectic between archeology and teleology.1 recurso online : PDF.application/pdfFilosofiaRicouer, Paul, 1913-2005Freud, Sigmund, 1856-1939PsicanáliseHermenêuticaDialeticaPaul Ricouer leitor de Freud : a dialética entre arqueologia e teleologia como intensificação da hermenêutica ricoeurianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ALBA DE FATIMA KOSINSKI.pdfapplication/pdf1520814https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87838/1/R%20-%20T%20-%20ALBA%20DE%20FATIMA%20KOSINSKI.pdf69d9bbd16d6f323f7e9d81fd376ff830MD51open access1884/878382024-05-06 15:31:16.133open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87838Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-06T18:31:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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