A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56994
Resumo: Orientador: Profº Drº Tiago Falkenbach
id UFPR_66694cfefee0e74ef1e7b13010e04915
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56994
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioFalkenbach, Tiago Fonseca, 1975-2022-01-18T14:54:46Z2022-01-18T14:54:46Z2018https://hdl.handle.net/1884/56994Orientador: Profº Drº Tiago FalkenbachMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.Inclui referências: p. 28-30Resumo: Este trabalho tem o objetivo de elaborar uma proposta de aula de filosofia que utilize o histórico sociocultural que os alunos trazem para dentro da sala de aula, tendo uma expectativa de que estas experiências possam ser um elemento que agregue no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo estruturante de ética. O referencial teórico que vai ser utilizado na construção da proposta de aula de ética, é o de Hans Jonas, filósofo alemão, que percebeu na ética tradicional uma incapacidade de tratar de questões além da relação entre os homens, pois para Jonas a ética tradicional não considerava a biosfera em sua análise, enfatizando então a necessidade de uma nova forma de se pensar a ética, uma ética fundamentada na responsabilidade, responsabilidade para com todo o planeta, bem como, para com as gerações futuras.1 arquivo (30 p.) : PDF.application/pdfÉtica - FilosofiaÉtica e sociedadeA heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - REGINALDO DA SILVA MARTINATTO.pdfapplication/pdf415940https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56994/1/R%20-%20E%20-%20REGINALDO%20DA%20SILVA%20MARTINATTO.pdf9d39a9d4ec8320f4632d60480f21d3b6MD51open access1884/569942022-01-18 11:54:46.384open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56994Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-18T14:54:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
title A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
spellingShingle A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-
Ética - Filosofia
Ética e sociedade
title_short A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
title_full A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
title_fullStr A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
title_full_unstemmed A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
title_sort A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
author Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-
author_facet Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falkenbach, Tiago Fonseca, 1975-
contributor_str_mv Falkenbach, Tiago Fonseca, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Ética - Filosofia
Ética e sociedade
topic Ética - Filosofia
Ética e sociedade
description Orientador: Profº Drº Tiago Falkenbach
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-18T14:54:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-18T14:54:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56994
url https://hdl.handle.net/1884/56994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (30 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56994/1/R%20-%20E%20-%20REGINALDO%20DA%20SILVA%20MARTINATTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d39a9d4ec8320f4632d60480f21d3b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860311093870592