Intervenção neuropsicológica das funções visuoespaciais de crianças/adolescentes com epilepsia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Daiane Álex Seccon de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80879
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Ana Paula Almeida de Pereira
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaPereira, Ana Paula Almeida de, 1963-Azevedo, Daiane Álex Seccon de2023-01-25T11:50:29Z2023-01-25T11:50:29Z2021https://hdl.handle.net/1884/80879Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Ana Paula Almeida de PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 28/09/2021Inclui referênciasResumo: As habilidades visuoespaciais estão envolvidas em grande parte das atividades do dia a dia. A literatura aponta que seus déficits afetam particularmente as crianças e os adolescentes por acarretar em prejuízos na aprendizagem, especialmente na área da matemática. A epilepsia constitui-se de um distúrbio do cérebro caracterizado por uma predisposição duradoura para gerar convulsões epilépticas. Atualmente estima-se que a população com epilepsia seja de aproximadamente 50 milhões de pessoas no mundo. As funções cognitivas acometidas nessa patologia dependem das regiões cerebrais afetadas, já sendo indicadas alterações em aprendizagem e memória, funções atencionais, executivas e visuoespaciais. A epilepsia acarreta em prejuízos importantes, principalmente durante o desenvolvimento infantil, tendo impacto significativo no processo de escolarização. Assim, se torna importante a intervenção neuropsicológica das crianças/adolescentes com epilepsia com o objetivo de capacitar pacientes e seus familiares a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar as deficiências cognitivas resultantes de alterações neurológicas deste grupo clínico. Deste modo, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver um programa de intervenção neuropsicológica das funções visuoespaciais para crianças e adolescentes com epilepsia. No estudo 1, apresentado no capítulo 2, foi realizada revisão sistemática a partir dos critérios Preferred Reporting Items for Sistemmatic Review and Meta-Analysis (PRISMA) com o intuito de investigar os programas de reabilitação neuropsicológica desenvolvidos para essa população. Foram selecionados artigos científicos publicados nas bases de dados Scopus, Pubmed e PsycInfo. Oito estudos foram encontrados de intervenção neuropsicológica em crianças e adolescentes com epilepsia, sendo apenas um deles com o foco nas funções visuoespacias. Observou-se nestes estudos a presença frequente de uso de dispositivos tecnológicos e programas computadorizados, além de resultados positivos com programação individualizada a partir de estabelecimento de níveis de dificuldade, avaliação follow up e uso de estratégias metacognitivas, reforço, feedback, além de treino e/ou orientação parental. Poucos são os estudos publicados sobre essas habilidades, suas relações com a epilepsia e formas de intervenção. Por isso, se faz necessária a elaboração de instrumentos e programas apropriados para a intervenção nessa área. No capítulo 3, relatou-se um estudo desenvolvido para criar um Programa de Intervenção Neuropsicológica das Funções Visuoespaciais (PInFuVi) para crianças/adolescentes de oito a 16 anos de idade com epilepsia. Foram selecionados três juízes, profissionais da área da neuropsicologia para avaliarem a bateria de intervenção desenvolvida. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados dois questionários desenvolvidos pela autora para a avaliação dos juízes da bateria de intervenção desenvolvida. Os três juízes apresentaram uma média de 45,22% de concordância nas respostas, sendo que estes apresentaram entre 66,7 a 100% de concordância para a função objetivo de cada tarefa. Além disso, os três avaliadores apontaram concordância em relação à coerência dos níveis de dificuldade, caráter lúdico, adequação à faixa etária e clareza e compreensão das tarefas desenvolvidas. Deste modo, os procedimentos iniciais para validar o referido programa de intervenção desenvolvido no presente estudo indicaram resultados satisfatórios para ampliar sua utilização e implementar outros procedimentos de validação.Abstract: Visuospatial skills are involved in several activities of daily living. Literature points out that such deficits particularly affect children and adolescents as they may cause learning difficulties, especially in the area of mathematics. Epilepsy is a brain disorder characterized by a long-lasting predisposition to generate epileptic seizures. It is estimated that approximately 50 million people worldwide have epilepsy. The cognitive functions disrupted by this pathology depend on the affected brain regions, and changes in learning and memory, attentional, executive and visuospatial functions have been found. Epilepsy causes significant damage, especially during child development, having a significant impact on their schooling process. Thus, the neuropsychological intervention process of children/adolescents with epilepsy becomes important, with the aim of enabling patients and families to live, deal with, bypass, reduce or overcome the cognitive deficiencies resulting from neurological damage. Thus, the present study aimed to develop a neuropsychological intervention program for visuospatial functions for children and adolescents with epilepsy. In chapter 2, a systematic review was carried out based on the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis (PRISMA) criteria in order to investigate the neuropsychological rehabilitation programs developed for this population. Scientific articles published in the Scopus, Pubmed and PsycInfo databases were selected. Eight studies were found reporting neuropsychological interventions with children and adolescents with epilepsy, but only one of which focused on visuospatial functions. The frequent use of technological devices and computerized programs was observed in these studies, in addition to positive results with individualized programming based on the establishment of levels of difficulty, follow-up assessment and use of metacognitive strategies, reinforcement, feedback, in addition to training and/ or parental guidance. There is a paucity of studies on these abilities, their relationship with epilepsy and types of intervention. Therefore, it is necessary to develop appropriate instruments and programs for intervention in this area. In chapter 3, the Neuropsychological Intervention Program for Visuospatial Functions (PInFuVi) was developed for children/adolescents aged eight to 16 years with epilepsy. Three judges, professionals in the field of neuropsychology, were selected to evaluate the construct validity of the intervention program activities. Two questionnaires were used as instruments to guide the judges' evaluations. The three judges presented an average of 45.22% of agreement in their answers, and they presented between 66.7 and 100% of agreement for the cognitive function addressed byeach task. In addition, the three evaluators indicated agreement in relation to the coherence of the difficulty levels, playfulness, adequacy to the age group and clarity and understanding of the developed tasks. Thus, the validity of the developed intervention program was verified.1 recurso online : PDF.application/pdfEpilepsia em criançasEpilepsia em adolescentesNeuropsicologiaPsicologiaIntervenção neuropsicológica das funções visuoespaciais de crianças/adolescentes com epilepsiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DAIANE ALEX SECCON DE AZEVEDO.pdfapplication/pdf56252418https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80879/1/R%20-%20D%20-%20DAIANE%20ALEX%20SECCON%20DE%20AZEVEDO.pdfac93ba7323f6f19303af172067a42852MD51open access1884/808792023-01-25 08:50:29.366open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80879Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-25T11:50:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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