Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Neuza Severino do
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/50475
Resumo: Tutora: Janice Gallert Bispo
id UFPR_6730753c55be498fb31d07607c42364e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/50475
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nascimento, Neuza Severino doVergara, Édina Mayer, 1962-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo2021-12-08T16:51:19Z2021-12-08T16:51:19Z2013https://hdl.handle.net/1884/50475Tutora: Janice Gallert BispoOrientadora: Édina Mayer VergaraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do CampoInclui referênciasResumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil iniciou com os Jesuítas na época do Brasil Colônia através da catequização das nações indígenas para a melhor funcionalidade a economia da época, através de trabalhos manuais. A partir da década de 1940, a Educação de Jovens e Adultos começou a se constituir como política educacional. Colocando atenção nesta política nos dias atuais, o objetivo deste trabalho consiste em compreender as razões que levaram estudantes jovens e adultos a não terminalidade da educação básica na idade-seriação previstos, buscando problematizar e implementar possibilidades concretas para que se cumpram seus direitos à educação na Política de Educação de Jovens e Adultos. Foi realizada uma pesquisa no Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto, na cidade de Foz do Iguaçu-PR, no ano de 2013, com um levantamento de dados referentes à EJA. Além disso, foi realizada uma pesquisa com os alunos e através de questionários com relatos das dificuldades dos alunos que pararam de estudar e por motivos diversos retornam à sala de aula. Relembrando que os resultados encontrados apontam de no Colégio estudado os alunos de modo geral não sentem dificuldade para frequentar a EJA, no entanto, sentem dificuldades em conciliar trabalho e estudo, diante do que esperam, pelo menos maior flexibilidade dos docentes. A partir disso, torna-se possível e necessário criar estratégias para promover uma EJA que atenda ao perfil e às necessidades e expectativas dos alunos matriculados para que a evasão escolar seja enfrentada com mais eficácia e para que seus direitos à educação e todos os mais que através dela se fortalecem não sejam violados pela segunda vez, desta vez na fase de maturidade da vida1 arquivo ([13] p.) : PDF.application/pdfEducação de jovens e adultosEducação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - NEUZA SEVERINO DO NASCIMENTO.pdfapplication/pdf485615https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50475/1/R%20-%20E%20-%20NEUZA%20SEVERINO%20DO%20NASCIMENTO.pdf03fa2208cd8d295bbd7da017283ee8baMD51open access1884/504752021-12-08 13:51:19.803open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/50475Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-08T16:51:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem
title Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem
Nascimento, Neuza Severino do
Educação de jovens e adultos
title_short Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem
title_full Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem
title_sort Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem
author Nascimento, Neuza Severino do
author_facet Nascimento, Neuza Severino do
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Vergara, Édina Mayer, 1962-
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Neuza Severino do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
topic Educação de jovens e adultos
description Tutora: Janice Gallert Bispo
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-08T16:51:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-08T16:51:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/50475
url https://hdl.handle.net/1884/50475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo ([13] p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50475/1/R%20-%20E%20-%20NEUZA%20SEVERINO%20DO%20NASCIMENTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03fa2208cd8d295bbd7da017283ee8ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898701672808448