Produção e aplicação de um curso de extensão baseado em video-aulas sobre genética comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pustilnick, Renato, 1972-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66354
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Lupe Furtado Alle
id UFPR_64c62bbd7d85f8b9c1628fb971a03a1c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66354
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pustilnick, Renato, 1972-Alle, Lupe FurtadoPoerner, FabianaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Genética2020-03-30T22:26:58Z2020-03-30T22:26:58Z2015https://hdl.handle.net/1884/66354Orientadora: Profa. Dra. Lupe Furtado AlleCoorientadora: Dra. Fabiana PoernerTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Genética. Defesa : Curitiba, 31/07/2015Inclui referências: p. 90-93Resumo: Os assuntos relacionados à genética e, em especial às Doenças Genéticas, são pouco divulgados e compreendidos pela população em geral e mesmo pelos profissionais de saúde. Em decorrência do desenvolvimento ambiental e socioeconômico, as alterações genéticas têm ocupado destaque entre as causas de morbidade e mortalidade no Brasil. A carência de informações sobre o tema por profissionais de saúde, educadores e na população de um modo geral explicitam a necessidade de esclarecimento e capacitação e a Educação a Distância (EAD), em especial a online, oferece uma oportunidade de aprendizado. A genética comunitária (GC) promove a interface entre a população e os serviços de genética com equidade. Assim, o objetivo do presente trabalho foi criar um curso de extensão baseado em vídeo-aulas de GC para a identificação precoce de sinais sugestivos de doença genética e avaliar a sua eficácia e viabilidade como recurso a ser ofertado em larga escala no Brasil. O curso foi produzido e ofertado no ambiente virtual de aprendizagem do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná entre 16 de setembro e 29 de novembro de 2013, tendo 1228 inscritos advindos de todas as Regiões do Brasil, sendo 428 concluintes (35%) e 800 desistentes (65%). Os cursistas preencheram um formulário socioeconômico, cujos resultados mostraram-se coerentes com informações do relatório do Censo EAD.Br, realizado em 2014 pala Sociedade Brasileira de Educação a Distância, e responderam um pré e um pós-teste. As análises estatísticas comprovaram que, entre os fatores socioeconômicos, apenas a idade (p=0.024923) e a experiência prévia com EAD (p=0,0137) influenciaram a evasão dos cursistas. Os cursistas apresentaram médias significativamente melhores no pós-teste em relação ao pré-teste (p<0,05). Os fatores socioeconômicos que influenciaram significativamente o desempenho dos cursistas foram a idade (p=0.001109), o grau de instrução (p=0.047752) e a experiência prévia com EAD (p=0.032674). Concluiu-se que o modelo impactou positivamente o aprendizado dos cursistas e que, devido a relação custo-benefício, apresenta-se como alternativa à disseminação e atualização permanente de informações em genética para profissionais da educação, saúde e comunidade em geral, podendo ser aplicado em larga escala no Brasil. Palavras-chave: Genética comunitária. Educação a distância. Vídeo-aulas.Abstract: Genetic alterations have recently been identified amongst the most prominent causes of human morbidity and mortality. The lack of information on the topic by health professionals, educators and the population in general reinforce the need for enlightenment and empowerment and Distance Education (DE), especially online, provides an opportunity for learning. The community genetics (CG) promotes the interface between the population and genetic services with equity. The objective of this study was to create an extension course of CG based on video lessons aiming the early identification of signs suggestive of genetic disease and evaluate its effectiveness and viability as a resource to be widely offered in Brazil. The course was produced and offered in the virtual learning environment of the Paraná Federal University with the 1228 subscribers representing all regions of Brazil from which 428 completed the course (35%). The course participants completed a socioeconomic form whose results converge with EAD.Br census information report, held in 2014 by Brazilian Society of Distance Education. The participants also answered a pre and post-test. Statistical analysis confirmed that age (p = 0.024923) and previous experience with distance education (p = 0.0137) influenced the course evasion. The course participants had significantly better mean post-test scores compared to the pre-test (p <0.05). Age (p = 0.001109), educational level (p = 0.047752) and previous experience with distance education (p = 0.032674) were factors that influenced the performance of course participants. It was concluded that the video-lessons based model positively impacted the learning level of the course participants at a good cost-benefice rate. Therefore, this model can be an alternative to genetic information services dissemination for community and continued capacitating for teachers, health professionals and it can be applied on a large scale in Brazil. Keywords: Community genetics. Distance education. Video-lessons .118 p. : il. (algumas color.).application/pdfGeneticaEnsino à distânciaVideoteipes na educaçãoGenéticaProdução e aplicação de um curso de extensão baseado em video-aulas sobre genética comunitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RENATO PUSTILNICK.pdfapplication/pdf8131031https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66354/1/R%20-%20T%20-%20RENATO%20PUSTILNICK.pdffc2a4b5076edc11c42d13bba6f94d733MD51open access1884/663542020-03-30 19:26:58.863open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-30T22:26:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção e aplicação de um curso de extensão baseado em video-aulas sobre genética comunitária
title Produção e aplicação de um curso de extensão baseado em video-aulas sobre genética comunitária
spellingShingle Produção e aplicação de um curso de extensão baseado em video-aulas sobre genética comunitária
Pustilnick, Renato, 1972-
Genetica
Ensino à distância
Videoteipes na educação
Genética
title_short Produção e aplicação de um curso de extensão baseado em video-aulas sobre genética comunitária
title_full Produção e aplicação de um curso de extensão baseado em video-aulas sobre genética comunitária
title_fullStr Produção e aplicação de um curso de extensão baseado em video-aulas sobre genética comunitária
title_full_unstemmed Produção e aplicação de um curso de extensão baseado em video-aulas sobre genética comunitária
title_sort Produção e aplicação de um curso de extensão baseado em video-aulas sobre genética comunitária
author Pustilnick, Renato, 1972-
author_facet Pustilnick, Renato, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Alle, Lupe Furtado
Poerner, Fabiana
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Genética
dc.contributor.author.fl_str_mv Pustilnick, Renato, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Genetica
Ensino à distância
Videoteipes na educação
Genética
topic Genetica
Ensino à distância
Videoteipes na educação
Genética
description Orientadora: Profa. Dra. Lupe Furtado Alle
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-30T22:26:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-30T22:26:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66354
url https://hdl.handle.net/1884/66354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66354/1/R%20-%20T%20-%20RENATO%20PUSTILNICK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc2a4b5076edc11c42d13bba6f94d733
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860575393742848