Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/50475 |
Resumo: | Tutora: Janice Gallert Bispo |
id |
UFPR_6730753c55be498fb31d07607c42364e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/50475 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Nascimento, Neuza Severino doVergara, Édina Mayer, 1962-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo2021-12-08T16:51:19Z2021-12-08T16:51:19Z2013https://hdl.handle.net/1884/50475Tutora: Janice Gallert BispoOrientadora: Édina Mayer VergaraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do CampoInclui referênciasResumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil iniciou com os Jesuítas na época do Brasil Colônia através da catequização das nações indígenas para a melhor funcionalidade a economia da época, através de trabalhos manuais. A partir da década de 1940, a Educação de Jovens e Adultos começou a se constituir como política educacional. Colocando atenção nesta política nos dias atuais, o objetivo deste trabalho consiste em compreender as razões que levaram estudantes jovens e adultos a não terminalidade da educação básica na idade-seriação previstos, buscando problematizar e implementar possibilidades concretas para que se cumpram seus direitos à educação na Política de Educação de Jovens e Adultos. Foi realizada uma pesquisa no Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto, na cidade de Foz do Iguaçu-PR, no ano de 2013, com um levantamento de dados referentes à EJA. Além disso, foi realizada uma pesquisa com os alunos e através de questionários com relatos das dificuldades dos alunos que pararam de estudar e por motivos diversos retornam à sala de aula. Relembrando que os resultados encontrados apontam de no Colégio estudado os alunos de modo geral não sentem dificuldade para frequentar a EJA, no entanto, sentem dificuldades em conciliar trabalho e estudo, diante do que esperam, pelo menos maior flexibilidade dos docentes. A partir disso, torna-se possível e necessário criar estratégias para promover uma EJA que atenda ao perfil e às necessidades e expectativas dos alunos matriculados para que a evasão escolar seja enfrentada com mais eficácia e para que seus direitos à educação e todos os mais que através dela se fortalecem não sejam violados pela segunda vez, desta vez na fase de maturidade da vida1 arquivo ([13] p.) : PDF.application/pdfEducação de jovens e adultosEducação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - NEUZA SEVERINO DO NASCIMENTO.pdfapplication/pdf485615https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50475/1/R%20-%20E%20-%20NEUZA%20SEVERINO%20DO%20NASCIMENTO.pdf03fa2208cd8d295bbd7da017283ee8baMD51open access1884/504752021-12-08 13:51:19.803open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/50475Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-08T16:51:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem |
title |
Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem Nascimento, Neuza Severino do Educação de jovens e adultos |
title_short |
Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem |
title_full |
Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem |
title_fullStr |
Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem |
title_sort |
Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem |
author |
Nascimento, Neuza Severino do |
author_facet |
Nascimento, Neuza Severino do |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Vergara, Édina Mayer, 1962- Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Neuza Severino do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos |
topic |
Educação de jovens e adultos |
description |
Tutora: Janice Gallert Bispo |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-08T16:51:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-08T16:51:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/50475 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/50475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo ([13] p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50475/1/R%20-%20E%20-%20NEUZA%20SEVERINO%20DO%20NASCIMENTO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03fa2208cd8d295bbd7da017283ee8ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898701672808448 |