Didática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fila, Adriane, 1982-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66409
Resumo: Orientadora: Prof.a Dr.a Tânia Maria F. Braga Garcia
id UFPR_6609125aebacbfd5f025619c6595c260
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66409
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fila, Adriane, 1982-Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-04-22T15:07:10Z2020-04-22T15:07:10Z2012https://hdl.handle.net/1884/66409Orientadora: Prof.a Dr.a Tânia Maria F. Braga GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2012Inclui referências: p. 106-113Resumo: Estudos que tomam materiais didáticos como objetos de análise vêm sendo realizados sob diferentes perspectivas. Tais materiais se constituem como objeto da cultura escolar. A presente pesquisa se insere nessa temática e tem como finalidade investigar materiais didáticos produzidos pelo Estado com a finalidade de orientar professores de História em suas práticas docentes. Busca compreender a natureza desses materiais produzidos pelo sistema educacional como resultado de políticas públicas dos governos e em decorrência de reformas curriculares propostas no âmbito do sistema educativo. Procura explicitar as concepções de História, ensino e aprendizagem neles presentes, destacando a forma como ocorre o diálogo entre a Didática Geral e a Didática Específica da disciplina de História, particularmente no que se refere às relações entre conteúdo e forma. Para abordar essa problemática, optouse por examinar um conjunto de materiais utilizados para orientar professores de História no Estado do Paraná, nas últimas quatro décadas. Eles constituem o material empírico que foi analisado do ponto de vista do conteúdo: a) um conjunto de cadernos produzidos na década de 1970, após a promulgação da Lei 5.692/71, pelo Centro de Seleção, Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal do Estado do Paraná (CETEPAR), para curso de aperfeiçoamento de professores da disciplina de Estudos Sociais; b) a Revista Currículo (s/d.), elaborada na década de 1970 e financiada pelo Governo do Estado do Paraná, material de apoio para a operacionalização das Diretrizes Curriculares de Estudos Sociais para o ensino de 1.º Grau, 5.ª a 8.a Série, produzido pela Equipe de Currículo da SEED/PR); c) o Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná, editado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), em 1990; d) o exemplar da coleção de Cadernos do Ensino Fundamental de História, editado no ano de 1994 pela Secretaria de Estado da Educação - Superintendência de Educação - Departamento de Ensino de Primeiro Grau; e) as Diretrizes Curriculares para o Ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (DCE), organizadas a partir de 2004 e publicadas em 2008 pela SEED/PR. Os resultados da análise realizada permitem verificar, entre outros resultados, que a relação conteúdo e forma, no caso da disciplina História, sofreu transformações nesse período, observando-se a predominância ora do formalismo lógico, ora do formalismo psicológico, e ora do formalismo técnico (CANDAU, 1995). Identificou-se, contudo, nas duas últimas décadas, um movimento crescente de aproximação entre a História e sua Didática (RÜSEN, 2001), que aponta para a possibilidade de uma reconstrução das relações entre conteúdo e forma, sustentadas na epistemologia da História. Palavras-chave: Materiais Didáticos. Formação de Professores. Relação. Didática. Didática da História.Abstract: Studies that taking in account didactic materials as objects of analysis have been conduct from different perspectives. These materials constitute themselves as school culture's object. This research is part of this theme and aims to investigate didactical materials produced by the government for the purpose of guiding History teachers in theirs teaching practices. It seeks to understand the nature of these materials produced by the educational system as a result of public policies of governments and curricular reforms proposed in this system. It intends to explain the History conceptions, the teaching and learning in them, noting how the dialogue takes place between General Didactic with Specific Didactic of the discipline of History, particularly in regard to the relationship between content and form. To address this problem, one chose to examine a range of materials used to guide History teachers in Paraná State in the last four decades. They constitute the empirical material that was analyzed from the standpoint of the content: a) a set of books produced by the Selection, Training and Improvement Center in Paraná State - CETEPAR, in the 1970s after the enactment of Law 5692/71, for further trainings of the teachers of the Social Studies' subject; b) Revista Currículo (s/d), developed during the 1970s and funded by the State Government of Paraná, a support material for the operationalization of the Curriculum Guidelines for Social Studies, dedicated to the teaching of 1st, 5th until 8th grades produced by the SEED/PR's Curriculum Team; c) Basic Curriculum for the Public School of Paraná, published by the Department of Education of Paraná State (SEED), in 1990; d) the collection of the Notebooks of the Elementary School of History, published in 1994, by the same department ? Superintendent of Education ? Department of Teaching for 1st Grade; e) Curriculum Guidelines for History Teaching in the Final Years of Elementary School and High School (DCE), organized since 2004 and published in 2008 by the SEED/PR. The analysis results allow to verify, among others results, that the relationship between content and form, in the case of the discipline of History, has been transformed during this period, noting the predominance of either logical formalism, psychological one, and technical one (CANDAU, 1995). However, it was identified, during the last two decades, a growing movement for the rapprochement between History and Didactic (RÜSEN, 2001), which points to the possibility of a reconstruction of the relationship between content and form, held in the epistemology of History. Key words: Didactical Materials. Teacher Education. Didactical Relationship. Didactic of History.120 p. : il. (algumas color.).application/pdfHistoria - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoDidaticaMaterial didáticoEducaçãoDidática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ADRIANE FILA.pdfapplication/pdf2813122https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66409/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANE%20FILA.pdf6310bd47df6043e982a18fe0ad6bd08fMD51open access1884/664092020-04-22 12:07:10.342open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66409Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-22T15:07:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Didática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores
title Didática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores
spellingShingle Didática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores
Fila, Adriane, 1982-
Historia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Didatica
Material didático
Educação
title_short Didática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores
title_full Didática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores
title_fullStr Didática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores
title_full_unstemmed Didática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores
title_sort Didática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores
author Fila, Adriane, 1982-
author_facet Fila, Adriane, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fila, Adriane, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Didatica
Material didático
Educação
topic Historia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Didatica
Material didático
Educação
description Orientadora: Prof.a Dr.a Tânia Maria F. Braga Garcia
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-22T15:07:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-22T15:07:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66409
url https://hdl.handle.net/1884/66409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66409/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANE%20FILA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6310bd47df6043e982a18fe0ad6bd08f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898751923716096